quinta-feira, 10 de novembro de 2022

Falta de cultura desportiva

Em Portugal, alguns querem que os insultos constantes aos outros intervenientes sejam a norma. Se em vez, de termos 1 treinador que nunca comprimenta nenhum seu colega sempre que o jogo não termina numa vitória da equipa que treina, todos os 18 treinadores fossem autenticos trauliteiros. Imagine-se o Roger Schmidt começar a insultar os árbitros, pontapear a bola com violência para longe, ser expulso e a recusar-se a sair do campo, interrompendo o jogo por 5 minutos. Seguramente teria um castigo severo, não lhe iria adiantar de muito insinuar que só é expulso por estar a ser perseguido, pois o seu comportamento tinha sido exemplar. Os adeptos tem olhos na cara, ninguém diz ao filho para seguir esse tipo de comportamento em campo!

Alguém já imaginou uma Liga em que todos passassem a vida a insultar todos os adversários e árbitros, que encontram jornada após jornada, cada jogo de futebol seria sempre uma batalha campal, em que o relevante seria demonstrar o nível de azia e o quão desrespeitoso e insultuoso se consegue ser. O que deve ser inaltecido no desporto são os comportamentos exemplares, um campo de futebol é o local em que todo o comportamento anti-desportivo e insultuoso deve ter o correspondente castigo disciplinar.

Sérgio Conceição sucessivamente insulta árbitros e os outros intervenientes no jogo, sempre que lhe apetece sem nenhuma consequência disciplinar, pois sabe perfeitamente que o FCP domina completamente o sector da Arbitragem em Portugal. Por alguma razão, o FCP é destacadamente a equipa que usufruiu de mais penaltis nesta época, nas últimas 3 épocas, nas últimas 5 épocas, nas últimas 10 épocas, ou nas últimas 15 épocas. Quando isto é uma coisa que acontece de uma forma tão recorrente, não pode haver dúvidas de que, existe uma clara tendência arbitral na Liga. Isto não acontece em mais nenhuma Liga de primeiro mundo, ninguém pode afirmar que em Inglaterra, Espanha, Italia, Alemanha ou França exista uma situação similar, ou seja, um clube que usufruiu de mais penaltis nesta época, nas últimas 3 épocas, nas últimas 5 épocas, nas últimas 10 épocas, ou nas últimas 15 épocas. Isto só acontece na Liga Portuguesa, em que o FCP em todos este conjunto de épocas possíveis de analise, é a equipa que usufrui de mais penaltis. Nas últimas 15 épocas, o FCP marcou 1.029 golos, mas o melhor ataque da Liga, é o Benfica que marcou 1.075 golos, mesmo assim, inexplicavelmente foram assinalados mais penaltis favoráveis ao FCP  do que os que foram assinalados a favor do Benfica. Os grandes usufruem de mais penaltis porque também atacam e marcam mais golos. Isto é o expetável de acontecer em condições arbitrais de normalidade e equidade arbitral.

Nas últimas 5 épocas, o Benfica marcou 355 golos (usufruindo de 28 penaltis) e o FCP marcou 335 golos (usufruindo de 51 penaltis)! Nas últimas 5 épocas, nas 6 principais Ligas de futebol da Europa (Inglaterra, Espanha, Italia, Alemanha , França e Portugal), apesar de a Liga Portuguesa ter menos jogos, o FCP é destacamente a equipa que usufrui de mais penaltis assinalados a seu favor. Aqui está o Ranking de penaltis assinalados nas 6 principais Ligas de futebol da Europa nas últimas 5 épocas:


O Benfica nestas últimas 5 épocas, é apenas a 27ª equipa Europeia com mais penaltis e foi obrigado a competir pelos titulos nacionais em Portugal, com o FCP (o campeão da Europa de penaltis) e o Sporting a 3ª equipa com mais penaltis nas 6 principais Ligas de Futebol na Europa. Nestas últimas 5 épocas, aos olhos dos árbitros portugueses o Benfica só poderia discutir o lugar na classificação com o Braga, pois os penaltis que foram concedidos ao FCP e ao Sporting são muito superiores.

  • Em Potugal temos 23 penaltis de diferença entre os 2 melhores ataques (FCP e Benfica). 
  • Na Alemanha temos 3 penaltis de diferença ente os 2 melhores ataques (Bayern e Dortmund).
  • Em Espanha temos 9 penaltis de diferença ente os 2 melhores ataques (Real Madrid e Barcelona).
  • Em Inglaterra temos 10 penaltis de diferença ente os 2 melhores ataques (Man City e Liverpool).
  • Em Itália temos 12 penaltis de diferença ente os 2 melhores ataques (Inter Milão e Atalanta). 
  • Em França temos 14 penaltis de diferença ente os 2 melhores ataques (PSG e Lyon). 


  • 1 comentário:

    Anónimo disse...

    Uma pergunta, o Eustáquio, ou o Evanilson, ou o Taremi, em Mafra, estavam todos no banco naquele preciso momento (em que o Conceição foi expulso), pergunto, se algum daqueles jogadores, dá um "chutão" na bola de jogo, vê um amarelo, ou um vermelho direto?

    Alguém aqui sério me saberá responder? Um sublinhado, o Duarte Calabote Gomes, não é sério!

    Marco Pina (Confraria da propaganda)