segunda-feira, 5 de abril de 2021

Dia histórico! Acabou a proibição de assinalar penaltis favoráveis ao Benfica 2020/21!

Finalmente o C. A. confia que o Benfica já não terá condições para lutar por este campeonato e à 25ª jornada autorizou o fim da proibição de assinalar penaltis a favor do Benfica. Extraordinário, o Benfica já só tem que fazer 5 vezes mais, para igualar o Sporting ou 13 vezes mais para igualar o F. C. Porto, será que ainda dá para competir esta época?

Até a 25ª jornada, semana após semana, foram acontecendo penaltis assinalados favoráveis a todas as equipas de topo da tabela em Portugal, por qualquer fio de cabelo que toque de raspão no atacante, já os contactos com os avançados do Benfica na área iam sendo sistematicamente permitidos, mesmos que fossem chapadas (Everton na Madeira), cotoveladas na cara (sobre o Vertonghen em Moreira de Cónegos ou Darwin em Barcelos), empurrões nas costas (sobre o Pizzi no empate com o Guimarães, sobre o Rafa no empate em Faro ou sobre o Darwin no empate no Dragão), cortar a bola com a mão (em Famalicão, no empate nos Açores, mão do Marega no Dragão, na Luz contra o Tondela, etc, nenhuma dessas infrações na área foi assinalada pelos árbitros/VAR as ordens de Fontelas Gomes. Até aqui estava proibido, finalmente acabou esta estranha situação arbitral na Liga Nós.


Em condições arbitrais normais, as equipas que mais atacam, acabam obrigando os adversário a cometer mais infrações na sua área defensiva. Esta temporada em todas as competições, o Benfica com um saldo positivo de 47 golos, é a equipa que apresenta o melhor saldo de golos (marcou 85 e sofreu 38), segue-se o Sporting com um saldo positivo de 44 golos (marcou 64 e sofreu 20), segue-se o F. C. Porto com um saldo positivo de 44 golos (marcou 85 e sofreu 41), segue-se o Braga, com um saldo positivo de 37 golos (marcou 86 e sofreu 49 golos). Estatisticamente não é compreensível, o facto de após 25 jornadas, a equipa que maior diferença de golos em Portugal, ser justamente aquela, a favor do qual foram assinalados menos penalti favoráveis. Além deste caso único e insólito na história do futebol, que é o do Benfica 2020/21, constata-se no quadro resumo que se segue, que todas as equipas que estão nas 9 primeiras posições da tabela classificativa da Liga Nós, já usufruíram de 4 ou mais penaltis favoráveis (a 2ª equipa que mais vezes chega a área adversária, o F. C. Porto até já usufruiu de 12 penaltis assinalados a seu favor). O Braga é o melhor ataque em Portugal, já marcou 86 golos (beneficiando de 4 penaltis no campeonato), segue-se o Benfica que marcou 85 golos (só com 1 penalti no campeonato), o F. C. Porto que marcou 85 golos (beneficiando de 13 penaltis no campeonato) e o Sporting que marcou 64 golos (beneficiou de 5 penaltis no campeonato). Basta vermos a seguinte metade superior da tabela (8 primeiros classificados) para se detetar a viciação arbitral da Liga 2020/21 (com os penaltis).



Sem o efeito dos penaltis, só existe uma única equipa em Portugal que apresenta um saldo de golos superior aos 25 golos sem penaltis que o Benfica apresenta (Sporting apresenta um saldo de 30 golos) e em toda a Europa, só existem mais 8 equipas com um saldo de golos sem penaltis superior a 25 golos (Barcelona, Real Madrid, Manchester City, Inter Milão, Atalanta, Bayern Munique, PSG e Lille). Seguramente neste lote podemos ter os campeões das 5 principais Ligas da Europa.

