domingo, 18 de dezembro de 2022

Tiago "2 cêntimos" Martins conseguiu o resultado que pretendia atingir

Um arbitro que no mesmo jogo, consegue não exibir 2 amarelos quer ao Sori Mané (aos 11, 46  e 47 minutos), nem ao Gonçalo Franco (45 e 49 minutos), nem o Fábio Pacheco (78 e 85 minutos), por 7 faltas claras para cartão amarelo, evidentes para qualquer arbitro que apenas queira aplicar as leis do jogo). Quando não é assim, quando o arbitro está a procura de um resultado que agrade a Liga Proença, temos arbitragem como está protagonizada pelo Tiago "2 cêntimos" Martins. É necessário ser um grande artista, para conseguir não exibir amarelos para os agarrões dos jogadores do Moreirense ao Rafa aos 11 e 31 minutos e logo no minuto seguinte (aos 32 minutos) dar amarelo ao Chiquinho por ter usado os braços para impedir o adversário de um ataque rápido. Como um arbitro pode considerar que o Chiquinho usou os braços numa clara atitude anti-desportiva parando o ataque adversário e os jogadores do Moreirense (Sori Mané, Fripong ou Fábio Pacheco) quando agarraram não foram punidos com cartão por atitudes anti-desportivos evidentes, em que a unica intenção foi travar um ataque prometedor do adversário?

Para se compreender o quão artisticamente foi dirigido este jogo para se atingir empate, aqui está o desenvolvimento das incidências deste Moreirense 1 (golo de penalti) -  Benfica 1:

  • 11 minutos, Sori Mané agarra o Rafa numa saida rápida para o ataque de 4 contra 3, travando a sua marcha, não permitindo ao Rafa apanhar o Moreirense em contrapé, depois Sori Mané acaba por largar após o Rafa parar o ataque rápido, o Tiago Martins não apita falta, apenas fez o sinal que viu a falta e deixou seguir o ataque agora de 4 atacantes contra 5 defesas em vez de 3, o Benfica mesmo ficando com a bola perdeu a oportunidade de um ataque prometedor e mesmo depois quando o jogo foi interompido, o arbitro esqueceu-se de exibir o devido amarelo ao Sori Mané que travou em falta um claro ataque prometedor. 

  • Aos 31 minutos, Fripong também ao ser ultrapassado agarra ostensivamente Rafa Silva, evitando assim que, o Benfica pudesse ter mais um ataque prometedor. Inacreditavelmente aos olhos do Tiago Martins novo agarrão ostensivo não foi para exibir cartão amarelo, apenas para novo aviso.

  • Tiago Martins, que aos 31 minutos considerou que agarrar para travar um ataque rápido não era para cartão amarelo, logo no minuto seguinte exibe o amarelo ao Chiquinho por ter utilizado os braços para travar o jogador do Moreirense de fazer um ataque rápido. Critério arbitral mudou?

  • Na 1ª parte como vimos que o Moreirense parou 2 ataques rápidos agarrando o Rafa Silva e não foi exibido nenhum cartão, mas na única vez que os Benfiquistas travaram um ataque utilizando os braços, Tiago Martins se lembrou que afinal as leis do jogo dizem que em casos de agarrões há que exibir o correspondente amarelo. Aos 46 minutos Sori Mané volta a agarrar ostensivamente o Rafa Silva e novamente o Tiago Martins nem falta marcou quanto mais exibir cartão, afinal de contas os adversários do Benfica podem travar os ataques agarrando, o Benfica é que não pode.


  • Assim sendo, logo no minuto seguinte, aos 47 minutos, o Sori Mané voltou a agarrar o Rafa Silva pela 3 vez no jogo e finalmente foi-lhe exibido um cartão amarelo, por ter parado um ataque prometedor. 5 minutos depois de ser amarelado, o treinador obviamente o substituiu (aos 52 minutos), já tinha evitado 3 ataques prometedores do Benfica, já tinha cumprido a sua missão de evitar golos e não tinha visto sequer 2 cartões amarelos nesses 3 agarrões. O treinador do Benfica também foi obrigado a retirar o Chiquinho do jogo aos 77 minutos por já ter um cartão amarelo.

