segunda-feira, 16 de janeiro de 2023

Com manhosa arbitragem, Artur Soares Dias conseguiu mais uma vez travar o Benfica

É o 4º penalti favorável ao Sporting que assinala, neste seu 8º Derby para o campeonato! Nos 8 confrontos entre Benfica e Sporing apitados pelo Artur Soares Dias, o Benfica marcou 11 golos e o Sporting marcou 10 (beneficiando de 4 penaltis, ou seja, praticamente usufruiu de 1 penalti a cada 2 golos que conseguiu marcar). Incrível, 40% dos golos que o Benfica sofreu nos Derbies resultaram de penaltis assinalados pelo Artur Soares Dias! 

Aos olhos deste arbitro, em 42 jogos o Benfica sofreu 41 golos, tendo sido inacreditavelmente castigado 9 vezes com penaltis desfavoráreis, ou seja, 22% dos golos que o Benfica sofreu com Artur Soares Dias advêm de penaltis desfavoráveis, enquanto que nos mesmos 42 jogos apenas concedeu 7 penatis favoráveis ao Benfica, ou seja, apenas 8% dos golos marcados pelo Benfica foram de penaltis (7 em 91 golos marcados). É obra, assinalar 1 penalti desfavorável a cada 2 golos sofridos! Em média só após cada 13 golos marcados é que Artur Soares Dias assinala 1 penalti favorável ao Benfica, quando em média geral na Liga Portuguesa é assinalado 1 penalti a cada 7 golos marcados. Já ao FCP em vez de 7, Artur Soares Dias concedeu 13 penaltis favoráveis, permitindo ao clube marcar 73 golos em 35 jogos, pelo que nos jogos apitados pelo Artur Soares Dias, 18% dos golos do FCP advêm de penaltis!

Diferenciando assim estes rivais, Artur Soares Dias, conseguiu sozinho criar 12 penaltis de diferença entre os 2 principais candidatos ao titulos, o F. C. Porto que apresenta um saldo positivo de 39 golos (73-34) em 35 jogos e o Benfica que apresenta um saldo positivo de 44 golos (91-47) em 42 jogos por ele apitados. É o arbitro que criou a maior diferença de penaltis entre estes 2 principais candidatos ao titulo, entre todos os árbitros que apitaram na Liga Portuguesa nas últimas 15 épocas, nem Pedro Proença ou Jorge Sousa fizeram tanta diferença. 12 penaltis de diferença é uma barbaridade! Como um arbitro consegue criar 12 penaltis de diferença entre 2 equipas que em 15 épocas apresentam uma diferença de apenas 5 golos (44 Benfica - 39 FCP) nos jogos que apitou? 

Em média, em condições arbitrais normais ocorre 1 penalti a cada 7 golos, logo 12 penaltis de diferença, só ocorrem entre equipas que tem uma diferença de 84 golos, 12 penaltis de diferença normalmente não ocorre sequer entre o 1º e último classificado, pois não pode ser sempre o mesmo arbitro tendencioso (Artur Soares Dias) a apitar todos os jogos de um campeonato inteiro.

Neste último Derby, em que só a vitória interessava aos intervenientes (Sporting e Benfica), o Artur Soares Dias conseguiu um empate, o resultado que melhor defendia os interesses do seu FCP, que assim ganhou 2 pontos a cada um dos 2 rivais Lisboetas. Tal como os restantes, os Sportinguistas sabem que o penalti que o Artur Soares Dias concedeu não foi para os beneficiar, este como os anteriores penaltis, que concedeu ao Sporting nos jogos contra o Benfica, foram sempre assinalados quando o clube já não estava a lutar pelo titulo, pois da única vez em que o Sporting ainda estava na luta e o VAR o alertou que devia assinalar 1 penalti favorável ao Sporting na 25ª jornada da época 2016/17 (com 0-0 no marcador), foi ver mas continuou a insistir que não iria assinalar 1 penalti desfavorável ao FCP, não iria conceder ao Sporting a oportunidade de se adiantar na luta pelo titulo em relação ao seu FCP.




Artur Soares Dias em campo e Tiago Martins no VAR já na 25ª jornada de 2016/17 tinham conseguido um empate no Benfica 1 - Sportig 1, para tal fecharam os olhos a diversos penaltis no DERBY DOS 5 GUARDA-REDES. 

A dupla Artur Soares Dias e Tiago Martins voltou a conseguir outro empate noutro Derby, ontem! 
Penaltis favoráveis ao Benfica o Artur Soares Dias não vê, nem o Tiago Martins no VAR viu algo!



Artur Soares Dias nunca foi um elemento neutral, empiricamente todos os que aconpanham a Liga Portuguesa o sabem, algo que facilemte se comprova analisando os dados estatísticos. Defende caramente os interesses do FCP, clube que nos jogos apitados por Artur Soares Dias é destacadamente o que obtem o maior rendimento % médio (FCP nos jogos apitados pelo Artur Soares Dias, conquistou em média uns incrivéis 77% dos pontos possíveis nos 35 jogos, mesmo tendo sido metade destes jogos contra os outros 3 candidatos ao titulo). Ou seja, o rendimento médio do FCP apitado pelo Artur Soares Dias em que metade dos jogos são contra os outros 3 candidatos é praticamente o mesmo daquele que o FCP obteve nas últimas 15 épocas com todos os outros árbitros, em que em cada campeonato de 34 jogos só tem 6 confrontos diretos contra os outros candidatos ao titulo! Ridículo, o rendimento nunca poderia ser paticamente o mesmo jogando contra o Benfica, Sporting e Braga, do que seria a jogar contra todos os outros adversários da Liga Portuguesa! É evidente o efeito favorável ao FCP nos jogos dirigidos pelo Artur Soares Dias e desfavorável ao Benfica. 

Nos jogos arbitrados pelo Artur Soares Dias, o FCP é destacadamente a equipa que usufruiu de maoir saldo favorável de decisões arbitrais (10 favoráveis ao FCP), no polo oposto, encontramos o Benfica, a equipa que mais vezes apitou na Liga, mesmo assim, incompreensivelmente não concedeu um saldo favorável de decisões ao Benfica, mesmo tendo apitado 42 jogos do clube nos últimos 15 campeonatos. 42 jogos nos quais o Benfica marcou 91 golos e sofreu 47, tendo assim conseguido um saldo favorável de 44 golos. Como facilmente se compreende, sendo tão superior aos adversários até construir um saldo positivo de 44 golos, seria impossível terem ocorrido mais infrações na área do Benfica do que na área dos adversários, logo se Artur Soares Dias assinalou mais penaltis desfavoráveis ao Benfica do que favoráveis, indicia que para tal teve de viciar as leis do jogo. 

É estatisticamente inexplicável como um arbitro após apitar 42 jogos do Benfica no Campeonato Português, consegue ver mais infrações na área do Benfica do que na dos adversários! Incrível!

Este foi o 9º penalti desfavorável ao Benfica assinalado pelo Artur Soares (4 deles favoreceram o Sporting nos 8 Derbies Lisboetas que apitou, 2 deles favoreceram o Braga, 1 favoreceu o FCP em 7 clássicos apitados)! Os dados estatísticos comprovam que Artur Soares Dias, tal como Pedro Proença, Jorge Sousa e Carlos Xistra foram os 4 árbitros utilizados para garantir vantagem competiva do FCP na Liga nas últimas 15 épocas, pois só estes 4 árbitros são responsáveis por 31 dos 34 penaltis que FCP leva de vantagem em relação ao Benfica nos últimos 15 campeoanatos. Estes 4 árbitros apitaram 19 dos 29 clássicos, ou seja, 66% dos clássicos FCP-SLB, arbitros que no total apitaram 107 dos 468 jogos do Benfica e que são responsáveis por 31 dos 34 penaltis de vantagem que o FCP leva em relação ao Benfica. Com todos os restantes árbitros que não estes 4, o Benfica conquistou em média 84% dos pontos possíveis em 361 jogos em que usufruiu de um saldo favorável de 69 penaltis, enquanto o F. C. Porto conquistou 82% dos pontos possíveis usufruíndo de um saldo favorável de 72 penaltis em 356 jogos. Aqui também se comprova, que o Benfica com uma desvantagem de apenas 3 penaltis em 461 jogos para o FCP, com todos os restantes árbitros conseguiu obter um melhor rendimento médio do que o FCP, agora o que é impossível de anular é o efeito no rendimento pontual de uma diferença de 31 penaltis em 107 jogos!



É preciso mais provas de que tem existido uma clara Influência Arbitral na Liga Portuguesa nas últimas 15 épocas? 

É obvio que o Artur Soares Dias sabe que ao assinalar sistematicamente penaltis desfavoráveis ao Benfica em jogos contra os outros 3 candidatos ao titulo, o Benfica nunca teria condições para conseguir obter um rendimento % médio razoável nos jogos por ele arbitrados. 

Artur Soares Dias não se limita a aplicar as leis arbitrais, nas últimas 3 temporadas, foi nomeado para dirigir 9 jogos do Benfica, 7 deles na Luz, mas apenas permitiu ao Benfica vencer 3 desses 9 jogos, duas delas foram goleadas de 6-1 e 5-1, pelo que nada poderia o arbitro fazer nesses 2 para entravar, agora nas restantes, conseguiu levar os seus intentos adiante, com muita matreirice, até mesmo nos lances na área.


Sem comentários: