domingo, 13 de fevereiro de 2022

Com o titulo praticamente definido, já há autorização para se assinalar penaltis a favor do Benfica

Finalmente os Benfiquistas puderam assistir em pleno Estádio da Luz a 1 penalti assinalado a favor da sua equipa. Para uns, já era tempo de verem aplicados as leis do jogo, para outros só foi assinalado, porque a atual Liga da VARgonha já está muito bem encaminhada pelos responsáveis pela arbitragem em Portugal. Não será agora, com 2 ou 3 penaltis nos últimos 12 jogos que faltam para o termino do campeonato, que se iria conseguir alterar uma dezena de pontos no topo da classificação. 

Nos últimos 2 campeonatos, o FCP jogou com um saldo favorável de 12 penaltis (teve 11 penaltis favoráveis assinalados quando o jogo se encontrava empatado e 3 quando estava a perder por 1 golo, ou seja, diretamente com penaltis pôde acrescentar 25 pontos), o Sporting usufruiu de um saldo favorável de 11 penaltis (teve 11 penaltis favoráveis quando o jogo se encontrava empatado e 2 quando estava a perder por 1 golo, ou seja, diretamente com penaltis pôde acrescentar 24 pontos), já o Benfica foi obrigado a jogar com um saldo desfavorável de penaltis, pois foram assinalados 5 penaltis favoráveis e 6 desfavoráveis (teve apenas direito a 2 penaltis favoráveis assinalados com o jogo empatado e 1 quando estava a perder por 1 golo, ou seja, diretamente com penaltis pôde acrescentar apenas 5 pontos). Os comandados do Fontelas Gomes, só diretamente com penaltis garantiram condições para o FCP conquistar mais 20 pontos que o Benfica e o Sporting conquistar mais 19 pontos que o Benfica. Isto é só diretamente com penaltis, se acrescentarmos as expulsões, então é o fim da macacada, pois por exemplo, o FCP só nas últimas 14 jornadas usufruiu de 8 expulsões favoráveis, foram 327 minutos em superioridade numérica (51 minutos quando defrontou o 2º classificado, Sporting, 46 minutos quando defrontou o 3º classificado, Benfica). 

E ainda há alguns adeptos que se dizem Benfiquistas que por ignorância ou inocência ainda acreditam que os 14 e 13 pontos que o Benfica conquistou a menos, que o FCP e Sporting nesses últimos 56 jogos, nada tem a ver com os 13 e 12 penaltis de desvantagem com que foi obrigado a competir estes últimos 2 campeonatos. Que bastaria ao Benfica jogar mais futebol, ser mais competente, que conseguiria anular os 20 pontos de desvantagem, que advêm diretamente do momento em que foram assinalados os penaltis favoráveis aos rivais, em contraste com a quase inexistência de penaltis a favor do Benfica. 

Meus amigos, nenhum clube grande, como o FCP, Sporting ou Benfica, alguma vez vai se deixar ultrapassar na classificação por um rival que tenha menos 13 penaltis! Por muito que as pessoas queiram abafar/esconder, 13 penaltis de diferença é uma barbaridade em qualquer campeonato, mesmo que estejamos a comparar o 1º com o 10º classificado, pois em condições arbitrais normais, nunca encontraremos tamanha diferença entre 2 candidatos que lutam pelos mesmos objetivos desportivos. É impossível um candidato ao titulo, ser a equipa da Liga com menos penaltis no acumulado de 2 épocas (em condições arbitrais normais é claro), porque na atualidade o Benfica continua sendo o último no ranking de penaltis, entre todas as equipas que participaram nas últimos 2 campeonatos em Portugal. 

Segue-se, o quadro resumo do acumulado da últimas 2 épocas, em que podemos ver que o Benfica (melhor ataque da Liga com 58 golos marcados) acaba de conseguir o seu 5º penalti, igualando o Belenenses (último, com apenas 14 golos marcados). Fica a duvida, quem ficará no última posição?



Nas 6 últimas posições deste ranking de penaltis, seguramente encontraremos 2 dos clubes que descerão de divisão no final da temporada. Em princípio Estoril está fora dessa equação, uma vez, que usufruir de 5 penaltis em 22 jogos não é seguramente média de uma equipa despromovida. Neste momento podemos dizer que aos olhos dos árbitros Portugueses, Boavista, Belenenses, Benfica, Arouca e Vizela são os principais candidatos a descer de divisão. Incrível, o Benfica!

Em média na Liga Portuguesa, é assinalado 1 penalti por cada 7,3 golos que são marcados, não é surpresa, constatarmos que o FCP e Sporting usufruem de mais penaltis do que é a média da Liga, a grande surpresa é constatarmos que apenas o Benfica (em média tem de marcar 25,4 golos para usufruir de 1 penalti), o Boavista (em média tem de marcar 10,7 golos para usufruir de 1 penalti), o Braga (em média tem de marcar 8,4 golos para usufruir de 1 penalti) e o Belenenses (em média tem de marcar 8,0 golos para usufruir de 1 penalti) e o Vizela (em média tem de marcar 8,0 golos para usufruir de 1 penalti), demoram mais do que a média geral da Liga (7,3) para que possa ser assinalado 1 penalti a seu favor. 

O Benfica é mesmo visto com outros olhos! A arbitragem está empestada de Anti-Benfiquistas primários, mesmo num pontapé claro no tendão de Aquiles do Rafa, ainda há quem não tenha vergonha de afirmar, que não viu qualquer infração! Bastava o arbitro nada assinalar, que seria mais um erro branqueado por esses especialistas da especialidade, o que interessa é o de prejudicar/roubar o Benfica.

                                            Jorge Coroado                        José Leirós                       Fortunato Azevedo

Só chegamos a este ponto de em 56 jogos, o Benfica ser a equipa da Liga com menos penaltis, porque existe na arbitragem muitos Anti-Benfiquismo primário com é aqui demonstrado por estes ex-árbitros!

É isto a Liga da VARgonha, enquanto os Benfiquistas ainda tinham o título de campeão como o principal objetivo da temporada, foi expressamente proibido aos comandados do Fontelas Gomes assinalar penaltis favoráveis ao Benfica quer na época passada (2020/21 em que terminou como a equipa com menos penaltis entre as 116 equipas das 6 melhores Ligas da Europa), quer na atual temporada 2021/22. Agora, conseguido o objetivo de instalar a descrença nos Benfiquistas, pelos vistos, o Fontelas Gomes, viu que finalmente já pode autorizar os seus comandados a assinalar as infrações que os adversários do Benfica cometem na área. Convenhamos, é embaraçoso para uma Liga que se dê ao respeito, vermos que o melhor ataque dessa Liga, incompreensivelmente é também a equipa a favor do qual são assinalados menos penaltis nessa Liga! Se na 12ª jornada, com 5-0 no marcador, não fosse assinalado o penalti a favor do Benfica, corria-se o risco de durante 2 temporadas seguidas na Liga da VARgonha, o Benfica ser o último clube a usufruir do seu 1º penalti no campeonato! 

Após o penalti assinalado ontem a favor do Benfica, agora a duvida principal será saber qual vai ser a equipa com menos penaltis nas últimas 2 épocas, o Benfica ou o Belenenses (as 2 equipas que repartem o fundo da tabela com 5 penaltis entre as equipas que participaram nos últimos 2 campeonatos).


Sem comentários: