sexta-feira, 26 de agosto de 2022

Sorteio da LC e o posicionamento das equipas no Ranking Europeu de golos marcados nas últimas 5 épocas (TOP32)

Já são conhecidos os clubes que calharam a cada uma das equipas Portuguesas na LC. Aqui estão os 3 grupos que incluem clubes nacionais, com a indicação do acumulado de golos marcados por essa equipa na sua Liga Interna nestas últimas 5 épocas (desde 2018/19 até 2022/23) e também o acumulado de penaltis assinalados a seu favor.  Para facilitar a compreensão estatisticamente destes dados, temos também o nº médio de golos marcados em média para se usufruir de 1 penalti na sua Liga Interna. 

Salta a vista que o FCP teve praticamente o dobro dos penaltis de que qualquer dos seus rivais do grupo usufruiu nos seus campeonatos internos. O Sporting também teve muitos mais penaltis que os seus rivais do grupo, o Marselha é o que mais se aproxima, uma vez que teve menos 16 penaltis do que os 44 que o Sporting usufruiu. O Benfica usufruiu de menos 21 penaltis do que PSG que também conseguiu marcar mais 47 golos. O PSG foi claramente dominador internamente, já o Benfica nas últimas 5 épocas conseguiu marcar mais 9 golos do que o FCP e mais 61 golos do que o Sporting, apesar destes clubes terem usufrído de mais 24 e 19 peneltis que o Benfica respetivamente.

Vemos que estes 12 clubes dos grupos B, D e H em média, usufruíram de 1 penalti por cada 9,5 golos que marcaram nas últimas 5 épocas e que as 3 equipas que necessitam de marcar em média mais golos do que o Benfica para obterem 1 penalti, são as únicas 3 destas 12 equipas, que não conseguiram conquistar nenhum campeonato neste período das últimas 5 épocas (Leverkusen, E. Frankfurth e Tottenham)! Não é mera coincidência! É a comprovação que os penaltis são mesmo muito importantes para o sucesso desportivo, quem está privado de usufruir penaltis a longo prazo tende a ter insucesso desportivo! Fontelas Gomes, por aqui se prova, que ao privar o Benfica de penaltis, o objetivo sempre foi de o impossibilitar de lutar pelo titulo em Portugal. Nestas últimas 5 épocas (139 jogos), o Benfica em média só usufrui de 1 por cada 13 golos marcados, quando o F. C. Porto usufruiu de 1 penalti por cada 6,5 golos marcados e o Sporting de 1 penalti por cada 6 golos marcados. Brutal diferença na Liga da VARgonha!

Todas as restantes 9 equipas destes 3 grupos, obtem em média mais penaltis do que o Benfica, sem surpresa também tiveram condições arbitrais para se sagrarem campeãs nas últimas 5 épocas. 


Destas 12 equipas, salta a vista, que o Sporting (1 penalti por cada 6 golos marcados) e o F. C. Porto (1 penalti por cada 6,5 golos marcados) são destacamente as equipas que usufruíram das melhores condições arbitrais nos seus campeonatos internos nas últimas 5 épocas! Seguem-se a Juventus (1 penalti por cada 7,4 golos marcados), Marselha (1 penalti por cada 8 golos marcados) e PSG (1 penalti por cada 8,1 golos marcados), estas são as 5 equipas que tiveram em média mais sorte com os penaltis nas suas Ligas Internas entre os 12 clubes que compõem os grupos B, D e H. Juventus e PSG calharam no grupo do Benfica e o Marselha que usufruiu internamente de penaltis ao mesmo ritmo do PSG ficou no grupo do Sporting. A média geral destes 12 clubes, que é de usufruir de 1 penalti a cada 9,5 golos marcados, o FCP é a única equipa do seu grupo que usufrui no seu campeonato internos, de mais penaltis do que a média (claramente o Atletico Madrid, Leverkusen e Brugge não controlam a arbitragem nos seus países). 

Em condições normais as equipas que marcam mais golos tendem a ser as melhores e as que acabam usufruindo de mais penaltis assinalados a seu favor, por isso vamos aqui publicar o TOP32 das equipas que marcaram mais golos nas últimas 5 épocas nas 6 principais Ligas de Futebol da Europa.


Das equipas do Grupo B, nas últimas 5 épocas, o FCP marcou 317 golos, o Brugge marcou 277 golos, o Leverkusen 264 golos e o Atletico Madrid 241 golos. É evidente que os 3 rivais do FCP não são nenhuns papões na Europa, pois estamos a falar somente do 18º, 23º e 26º melhores ataques da Europa. 

Das Equipas do Grupo D, nas últimas 5 épocas, o Tottenham marcou 272 golos, o Sporting marcou 265 golos, o E. Frankfurt marcou 236 golos e o Marselha marcou 225 golos.  É evidente que os 3 rivais do Sporting não são nenhuns papões na Europa, pois estamos a falar somente do 17º, 29º e 32º melhores ataques da Europa. Todas as 4 equipas tem legitímas aspirações ao apuramento neste grupo.

Das Equipas do Grupo H, nas últimas 5 épocas, o PSG marcou 373 golos, o Benfica marcou 326 golos, a Juventus marcou 283 golos e o Maccabi Haifa marcou 206 golos.  É evidente que neste grupo existem 3 candidatos para os 2 lugares de apuramento para a fase a eliminar da LC, estamos a falar do 3º, 8º e 13º melhores ataques nas 6 principais Ligas de Futebol na Europa. 

Assim sendo, há esperanças de termos 3 equipas portuguesas apuradas para a fase seguinte! Confiança, que é possível o apuramente mesmo tendo de jogar contra Messi, Neymar, Mbapé, Donnarumma, Pogba, Chiesa, Oblak, João Felix, Grizman, Tapsoba, Patrick Schick, Harry Kane, Son, Richarlison, Trapp, Payet e Alexis Sánchez!

1 comentário:

Carlos Santos disse...

É possível saber o rácio de penaltis por "ações na área adversária". Penso que além de saber o rácio de penaltis por golo marcado, também seria interessante saber quantas ações na área adversária são necessárias para que seja marcado penalti.