  • Como se viu Tiago Martins utilizou claramente 2 critérios diferentes em relação aos ataques prometedores travados através de utilização ostensiva dos braços para agarrar. Utilizando o mesmo critério que utilizou para o Chiquinho, nunca o Sori Mané teria sequer hipótese de agarrar pela 3ª vez aos 47 minutos de jogo e se manter em campo. Além do Sori Mané, se o Tiago Martins se limitasse a aplicar as leis do jogo, também o Gonçalo Franco, tinha de ser expulso aos 49 minutos, após interromper 2 ataques prometedores a antrada da área, em que atingiu com violência os atacantes Benfiquistas nestas 2 faltas grosseiras cometidas aos 45 e 49 minutos.

  • Sori Mané parou 3 ataques rápidos do Benfica agarrando o Rafa Silva sem ser expulso, o Fábio Pacheco que o substuiu na funçao, também travou ostensivamente o Rafa Silva por 2 vezes e só viu um amarelo, pois aos 78 minutos agarrou o Rafa Silva, tendo o Tiago Martins não assinalado falta, mas sim pontapé de baliza e aos 85 minutos fez-lhe uma tesoura, sendo sancionado com o amarelo.

Com o arbitro a aplica a lei como devia, seria mais uma "Rafadona" noite. O Rafa Silva foi um Cristo neste jogo dirigido por Tiago Martins, foi agarrado por 5 vezes quando iniciava ataques prometedores, nenhum dos infratores reincidentes foi expulso e só numa dessas vezes o infrator foi punido com cartão amarelo,  o mesmo cartão que foi exibido ao Chiquinho na única falta semelhante cometida. Nenhuma surpresa na forma diferenciada como Tiago Martins apitou este jogo! É mais do mesmo, sempre foi assim!

Mais uma vez, ficou evidente que os penaltis fazem muita diferença para o sucesso desportivo de uma equipa, neste grupo acabou por passar o Moreirense, pois apesar de ter a mesma diferença positiva de 3 golos, como marcou 7 e o Benfica apenas marcou 6, foi apurado o melhor ataque, ninguém quer saber se 2 desses 7 golos marcados, foram obtidos através dos penaltis favoráveis que usufruiu (penalti concedido mesmo quando resulta de um ressalto fortuíto a pouca distância em que a bola bate na mão do Florentino sobre a linha de área, sem que ninguém possa dizer que ele cortou um passe ou um remate para a baliza, usando os braços para ganhar volumetria). Querendo o arbitro assinala penalti mesmo quando a bola vai a mão de um forma fortuita e não se está a cortar nenhum passe ou remate para a baliza. 

Um arbitro que, assinala penalti por a bola ter batido na mão do Florentino, não pode ser o mesmo que como VAR deixou passar sem sancionar penaltis nestes 4 mãos na bola no mesmo jogo, outro 1-1.

Só mesmo um individuo intelectualmente desonesto pode castigar a bola na mão do Florentino e não ver 4 cortes com a mão no mesmo jogo, no Sporting 1 - Benfica 1, em que Artur Soares Dias não viu os penaltis e o VAR Tiago Martins também não sentiu nenhuma necessidade de avisar que tinha de assinalar penaltis, pois houve cortes com a mão. O critério de penaltis por mão na bola não pode ser assim tão variável consonte seja na área defendida ou atacante do Benfica. Enquanto assim for, ninguém pode confiar na arbitragem da Liga da VARgonha! O sucesso desportivo é só para quem se quer beneficiar, só não vê quem não quer ver. Os erros arbitrais na interpretação das leis do jogo são gritantes. Os Benfiquistas em jogos arbitrados pelo Artur Soares Dias ou Tiago Martins, já sabem o quão inclinado será o campo.

3 comentários:

Anónimo disse...

De frisar que quando a bola toca na mão do Florentino ele já está fora da área. Ver onde ficam os pés quando termina o movimento descendente ou onde cai a bola depois do toque na mão.

Anónimo disse...

Há muito tempo (anos) que se verifica este juízo discriminatório, em prejuízo do Benfica, na aplicação dos cartões amarelos e o mesmo se passa na sinalização penaltis.
Uma iniciativa por parte dos adeptos precisa-se (visto que os órgãos do clube o não faz) para denunciar estes truques, com bons exemplos e boa argumentação, designadamente no decorrer dos jogos de futebol. Sem ser necessário obviamente, colocar a figura dos árbitros simulando o enforcamento!

Saudações Gloriosas

Luis disse...

Eu já esperava portanto nada de novo em relação ao Franco tinha amarelo quando atingiu o Rafa por trás, mas aianda bem que o Benfica saiu da taça do Proença, sou Benfiquista mas não posso com esse tipo ,interessa sim o jogo de Braga.