segunda-feira, 14 de novembro de 2022

Das 18 equipas que disputam a 1ª Liga, já só existe 1 clube que não sofreu nenhum penalti.

Qual é a única equipa em Portugal que ainda não foi penalizado com 1 penalti desfavorável?

FCP.  Em Portugal é fácil acertar esse tipo de perguntas, se fosse em relação as últimas 5, 10 ou 15 anos a equipa menos castigada, infelizmente os dados estatísticos nos comprovam que a resposta seria sempre a mesma. Como perante tais dados, os responsáveis pela arbitragem não se apercebem que urge uma mudança na arbitragem nacional?

Estatisticamente em média ocorre 1 penalti a cada 7 golos. Decorridas 13 jornadas da época 2022/23, o Benfica que é a melhor defesa deste campeonato, acabou nesta jornada de sofrer o seu 1º penalti, que viria a se transformar no seu 7º golo sofrido na competição, a 2ª melhor defesa é a do FCP com 9 golos sofridos, a 3ª melhor defesa é a do Casa Pia com 10 golos sofridos (nesta jornada também sofreu 1 penalti aos 90 minutos que levou a sua derrota por 1-2 e a queda para o 5º lugar da classificação), a 4ª melhor defesa é a do Braga com 12 golos sofridos (nesta jornada também sofreu 1 penalti aos 90+8 minutos, que viria a ser desperdiçado, permitindo assim a vitória do Braga por 2-1, mantendo o 3º lugar na classificação). Como se vê, as faltas na sua área defensiva acontecem e são assinaladas mesmo quando estamos a falar das melhores defesas, das equipas com menos golos sofridos da competição. 17 das 18 equipas que disputam a Liga Portuguesa já sofreram penaltis desfavoráveis em 2022/23, apenas o FCP ainda não sofreu nenhum penalti. A verdade é que os defesas do FCP que nos 6 jogos da LC cometeram 3 penaltis, na Liga Portuguesa também cometeram faltas na sua area defensiva, mas aqui ainda não foram penalisados pelos árbitros Portugueses com nenhum penalti desfavorável. Assim, se melhoram as hipóteses de ter melhos rendimentos pontuais na Liga.

 


Na Liga da Vargonha, as épocas se vão acumulando, mas tarda em ser visível uma verdadeira mudança na arbitragem. Infelizmente se perguntarmos a qualquer adepto atento ao futebol Português: 

  • Qual é a equipa das que disputam a nossa Liga que foi menos vezes penalizada com penaltis desfavoráveis, nas últimas 15? 
  • Qual é a equipa das que disputam a nossa Liga que foi menos vezes penalizada com penaltis desfavoráveis, nas últimas 10? 
  • Qual é a equipa das que disputam a nossa Liga que foi menos vezes penalizada com penaltis desfavoráveis, nas últimas  5 anos? 
Invariavelmente a resposta será a mesma, para as 3 perguntas. E é mesmo por ser tão recorrente, que se torna tão evidente que existe uma tendência arbitral na Liga, que é obrigatório ocorrer uma mudança nos responsáveis no Conselho de Arbitragem, para terminar com esta situação tão flagrante tendência. Fontelas Gomes e a sua equipa, época após época não identificam a tendência, não enxergam que não existe equidade arbitral durante o período de vigência deste atual Conselho de Arbitragem.


Já quanto aos penaltis assinalados a favor dos candidatos ao titulo em 2022/23, existe apenas 2 penaltis de diferença entre os 4 primeiros classificados. Benfica (37 golos marcados), FCP (31 golos marcados) e Braga (29 golos marcados), nestas 13 jornadas já usufruíram de 4 penaltis favoráveis cada e o Sporting (26 golos marcados) usufruiu de 2 penaltis. Aos olhos dos árbitros são estas as 4 equipas lutarão pelo titulo de campeão 2022/23, na época passada até a 13ª jornada o único penalti assinalado a favor do Benfica tinha sido contra o Belenenses quando já estava a vencer por 5-0 e na época 2020/21 não tinha sido assinalado nenhum penalti favorável ao Benfica até a 13ª jornada (evidente que o Benfica não tinha condições arbitrais de equidade com os rivais para lutar pelo titulo nas anteriores 2 últimas épocas). Já nesta temporada 2022/23, o Benfica com o mesmo nº de penaltis do FCP e do Braga tem condições para obter sucesso desportivo.

2 comentários:

Anónimo disse...

Depois passam a vida a queixar-se.

Anónimo disse...

E o Benfica é que domina tudo!….