quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022

A estatística comprova, o Conselho de Arbitragem da Liga da VARgonha colocou o Benfica fora da corrida pelo título

Nas últimas 2 épocas, foram disputadas 55 jornadas, no qual o FCP usufruiu de um saldo favorável de 12 penaltis (19-7), o Sporting usufruiu de um saldo favorável de 11 penaltis (15-4), enquanto o Benfica foi obrigado a ser a equipa com menos penaltis assinalados a seu favor entre todas as 100 equipas que participaram nas últimas 2 edições das 6 principais Ligas da Europa (Portugal, Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha e França). O Benfica foi obrigado a competir nessas 55 jornadas com um saldo desfavorável de -2 penaltis (4-6), ou seja, o Benfica teve uma desvantagem de 14 penaltis em relação ao FCP e 13 em relação ao Sporting. Como todas as pessoas devem saber, na história do futebol nunca encontraremos, uma equipa com uma desvantagem de 14 penaltis, a conseguir mesmo assim fazer mais pontos que esse seu rival. 

Inacreditável, como o melhor ataque em Portugal (56 golos marcados em 21 jogos), é também a equipa na Europa com menos penaltis assinalados a seu favor nas últimas 2 épocas! Após 55 jogos, o Benfica aparecer como a última no ranking de penaltis, é algo que nunca aconteceria em condições arbitrais normais. Nas últimas 2 épocas, o Benfica marcou 125 golos em 55 jogos e nos 6 principais campeonatos da Europa, apenas 8 equipas conseguiram marcar mais do que 125 golos, todas essas 8 equipas tiveram uma dezena ou mais de penaltis assinalado a seu favor. Com 125 golos marcados, apenas o Benfica teve apenas 4 penaltis assinalado a seu favor. Benfica é a única equipa da Europa que necessita marcar em média 31,3 golos para poder usufruir de 1 penalti, a média das outras 100 equipas, é de usufruir de 1 penalti a cada 9,2 golos marcados. 

Demorar em média mais de 31 golos até que algum arbitro consiga ver um penalti é brutal, em qualquer Liga! Para se ter uma ideia da grau de viciação arbitral que o Benfica está a ser vitima nesta Liga da VARgonha, o Benfica precisa de marcar mais de 31 golos para poder usufruir de 1 penalti, o 2º pior registo médio em Portugal, é o do Boavista, que demora em média 10,5 golos para usufruir de 1 penalti!

Uma desvantagem de 14 penaltis é um obstáculo inultrapassável, ainda para mais quando vemos que neste período dos últimos 55 jogos, o F. C. Porto usufruiu de 11 penaltis assinalados ainda com o jogo empatado (dá para acrescentar 22 pontos só com estes 11 penaltis), o Sporting também usufruiu de 11 penaltis assinalados ainda com o jogo empatado, enquanto o Benfica foi completamente privado de penaltis nas últimas 2 épocas. Atendendo que 1 penalti assinalado com o jogo empatado permite acrescentar mais 2 pontos e o penalti assinalado quando se está a perder por 1 golo permite acrescentar mais 1 pontos, nas últimas 2 épocas, só diretamente com penaltis o FCP pôde acrescentar mais 25 pontos, o Sporting mais 24 pontos e o Benfica apenas 4 pontos, ou seja, os árbitros garantiram condições para diretamente com os penaltis, o FCP conquistar mais 21 pontos que o Benfica e o Sporting conquistar mais 20 pontos que o Benfica. Se os árbitros garantir mais de 20 pontos e vantagem aos comandados do Sérgio Conceição e do Ruben Amorim, equipas que todos apregoam que jogam muito mais que o atual Benfica que a comunicação social apelida como a equipa em plena crise de confiança, oficialmente seria espetável encontrarmos pelo menos os 20 pontos de diferença, que a arbitragem já contruiu, mas para surpresa de muita gente, sem o efeito dos penaltis, pelos vistos, quando as equipas tem de construir os resultados só por si, nestas últimas 2 épocas, o Benfica, recuperou 5 pontos ao FCP (oficialmente o FCP conquistou mais 16 pontos que o Benfica, 139-123), recuperou 5 pontos ao Sporting (oficialmente o Sporting conquistou mais 15 pontos que o Benfica, 138-123). 