Só Fontelas Gomes pode explicar, aos Benfiquistas porque ainda não tinha sido assinalado nenhum penalti assinalado a favor do Benfica, todos os outros 9 primeiros classificados já usufruíram de diversos penaltis assinalados a seu favor (4 ou mais penaltis), não estamos a falar de 1, de 2 ou de 3 penaltis. De seguida apresentamos alguns dos inúmeros exemplos de infrações na área que passaram sem a devida sanção:

1ª jornada, contra o Famalicão, começou a cegueira seletiva do arbitro e o VAR 


Na 4ª jornada, em Vila Conde foi inicialmente assinado penalti, o VAR reverteu a decisão supostamente para assinalar fora de jogo de 42 cm. Dá para confiar nessa calibração da linha de fora de jogo?


Na 8ª jornada, contra o Marítimo, também nem o arbitro nem o VAR viram a chapada.

Na 10º jornada, em Barcelos, mais uma cotovelada na cara dentro da área impune.



Na 13ª jornada, no Benfica 2 - Tondela 0, ficou mais 1 penalti por assinalar.

Na 12ª jornada, no Santa Clara 1 - Benfica 1, ficou mais 1 penalti por assinalar.

Na 14ª jornada, no F. C. Porto 1 - Benfica 1, ficaram 2 penaltis por assinalar.


Na 15ª jornada no Benfica 1 - Nacional 1, ficou mais 1 penalti por assinalar.



Na 17ª jornada, no Benfica 0 - Guimarães 0, ficou mais 1 penalti por assinalar.


Na 19ª jornada, no Moreirense 1 - Benfica 1, ficaram 2 penaltis por assinalar. E foi assinalado 1 penalti para o Moreirense, que foi o único golo sofrido pelo Benfica nas últimas 7 jornadas.




Na 20ª jornada, no Farense 0 - Benfica 0, mais 1 penalti que ficou por marcar.


Na 21ª jornada, ainda com 0-0 contra o Rio Ave, é um agarrão na área que passou sem punição.

Na 23ª jornada, foi assinalado o penalti pelo arbitro, mas o VAR mandou assinalar onde começou a falta, não deu a lei da vantagem ao Waldschmidt, que tentou prosseguir e só é derrubado já dentro da área.
    Na 24ª jornada o penalti foi revertido, para assinalar fora-de-jogo neste lance.

Dia histórico! Hoje acabou a proibição de assinalar penaltis favoráveis ao Benfica 2020/21! 

5 comentários:

TheWall disse...

"Os Benfiquistas, tem de fazer o que for preciso para defender, o Benfica!"

Mas então a direcção foi eleita para que mesmo? Não é para defender os interesses do Benfica junto das instituições relevantes? Não é Vieira que conhece bem e sabe mexer-se pelos meandros do futebol?

Buzinar contra a FPF, a APAF, etc., enquanto temos uma direcção que não reage e que parece que anda mais ocupada com outros assuntos que ao invés de defender o clube?

Fazes um apelo, e bem, mas enganaste-te no destinatario!



Anónimo disse...

Fcp e scp nada disseram do escandaloso pênalti cavado pelo Horta do Braga. Porque querem o slb em quarto lugar. Se o Horta fosse do Benfica imaginem a berraria!!!

rudolfo dias disse...

Podes parar de defender o Benfica, a Direção já enviou uma carta.

Mark Trencher disse...

E se a carta não der resultado, estão a ponderar avançar com pombos-correio e sinais de fumo, se nem assim resultar, irão avançar para código morse com as luzes do Estádio. Que ninguém duvide que a Direcção vai fazer tudo para nos defender e nenhuma forma de comunicação será esquecida.

Gus disse...

Antes demais dizer que fazes um grande trabalho na defesa do Clube.

Mas estás equivocado. Uma das razões do buzinão nas imediações do Estádio da Luz foi exactamente o conformismo com a actual situação. A rábula da carta e do não me façam falar foi absolutamente ridicula.

A direcção é que tem de defender o Benfica.