sexta-feira, 14 de maio de 2021

Ranking Europeu de penaltis (Época 2020/21)

Alguém se lembra de uma temporada, em que a equipa em Portugal que usufruiu de menos penaltis favoráveis foi um dos 3 grandes (Benfica, FCP ou Sporting)? Realmente é algo, que em condições arbitrais normais nunca ocorre, pois estas equipas são normalmente as 3 que mais golos marcam, que mais atacam, logo nunca são a última no Ranking de Penaltis, entre as 18 que disputam a Liga Portuguesa.

Emocionalmente, a temporada 2020/21 foi uma catástrofe para o adepto Benfiquista, a equipa até é de longe a que mais golos marcou em Portugal, mas após o festejo momentâneo de cada golo, passados alguns minutos, lá vinha a decisão de anular o golo ou penalti assinalado. Aqui não temos as estatísticas do nº de golos que foram anulados a cada uma das equipas nesta temporada, mas seguramente que o clube que sofreu mais decisões desfavoráveis do VAR nesta temporada foi o Benfica, dai termos chegados a situação de o clube ser neste momento o último no Ranking Europeu de penaltis e estamos a 2 jornadas de terminar o campeonato. Tudo se conjuga para pela 1ª vez na história, o Benfica não ser entre o 116 clubes que disputam as 6 principais Ligas, o 116º e último no Ranking Europeu de penaltis da temporada. Como o último do Ranking Europeu de penaltis pode aspirar a ser campeão?

Em toda a Europa, por norma vemos na O Benfica teve a pouca sorte de apenas 1% dos penaltis assinalados em Portugal terem sido a favor do Benfica, quando 16 dos 100 penaltis assinalados na Liga foram a favor do FCP. Portugal apresenta o maior contraste de sempre, entre 2 equipas que disputam a mesma posição na tabela classificativa, pois o F. C. Porto usufruiu de 16 penaltis favoráveis e o rival Benfica, usufruiu de apenas 1 penaltis, são pois 15 penaltis de diferença entre estas 2 equipas, que ainda estão a disputar a 2ª posição na Liga Portuguesa. Curiosamente, constata-se que sem o efeito dos penaltis, o FCP apresenta um saldo positivo de 22 golos e o Benfica apresenta um saldo positivo de 38 golos, estamos a falar de 2 equipas que dependendo só do que são capazes de produzir só por si apresentam uma diferença de 16 golos entre si (38-22). Uma equipa que consegue marcar mais 16 golos que a rival, por estar privado de penaltis esta neste momento na classificação pior colocado que esse rival.

Aqui esta o quadro com o Ranking Europeu de penaltis na Época 2020/21




Este quadro deixa evidente que o Benfica nesta temporada não tinha a mínima hipótese de ter sucesso desportivo, as equipas da cauda do Ranking de penaltis normalmente nem sequer conseguem lutar para se classificarem nos lugares que dão acesso as competições Europeias, quanto mais para o título. Os golos que cada equipa marcou deixa transparecer que sem a enorme influência arbitral em Portugal, o Benfica 2020/21 ainda estaria a lutar pelo titulo nacional como estão todos os clubes que apresentam os melhores saldos de golos sem o efeito de penaltis. 

Os 38 golos sem o efeito de penaltis, que o Benfica conseguiu, é algo só alcançado nesta temporada 2020/21 por Inter Milão (44), Bayern Munique (43), PSG (41), Barcelona (39), ou seja, em toda a  Europa, apenas existem 4 equipas apresentam um desempenho desportivo superior ao do Benfica em 2020/21, isto sem o efeito de penaltis. Pois as equipas que usufruíram de diversos penaltis como o Milão e o F. C. Porto, as 2 equipas Europeias com mais penaltis, por esse facto acabaram marcando diversos golos.

Aqui esta o quadro resumo das 40 equipas com o melhor saldo de golos sem penaltis, em que no Top10 além das 5 já referidas acima temos também o Manchester City, Atalanta, Nápoles, Lille e Real Madrid.



6 comentários:

MP disse...

Não me admirava que agora fossem marcados penaltis nas últimas jornadas a favor do Benfica, para disfarçar as estatísticas.