Quando vemos os dados estatísticos do acumulado de épocas, seria expetável vermos que uma equipa que joga melhor que o seu rival, consegue só por si sem penaltis, também marcar mais golos, conquistar mais pontos, etc. No futebol o rendimento é mensurado em golos marcados e sofridos, numa amostra de mais de 50 jogos, a equipa que melhor joga conseguirá refletir essa diferença em golos. A diferença entre as equipas não pode ser os 14 penaltis de diferença, pois esses 14 golos de diferença é exclusivamente resultante da arbitragem e não do mérito desportivo das 2 equipas.

Em 55 jogos, não é suposto as 2 super equipas que alegadamente jogam mais, conseguirem sem o efeito dos penaltis, conquistar mais pontos e marcar mais golos que o supostamente este paupérrimo Benfica, que mesmo descontando os 4 penaltis assinalados a seu favor, ainda marcou outros 121 golos, enquanto, o FCP descontando os 19 penaltis, ainda marcou outros 110 golos e o Sporting descontando os 15 penaltis, ainda marcou outros 91 golos. É que partindo dos dados oficiais, ao retirarmos o efeito direto dos penaltis, temos que nas últimas 2 épocas: 

  1. O Benfica conquistaria apenas 119 pontos, em vez dos oficialmente 123 pontos (só os penaltis que usufruiu representam 4 pontos diretamente).
  2. o FCP conquistaria apenas 114 pontos, em vez dos oficialmente 139 pontos (só os penaltis que usufruiu representam 25 pontos diretamente).
  3. O Sporting conquistaria apenas 114 pontos, em vez dos oficialmente 138 pontos (só os penaltis que usufruiu representam 24 pontos diretamente). 
O Fontelas Gomes, consegue explicar, porque estas 2 super equipas sem o colo dos penaltis, em 55 jogos, não conseguem conquistar mais pontos que o fraquíssimo Benfica em crise? 

Privado de penaltis, o Benfica como qualquer equipa nas mesmas circunstância entrou em crise, tudo e todos que representam o Benfica passaram a ser criticados, substituíram-se presidentes, treinadores, jogadores, mas não há jeito, de se conseguir anular completamente uma desvantagem de 14 e 13 penaltis para os 2 rivais. Inacreditável.

Para se compreender melhor a viciação existente na Liga da VARgonha, basta vermos o quadro resumo das últimas 2 épocas, ordenando pelo saldo de golos sem o efeito dos penaltis, no quadro que se segue:

Parece inacreditável depois de ouvirmos incessantemente nas TVs que, o Benfica está mergulhado numa profunda crise desportiva, mas é a mais pura das verdades, que os dados estatísticos deixam a nu que sem o efeito dos penaltis, o Benfica é destacadamente a equipa em Portugal com o melhor saldo de golos. Em 55 jogos, sem o efeito dos penaltis, o Benfica apresenta um saldo favorável de 81 golos, o F. C. Porto um saldo favorável de 74 golos e o Sporting um saldo favorável de 62 golos, ou seja, o campeão Sporting apresenta nas últimas 2 épocas menos 19 golos que o do atual Benfica, completamente arredado do título na Liga da VARgonha. Mesmo sendo o Benfica a equipa com o melhor saldo de golos só por si sem influência direta dos penaltis, os árbitros conseguiram a proeza de colocar o Benfica sem a mínima possibilidade de conquistar qualquer destes últimos 2 campeonatos. Como é possível, uma equipa sem penaltis apresente um saldo positivo de 81 golos em 55 jogos e mesmo assim não reúne condições para poder lutar por nenhum dos 2 título disputas nesse período?

1 comentário:

Luis disse...

Palavras para quê ? Um campeonato viciado desde a linha de partida.