segunda-feira, 15 de março de 2021

Basta ver a tabela dos 7 primeiros nas 6 principais Ligas da Europa, para vermos a vergonha que é o nº de penaltis na Liga Nós

Todos sabemos que as equipas que mais atacam são as que beneficiam de mais penaltis, é por esta razão que o F. C. Porto, Benfica e Sporting são as equipas em Portugal que beneficiaram de mais penaltis no agregado dos 407 jogos das últimas 13 épocas, sendo que esta é a ordem pelo saldo de penaltis:

  1. O F. C. Porto na competição pelos títulos, usufruiu de um saldo favorável de 92 penaltis (beneficiou de 122 penaltis favoráveis para marcar 891 golos e sofreu 262 golos, punido com 30 penaltis desfavoráveis). Neste período conquistou 6 campeonatos, aproveitou bem os 92 penaltis de vantagem com que competiu (57 deles assinalados ainda com o jogo empatado e 18 quando estava a perder por 1 golo de diferença, ou seja, pode acrescentar pontos diretamente com 75 dos 122 penaltis que usufruiu).
  2. O Benfica na competição pelos títulos, usufruiu de um saldo favorável de 62 penaltis (beneficiou de 101 penaltis favoráveis para marcar 934 golos e sofreu 300 golos, punido com 39 penaltis desfavoráveis). Neste período conquistou 6 campeonatos, aproveitou bem os 62 penaltis de vantagem com que competiu (40 deles assinalados ainda com o jogo empatado e 17 quando estava a perder por 1 golo de diferença, ou seja, pode acrescentar pontos diretamente com 57 dos 101 penaltis que usufruiu).
  3. O Sporting na competição pelos títulos, usufruiu de um saldo favorável de 57 penaltis (beneficiou de 106 penaltis favoráveis para marcar 708 golos e sofreu 349 golos, punido com 49 penaltis desfavoráveis). Neste período aproveitou os 57 penaltis de vantagem com que competiu (41 deles assinalados ainda com o jogo empatado e 18 quando estava a perder por 1 golo de diferença, ou seja, pode acrescentar pontos diretamente com 59 dos 106 penaltis que usufruiu).
Vemos que em conjunto, os 3 grandes usufruíram de 329 penaltis para marcar 2.533 golos, ou seja, em média, por cada 7,7 golos, beneficiam de 1 penalti assinalado a seu favor. É respeitando este número médio de penaltis que é expectável já terem sido assinalados 5 penaltis para uma equipa que consegue marcar 40 golos, como o Benfica 2020/21 já marcou. É por isso, que se estranha, que ainda não tenha sido assinalado nem 1 penalti sequer, como amostra de que não é proibido assinalar penaltis a favor do Benfica. O Sporting ao marcar 45 golos, seria expectável que tivesse beneficiado de 5 ou 6 penaltis (45/7,7=5,8) e na realidade já usufruiu de 5 penaltis (confere), todos os 5 assinalados ainda com o jogo empatado (permite acrescentar mais 10 pontos diretamente só com esses 5 penaltis). O F. C. Porto que marcou 47 golos, em vez de 12 penaltis seria expetável que tivesse beneficiado de 6 penaltis (49/7,7=6,4). Assim, comprova-se que, o F. C. Porto usufruiu de 6 penaltis a mais do que seria expetável e ao Benfica foram sonegados os 5 penaltis expetáveis para quem marcou 40 golos. A conclusão a que se chega, é que a Liga Portuguesa, tem sido viciada, a principal diferença entre os candidatos ao titulo, no que a golos dizem respeito, advêm diretamente do nº de penaltis que são assinalados a favor do FCP e não assinalados a favor do Benfica (com os mesmos 12 penaltis do FCP, o Benfica poderia ser neste momento o melhor ataque da Liga com 52 golos marcados, a jogar exatamente o mesmo que tem jogado, mas obviamente que apresentaria muito melhores resultados). Com os mesmos 5 penaltis do Sporting, o Benfica poderia ter neste momento os mesmos 45 golos que o Sporting marcou em 2020/21. 


Aqui esta a tabela com o 7 primeiros classificados nas 6 principais Ligas da Europa.




Quando se compara o que se deteta na Liga Portuguesa, que vive o período na História com maior diferença de penaltis, entre o F. C. Porto e o Benfica (os 2 clubes que repartiram entre si os títulos neste período), com a realidade nas outras 5 principais Liga da Europa, não encontramos nenhuma outra equipa nos 7 primeiros classificados que não tenha usufruído de nenhum penalti ou de apenas 1 penalti para amostra, todas as restantes melhores 41 equipas Europeias, que ocupam os 7 lugares do topo da classificação já beneficiaram de diversos penaltis, em média usufruíram de 7 penaltis favoráveis cada uma. Inadmissível, o Benfica ser o único dos clubes do topo sem nenhum penalti assinalado a seu favor, inadmissível ocorrer um desvio de -7 penaltis para o que é a média geral!  O desvio de -7 penaltis que vemos no caso do Benfica, é algo que só o Fontelas Gomes consegue compreender e dar as devidas justificações.

A lenga-lenga, na comunicação social a tentar dividir os Benfiquistas, para que não se revoltem com a maior diferença de penaltis de sempre, entre o FCP e Benfica na já longa história da Liga Portuguesa, a dizerem que o Benfica não usufrui de penaltis porque está a fazer uma má temporada, quando o que está a acontecer é precisamente o contrário. O Benfica está a fazer uma má temporada, porque está privado de poder usufruir de penaltis assinalados a seu favor. O Benfica, FCP, Sporting, Real Madrid, Barcelona, Atlético Madrid, Manchester United, Liverpool, Juventus, Milão, Inter Milão, Bayern Munique, Dortmund, PSG, Lyon e Marselha, tem muitos grandes feitos nas suas Ligas e muitos títulos conquistados, mas qual é o máximo de pontos que conseguiram conquistar na História antes de usufruírem do seu 1º penalti? Que equipa já conseguiu conquistar 48 pontos sem nenhum penalti?

Aqui no blog temos os registos de penaltis das últimas 13 épocas e confirmamos que:

1.     O Benfica 2020/21 está no seu máximo histórico, já com 48 pontos e pode continuar a aumentar esse feito merecedor do livro do Guiness. Já tem o dobro dos pontos da 2º equipa grande com melhor rendimento sem penaltis, quase o triplo do melhor que o Sporting já conseguiu.

2.     O F. C. Porto 2015/16 consegui conquistar 24 pontos antes de usufruir do seu 1º penalti na 12 jornada.

3.     O Sporting 2016/17 consegui conquistar 17 pontos antes de usufruir do seu 1º penalti na 9 jornada.

4.     O Benfica 2010/11 consegui conquistar 15 pontos antes de usufruir do seu 1º penalti na 9 jornada.

5.     O Benfica 2013/14 consegui conquistar 14 pontos antes de usufruir do seu 1º penalti na 7 jornada.

6.     O Sporting 2011/12 consegui conquistar 14 pontos antes de usufruir do seu 1º penalti na 8 jornada.

7.     O F. C. Porto 2017/18 consegui conquistar 12 pontos antes de usufruir do seu 1º penalti na 5 jornada.

8.     O Sporting 2012/13 consegui conquistar 11 pontos antes de usufruir do seu 1º penalti na 12 jornada.

9.     O Benfica 2017/18 consegui conquistar 9 pontos antes de usufruir do seu 1º penalti na 4 jornada.

10. O Sporting 2009/10 consegui conquistar 7 pontos antes de usufruir do seu 1º penalti na 4 jornada. Estes são os 10 melhores desempenhos sem penaltis.

Pois, se retirarmos o efeito dos penaltis a favor que cada equipa usufruiu, vemos que o saldo de 23 golos que o Benfica apresenta, é algo só possível em grandes equipas. Em toda a Europa, mesmo havendo muitas Ligas com mais do que as 23 jornadas disputadas pelo Benfica, apenas existem 10 equipas que neste momento apenas com a qualidade dos seus avançados conseguiram um saldo de golos superior aos 23 que o Benfica tem neste momento. Claramente com um rendimento médio melhor do que o Benfica, encontramos muito poucos clubes, o PSG (o mais provável campeão em França, com 37 golos é a equipa com maior saldo de golos sem o efeito dos penaltis), seguem-se o Manchester City (o mais provável campeão em Inglaterra, com um saldo de 36 golos sem penaltis), o Inter Milão  (o mais provável campeão em Itália com um saldo de 33 golos sem penaltis), o Bayern Munique  (o mais provável campeão Alemão, com um saldo de 31 golos sem penaltis), Barcelona, o Lille e o Sporting, com um saldo de 29 golos sem penaltis, o Atlético Madrid com um saldo de 25 golos sem penaltis, a Atalanta com um saldo de 26 golos sem penaltis e a Juventus com um saldo de 25 golos. São apenas estas 10 equipas, que apresentam um rendimento médio sem penaltis superiores ao do Benfica (23 golos). E se o Benfica não tem sido penalizado com 3 penaltis desfavoráveis, teria neste momento um saldo de 26 golos, ou seja, apenas haveria em toda a Europa, apenas 8 clubes com melhores números do que do atual Benfica em crise de confiança (6 desses clubes são os principais favoritos neste momento nas 6 Ligas) e querem nos fazer crer, que este Benfica de Jorge Jesus tem um desempenho médio péssimo. Os dados estatísticos comprovam que, o Benfica não consegue melhor rendimento pontual, porque lhe privam de poder usufruir de penaltis a seu favor. Inexplicavelmente, o Benfica foi obrigado a competir em condições arbitrais tão adversas, enquanto o seu principal rival (FCP), ocorre exatamente o inverso, sem penaltis, o FCP só tem um saldo positivo de 15 golos.

Comparando o rendimento médio do Benfica com o das restantes equipas na Europa, fica evidente que nas mesmas condições arbitrais que o F. C. Porto teve, o Benfica estaria claramente na luta pelo título até a última jornada. O C. A. é que o colocou fora da luta, ao privar o clube de poder usufruir de penaltis neste campeonato 2020/21, nenhum clube chega ao cumulo de marcar 40 golos sem que haver nenhum penalti assinalado a seu favor.

2 comentários:

daikubo335 disse...


Oi! Encontrei um jogo valioso de futebol.
Rosenborg contra FC Port 96/97
Jogador famoso Zahovic, Drulovic, Sérgio Conceição, Edmílson, Brattbakk.
https://youtu.be/MavHqrVrVjg

ChakraIndigo disse...

Bom post. Eles que aproveitem no Benfica o teu trabalho.

Mas parece que já mandaram uma carta.
Vai ficar tudo bem.

Viva o Benfica