quinta-feira, 11 de março de 2021

A maior diferença de penaltis de sempre entre o F. C. Porto e Benfica em 30 jogos (equivalente a um campeoanto)

Agora é oficial, nas últimas 30 jornadas do campeonato português, o F. C. Porto usufruiu de uma vantagem de 18 penaltis para o Benfica, a maior de vantagem de sempre. Nunca na História do Futebol Português, tinha ocorrido tamanha diferença de penaltis entre o FCP e Benfica, as 2 equipas que repartiram entre si os últimos 12 títulos de campeão (6 para cada equipa)! 

Aqui está o quadro resumo dos últimos 30 jogos do campeonato (PERÍODOARBITRAL MAIS OBSCURO DA HISTÓRIA DO FUTEBOL PORTUGUÊS), em que vemos que o Benfica apresenta um saldo positivo de 28 golos, (mesmo tendo competido esses 30 jogos com um saldo desfavorável de -3 penaltis), o Braga tem um saldo positivo de 29 golos, (mesmo tendo competido com um saldo desfavorável de -1 penalti), o Sporting tem um saldo positivo de 34 golos, (usufruindo de um saldo favorável de 5 penaltis) e o F. C. Porto tem um saldo positivo de 43 golos, usufruindo de um saldo favorável de 15 penaltis). Ou seja, entre FCP e Benfica há uma diferença de 18 penaltis em 30 jogos (equivalente a 1 campeonato), o Benfica somente usufruindo dos mesmos 18 penaltis a mais que o F. C. Porto beneficiou, poderia ter um saldo positivo de 46 golos, em vez dos 28 que apresenta. 

São claramente os penaltis que criaram as diferenças no saldo de golos, pois o Benfica com mais 8 penaltis igualando o saldo de penaltis do Sporting, também iria ultrapassar o saldo de 34 golos que o Sporting apresenta nos últimos 30 jogos do campeonatos (que é a equipa que conquistou mais pontos nos últimos 30 jogos, ao conquistar 69 pontos, ou seja, 79% dos pontos possíveis). Nos últimos 30 jogos já é o Sporting a liderar, como será em 34 jornadas?

Nas mesmas condições arbitrais, quem é capaz de afirmar que o Benfica com mais 18 penaltis não conseguiria anular os 6 pontos de desvantagem para o F. C. Porto ou 8 para o Sporting. Estamos a falar deste atual Benfica, que toda a Comunicação Social diz que supostamente não tem, nem plantel, nem treinador para poder ser considerado, um legitimo candidato ao título 2020/21. Com todos os clubes a competir nas mesmas condições arbitrais seguramente que muita gente deixaria de cantar de galo e a crise de resultados se afastaria do Benfica. Imaginem só, o Benfica deixar de estar privado de penaltis e passar a competir nas mesmas condições arbitrais que são dadas ao candidato FCP!

Nessas anteriores 12 últimas épocas, a máxima diferença de penaltis que ocorreu, entre as 2 equipas foi de 6 penaltis favoráveis ao F. C. Porto em 2019/20 e em 2008/09 (com diferenças dessa magnitude, o F. C. Porto nas 2 vezes não desaproveitou a oportunidade de usufruindo de tamanha vantagem de penaltis conseguir ultrapassar o Benfica na classificação e se sagrar campeão). Na atual época 2020/21, o F. C. Porto usufruiu de uma vantagem de 13 penaltis, em relação ao Benfica e o Sporting usufruiu de uma vantagem de 7 penaltis em relação ao Benfica, são vantagens até superiores ao que é o saldo médio anual de penaltis expetável de um candidato ao título em Portugal. Em média, nas últimas 13 épocas, os 4 candidatos ao titulo usufruem por ano, de um saldo favorável de 4,3 penaltis. Esta temporada 2020/21, o F. C. Porto tem um saldo favorável de 10 penaltis (12 assinalados a seu favor e 2 desfavoráveis), em contraste com o Benfica que tem um saldo desfavorável de -3 penaltis (nenhum assinalado a seu favor e 3 desfavoráveis). Aqui estão os gráficos com o saldo médio de penaltis anual e o acumulado das últimas 13 temporadas, para melhor se compreender a anormalidade arbitral, que a nossa geração de adeptos estamos a assistir (FCP usufruiu de um saldo favorável de 92 penaltis, o Benfica um saldo favorável de 62 penaltis e o Sporting um saldo favorável de 57 penaltis).

Aqui esta o quadro com o acumulado do saldo de penaltis dos candidatos nas últimas 13 épocas.

É por demais evidente que, estamos a viver o período em que ocorreu a maior diferença arbitral de sempre, entre o FCP e o Benfica. Enquanto não terminar este PERÍODO ARBITRAL MAIS OBSCURO DA HISTÓRIA DO FUTEBOL PORTUGUÊS, não há condições para se poder desfrutar do talento dos jogadores envolvidos nessa luta pelo título. Não é possível analisar a verdadeira capacidade futebolística dos candidatos ao título, pois como todos sabemos, nunca na História do futebol, nenhuma equipa conseguiu ultrapassar na classificação, um rival com os mesmos objetivos, que tenha beneficiado de mais 18 penaltis em 30 jogos. Quando encontramos diferenças tão desproporcionais, é um sinal evidente que existe VIVIAÇÃO ARBITRAL NESSA LIGA. Logo não é justo avaliar a capacidade de Jorge Jesus, do Pizzi, Rafa Silva, Seferovic, Gabriel, Grimaldo, Lucas Veríssimo, Otamendi, Vertonghen, Everton, Darwin, Wladschmidt, etc para obter sucesso desportivo, quando todos sabemos que nunca na História, algum clube conseguiu vencer a Liga com uma desvantagem de 18 penaltis num campeonato de 30 jornadas. 

Na 27ª jornada da época 2019/20 quando começou este período especialmente obscuro da arbitragem portuguesa, o Benfica e o F. C. Porto partilhavam a liderança com 64 pontos, com uma ligeira vantagem de 5 golos do Benfica em relação ao F. C. Porto. O Fontelas Gomes ou quem conseguir, que explique como o mesmo plantel do Benfica que, só conseguiu marcar mais 5 golos que o seu principal rival em 27 jogos, conseguiria anular completamente uma desvantagem de 18 penaltis nos 30 jogos seguintes? 

Sem comentários: