domingo, 14 de agosto de 2022

Mantem-se tudo igual na Liga da VARgonha

Em 96 minutos, o Benfica cometeu 9 faltas e o Tiago "Moedas" Martins decidiu exibir 4 amarelos e 1 vermelho aos jogadores do Benfica para punir essas 9 faltas. Otamendi vê 2 amarelos, o 1º por uma falta a meio do meio campo defendido pelo Casa Pia e 2º por outra falta a meio do meio campo defendido pelo Casa Pia, com o atacante de costas para a baliza do Benfica a agarrar-lhe a perna e foi expulso. Imaginem num jogo em que tenha de fazer 3 faltas no último terço defensivo do Benfica! E assim tem sido as últimas edições da Liga Portuguesa. Nesta atual Liga da VARgonha, todos sabem quem terá mais e quem terá menos expulsões, penaltis ou golos anulados pelo VAR! 


Já decorrerm 2 jornadas e é evidente que se mantém tudo igual na arbitragem da Liga Portuguesa, já é sabido de todos que, mais uma vez o Benfica vai ser a última equipa portuguesa a poder usufruir de 1 penalti a seu favor!

  • Na temporada 2020/21, o Benfica foi a última das 18 equipas que disputam a Liga Portuguesa a ver os árbitros da Liga Portuguesa a usufruir de 1 penalti e acabou a temporada como a equipa que usufruiu de menos penaltis a seu favor, entre todas as 116 que participaram nas 6 principais Ligas de Futebol na Europa. Inacreditavelmente, mesmo as equipas que desceram em Portugal, Espanha, Inglaterra, Itália, Alemanha e França, conseguiram usufruir de mais penaltis do que o Benfica! Pela 1ª vez na história a última equipa do ranking de penaltis das 6 principais Ligas conseguiu estoicamente se apurar para a Champions, tendo cado nos 1/4 final (uma das 8 melhores equipas Europeias, mas na sua Liga interna continuou sem penaltis assinalados a seu favor.
  • Na temporada 2021/22, o Benfica somente a 12ª jornada, quando 16 das 18 equipas que disputam a Liga Portuguesa já tinham usufruído do seu 1º penalti é que com 5-0 no marcador, um arbitro Português decidiu que já era momento de conceder ao Benfica o seu 1º penalti, deixando ao Belenenses a posição de lanterna vermelha no que toca aos penaltis em 2021/2. Esta habilidade de aproveitar um jogo em que esta 5-0 para conseguir safar a arbitragem Portuguesa da vergonha, de durante 2 épocas seguidas manter o Benfica como o último clube Português no que toca aos penaltis, valeu ao Manuel Mota a nomeação para apitar a final da Taça da Liga 2021/22, a Supertaça 2022/23 e a nomeação para apitar o Benfica e o Sporting nestas 2 primeiras jornadas, ou seja, já foi nomeado para jogos dos 3 grandes. 
Aqui está o quadro resumo das condições arbitrais (de penaltis) concedidas aos 4 candidatos ao titulo.


Em 2022/23 ainda só se passaram 2 jornadas, mas já ocorreram as seguintes faltas na área sobre os atacantes do Benfica e novamente nada foi assinalado. Já todos os adeptos de futebol sabem que na Liga Portuguesa o Benfica, é o único clube a favor do qual não são assinalados penaltis. Só nas últimas 2 épocas, o Benfica leva uma desvantagem de 17 penaltis e 16 penaltis em relação aos FCP e Sporting respetivamente! Como estes clubes podem competir para os mesmos objetivos com tamanha diferença de penaltis? Como o FCP e o Sporting iriam ambos desaproveitar tamanha vantagem arbitral e permitir ao Benfica ser campeão!

Alguém acredita que haja algum clube em Portugal, que consegue ultrapassar na classificação um rival que usufruiu de mais 17 penaltis? 

Na longa história do FCP, será que alguma vez, o clube ficou atrás na classificação de um clube que usufruiu de menos 17 penaltis? 

Na longa história do Benfica, será que alguma vez, o clube ficou atrás na classificação de um clube que usufruiu de menos 17 penaltis? Se ninguém encontra nenhum exemplo de um clube que tenha tido sucesso desportivo com condições arbitrais tão adversas, então é porque os responsáveis pela arbitragem em Portugal, já sabem como todos nós, que a equipa com 17 penaltis de desvantagem nunca será campeão, enquanto continuarem a manter as atuais condições arbitrais competitivas em Portugal.
Quando os avançados do Benfica são travados desta forma na área sem a devida punição está tudo evidente, o máximo que o Benfica poderá ambicionar é ser a 2ª equipa com mais golos marcados em Portugal, pois sem penaltis assinalados a seu favor quando os seus avançados são derrubados na área será muito dificil conseguir mesmo assim, ter jogadores com confiança para marcarem muitos golos. 



Sem comentários: