quarta-feira, 21 de dezembro de 2022

Não é só na Liga da VARgonha que os penaltis são decisivos para se atingir o sucesso desportivo

Na Liga Portuguesa, nas últimas 3 edições foram assinaladas, 29 penaltis favoráveis ao FCP, 23 favoráveis ao Sporting, 18 favoráveis ao V. Guimarães, 16 favoráveis ao Braga, 16 favoráveis ao Gil Vicente, 14 favoráveis ao Santa Clara, 14 favoráveis ao Famalicão, 14 favoráveis ao Marítimo, 12 favoráveis ao Portimonense, 11 favoráveis ao Boavista, 11 favoráveis ao P. Ferreira e apenas 11 favoráveis ao Benfica. Inacreditavelmente, de todas as 12 equipas que participaram nos últimos 3 campeonatos, o Benfica é o clube que teve menos penaltis assinalados a seu favor na Liga Portuguesa, Benfica que foi neste período o ataque mais concretizador (golos sem o efeito direto de penaltis). Em condições normais arbitrais as equipas que mais atacam e mais golos marcam, tendem também a ser as que mais penaltis usufruem, logo o Benfica nunca poderia ser a equipa que menos penaltis usufruiu na Liga Portuguesa durante 3 épocas (81 jogos). Obviamente o Benfica nas últimas 3 épocas não teve condições arbitrais para conseguiu obter sucesso desportivo, nem sequer um 2º lugar está ao alcance do último do ranking de penaltis da Liga. É assim e sempre foi assim, a hstória dos campeonatos.

Os penaltis são muito importantes para se obter sucesso desportivo e os clubes que são privados de usufruir penaltis tendem a ter insucesso, as vezes é 1 golo de penalti que dá a confiança as equipas, para vencer um jogo, ou obter sucesso desportivo. Veja-se o caso da Taça da Liga, Sporting com 18 golos marcados em 4 jogos (3 penaltis), está apurado para a final four da Taça da Liga, o Moreirense usufruindo de 2 penaltis em 3 jogos, conseguiu vencer 2 deles e empatar um (7 golos marcados e 4 sofridos) e se apurar no gupo C, obtendo a vantagem de ter marcado mais 1 golo que o Benfica. que marcou 6 golos e sofreu 3, o último dos quais num penalti assinalado pelo Tiago Martins, numa bola que bateu na mão de forma fortuita em cima da linha lateral da área, em que o Florentino não colocou os braços abertos propositadamente para ganhar volumetria para cortar um remate a baliza ou passe, mesmo assim, Tiago Martins decidiu assinalar 1 penalti desfavorável ao Benfica, ele que tinha sido o VAR deste Sporting 1 - Benfica 1, em que permitiu ao Sporting ter 5 guarda-redes em campo, 5 jogadores a utilizar as mãos para empedir a bola de entrar na sua baliza sem que o VAR Tiago Martins tenha assinalado os correspondentes penaltis por mão na bola. Como é possível não ter visto estes penaltis e ter assinalado mão no caso do Florentno? Como acreditar na imparcialidade deste arbitro, depois de ver estas decisões tomadas pelo mesmo Tiago Martins em 2 jogos envolvendo o Benfica, consoante o lance ocorra na área atacante ou defensiva do Benfica?



Os penaltis e o sucesso desportivo estão interligados, quer seja, na Liga Portuguesa, na Taça da Liga ou no Mundial, em que a Argentina ao usufruir de 5 penaltis em 7 jogos, tornou-se na seleção que usufruiu de mais penaltis de sempre num Campeonato de Mundo. Só em 2 dos 7 jogos não usufruiu de nenhum penalti, logo nestas condições tem tudo para obter sucesso desportivo. As equipas que usufruem de muitos penaltis tendem a ser bem sucedidas e a Argentina soube aproveitar as condições arbitrais favoráveis que beneficiou na competição, pois com 15 golos marcados (usufruiu de 5 penaltis, ou seja, em média usufruiu de 1 penalti a cada 3 golos) e sofreu 8 golos (2 penaltis desfavoráveis)! Em termos comparativos, vemos que o Benfica nas últimas 3 campeonatos, marcou 184 golos e usufruiu de apenas 11 penaltis, ou seja, de 17 em 17 golos é assinalado 1 penalti a favor do Benfica, enquanto o FCP usufruiu em média de 1 penalti a cada 7 golos marcados. Como se percebe facilmente, se a Argentina tivesse jogado nas condições que o Benfica tem competido, com apenas 15 golos marcados provavelmente ainda nem sequer 1 penalti teria usufruido. O Benfica não tem condições arbitrais para ter sucesso, a Argentina teve e as aproveitou. Parabéns a Argentina pelo titulo de campeão Mundial! 

Parabéns ao Enzo e ao Otamendi, jogadores da Liga Portuguesa que se sagraram campeões Mundiais!