Anónimo disse...

Temos de ser sérios ! E para evocar desculpas já chega o Orelhas com o Bazófias !

Para se marcar penalties há que 1º Chegar a área, 2º Jogar com garra, determinação, nao dar a jogada como perdida! Arranjar desculpas só leva a que não se compreenda este ano [e os últimos] e continuarmos a definhar !

Anónimo disse...

Tanta choradeira.

O Porto em 2007/08 teve 2 penalties a seu favor, enquanto que o Sporting teve 10. O Porto foi campeão com 14 pontos de vantagem sobre o segundo classificado que foi o Sporting.

Anónimo disse...

Respondendo muito claramente à pergunta colocada pelo autor do blogue:

“Alguém se lembra de uma temporada, em que a equipa em Portugal que usufruiu de menos penaltis favoráveis foi um dos 3 grandes (Benfica, FCP ou Sporting)?”

Eu lembro-me.

Em 07/08 o Porto foi a equipa que usufruiu de menos penalties:2

E para profundo desgosto do autor do blogue não é que nesse mesmo ano o Porto foi campeão com 14 pontos de vantagem sobre o segundo classificado?

Influência Arbitral disse...

Em 2007/08 não foi um dos grandes quem teve menos penaltis na Liga, a Académica e o Boavista só tiveram 1 penalti.

Nessa temporada, o F. C. Porto usufruiu de 2 penaltis (um deles permitiu fazer o 1-0) e o Benfica usufruiu de 4 penaltis (mas nenhum deles foi assinalada ainda com o jogo empatado, pois foi um penalti que permitiu o 5-1, o 2-0, o 3-0 e o 1-1), são 4 penaltis mas não permitem acrescentar diretamente com esses penaltis nem 2 pontos.
Mesmo que queiras realçar o valor absoluto, estamos a falar de uma diferença de 4 para 2 e queres equiparar isso, a uma diferença de 16 para 2 que se verifica em 2020/21, época em que ainda com o jogo empatado foram assinalados 10 penaltis favoráveis ao F. C. Porto, além de 3 com o FCP a perder por 1 golo de diferença, ou seja, o FCP teve oportunidade de acrescentar 23 pontos diretamente só com os penaltis que usufruiu (olhe o sucesso que o Benfica teria se tivesse acrescentado metade destes pontos com penaltis)!

Anónimo disse...

O complexo de inferioridade que o autor do blogue tem relativamente ao Porto é de tal ordem que ao referido autor escapa por completo o essencial.

O autor do blogue passou a época inteira a fazer um escarcéu por causa do número de penalties de que o Benfica usufruiu, repetindo até à exustão que foi por esse motivo que o Benfica não teve sucesso desportivo.

Passo a citar o autor do blogue:” Este quadro deixa evidente que o Benfica esta temporada não tinha a mínima hipótes de ter sucesso desportivo, as equipas da cauda do ranking de penalties normalmente nem sequer conseguem lutar para se classificarem nos lugares que dão acesso às competições europeias, quanto mais para o título.”

Ora o Benfica teve nesta temporada (até à data) 2 penalties favoráveis contra 9 do Sporting, ou seja, menos 7 que o campeão.

O Porto em 07/08 teve os mesmos 2 penalties favoráveis que o Benfica teve nesta temporada, e menos 8 penalties que o segundo classificado desse campeonato.

Mas curiosamente foi campeão com 14 pontos de vantagem sobre o segundo classificado desse campeonato (que no entretanto teve mais 8 penalties que o Porto).

Fica assim desmontada por completo a tese do autor (fruto da sua cegueira clubista) de que pelo facto de estar na cauda do ranking estaria vedada ao Benfica a possibilidade de ser campeão: o Porto em 070/8 foi campeão com 14 pontos de vantagem sobre o segundo classificado com um diferencial negativo de penalites para o segundo classificado (menos 8 penalties) superior ao que o Benfica teve nesta época relativamente ao campeão (menos 7 penalties).

Recomenda-se ao autor do blogue que deixe de sonhar com o Porto e que desperte para descobrir que o campeão não foi o Porto, mas sim o Sporting.