domingo, 27 de novembro de 2022

Há treinadores que tem medo de colocar os melhores em campo, para eles é o estatuto que conta

Scaloni ainda não colocou o joven Enzo Fernandez na equipa titular, mas ao menos aos poucos vai-lhe dando oportunidade de mostrar na seleção a qualidade que vem espalhando pelos campos que tem passado. Quem já viu Enzo Fernandez e António Silva a jogar mais de 10 jogos, sabe a qualidade que lá está. Não é necessário ter 30 anos para que se possa reconhecer que se merecece um lugar em campo.

António Silva tem sido de longe o melhor central a atuar na Liga Portuguesa 2022/23, mas Fernando Santos, ao contrário do que fez Roger Schimdt não revela coragem para o manter no seu 11 titular. No jogo da estreia no Mundial, com Pepe ainda sem condições fisicas para entrar no 11, o selecionador prescindiu de utilizar aquele que tem sido o melhor defesa central na Liga Portuguesa e um dos melhores nesta edição da Liga dos Campeões, para utilizar o Danilo (que não gosta da posição de defesa central, que nunca mostrou nem nunca mostrará na posição, a qualidade que o António Silva demonstra neste momento). Neste jogo contra o Gana, a defesa de Portugal acabou revelando bastantes fragilidades, consentindo 2 golos. Será que haverá coragem para colocar os melhores em campo no 2º jogo da fase de grupos em 28/11/2022, ou será atribuida oportunidade ao lesionado de longa data (Pepe não faz 90 minutos desde 04/10/2022)? Alguém acredita que, Pepe será capaz de se apresentar nas próximas 2 semanas, em melhor forma fisica do que o António Silva apresentou nos últimos 2 meses,  de modo a nos permitir atingir a final deste campeonato do Mundo?

No Benfica, Morato iniciou a temporada como titular, mas aproveitando a sua lesão nos últimos 2 meses, António Silva tem sido um dos esteios da defesa do Benfica, neste momento nem o capitão Otamendi tem sido mais fiável na defesa do que o jovem António Silva de apenas 19 anos. Como Roger Schmidt dá muita importância ao rendimento em campo, Morato perdeu o lugar no 11 e oportunidade de ser chamado para a sua seleção, o Brooks, internacional Americano também perdeu a oportunidade de ir ao Mundial, porque o extraordináro desempenho do António Silva não lhe deu hipóteses de jogar os minutos que necessitava, o mesmo aconteceu com o internacional Brasileiro Lucas Veríssimo. Se o Roger Schmidt fosse tão consevador como o Fernando Santos, neste momento quem estaria no Mundial seria um dos outros e não o António Silva, felizmente para o jovem António Silva e para a seleção Portuguesa, o Roger Schmidt previligia o rendimento desportivo, em vez do estatuto ou experiência. Na verdade, não é normal um defesa central tão jovem, ser tão conhecedor do jogo, ter um posicionamento defensivo tão irrepreensível, como tem apresentado o António Silva, ser tão forte nos duelos e ter uma saida de bola tão esclarecida. Tudo parece mais fácil, é mesmo incrível a forma simples como este jovem tem vindo a resolver todos os problemas defensivos que lhe tem aparecido pela frente, sejam eles Messi, Mbapé, Neymar, Vlahovic, Kean, Milik, Taremi, Fran Navarro, Joel Tagueu, Godwin, etc. Não faz sentido desaproveitar um atleta na forma em que está o António Silva, só porque os internacionais Lucas Veríssimo (27 anos), Brooks (29 anos), Danilo (31 anos) ou Pepe (39 anos) eram melhores do que o António Silva nas épocas anteriores quando este ainda era junior, é que na atual época 2022/23 (primeira temporada de senior do António Silva), nenhum deles pode afirmar que está a ter um desempenho melhor do que o do António Silva! Só não vê isso quem não quer ver, ou quem não valoriza o rendimento desportivo em campo. Quem não valoriza a forma fisica neste momento.




1 comentário:

Luis disse...

Fernando Santos é um treinador ultrapassado e com ideias fixas quando tem um central e mete um jogador adaptado diz tudo assim como quando mete o William de carvalho tendo o Danilo como adaptado , o selecionador é um caso de estudo psicológico.