terça-feira, 1 de dezembro de 2020

Conselho de Arbitragem explicará porque nos últimos 16 jogos do campeonato, existe uma vantagem de 11 penaltis do F. C. Porto em relação ao Benfica?

No agregado dos últimos 8 jogos da época 2019/20 e os primeiros 8 jogos desta época 2020/21, inacreditavelmente existe uma diferença de 11 penaltis entre os 2 rivais que tem repartido entre si os títulos nas últimas épocas. Desde a 27ª jornada de 2019/20 e até a 8ª jornada da época 2020/21, verificamos que nesses últimos 16 jogos para o campeonato: 

O F. C. Porto usufruiu de um saldo favorável de 9 penaltis (11 favoráveis e 2 desfavoráveis).

O Benfica nos últimos 16 jogos para o campeonato tem um saldo desfavorável de -2 penaltis (1 favorável e 3 desfavoráveis). O único penalti favorável ao Benfica assinalado nos últimos 16 jogos, o foi numa jornada em que já estava matematicamente atribuído o titulo de campeão, num jogo que o Benfica já estava a vencer, contra um já despromovido Desportivo de Aves! Incrível! Além de não ter a oportunidade de usufruir de nenhum penalti, ainda foi punido com 3 penaltis desfavoráveis nos últimos 16 jogos, estando neste momento com uma desvantagem de 11 penaltis para o seu principal rival nos últimos 16 jogos. Atenção 11 penaltis de diferença é uma enormidade para o equivalente a apenas meio campeonato (16 jogos), pois o máximo de diferença que aconteceu entre o F. C. Porto e o Benfica num campeonato inteiro, foi uma diferença de 6 penaltis (pode ver essa analise por época desportiva aqui)! E nas 2 vezes que isso aconteceu, o F. C. Porto obviamente aproveitou essa enorme vantagem de 6 penaltis num campeonato e se sagrou campeão, em 2008/09 e em 2019/20! 

Com uma vantagem de 11 penaltis em apenas 16 jogos, alguém ainda tem dúvidas que só o clube que usufruiu de 11 penaltis a mais que o seu principal rival, tem condições para se sagrar campeão? O Conselho de Arbitragem tem dados estatísticos dos penaltis assinalados na Liga Portuguesa que devia partilhar publicamente com todos os adeptos de futebol, este é o repto que lançamos aos dirigentes da Arbitragem nacional, a bem da transparência e verdade no desporto! Partilhem com os adeptos os dados estatísticos, dos penaltis assinalados pelos árbitros portugueses! A nossa comunicação social também tem a obrigação de denunciar estas enormes diferenças, que a arbitragem estabelece entre os 2 rivais que disputam o titulo taco a taco. Em Portugal negam-nos o acesso a essa informação, mas felizmente em Espanha estes dados estão compilados e são públicos, existe o compromisso de garantir transparência e verdade no futebol nessa Liga. O Centro de Investigação, História e Estatística do Futebol Espanhol (CIHEFE) tem e publicita aqui, o registo de todos os penaltis assinalados desde sempre no campeonato de futebol espanhol. Aconselho vivamente a clicarem no link acima referido e a consultarem os dados estatísticos dos 90 campeonatos disputados em Espanha, 89 deles já concluídos e nas 10 jornadas desta temporada 2020/21. Aqui esta o quadro resumo de todos os penaltis assinalados no Campeonato Espanhol.



Neste momento no campeonato Português, nos últimas 13 épocas (392 jogos), o F. C. Porto usufruiu de uma vantagem de 23 penaltis sobre o Benfica. É uma enorme diferença entre 2 equipas que conquistaram em média os mesmos 80% dos pontos possíveis, os mesmos 6 campeonatos. Como se pode constatar, em todas as décadas que aconteceram grandes diferenças, esse clube foi claramente a equipa que conquistou mais títulos, ou seja, o Conselho de Arbitragem sabe que ao conceder 23 penaltis de vantagem ao F. C. Porto em relação ao Benfica, está descaradamente a criar condições favoráveis ao sucesso desportivo do F. C. Porto, em prejuízo do seu principal rival. Nunca um dos 2 principais candidatos conseguiu conquistar mais títulos, que o principal rival num período de tempo em que tem um desvantagem sequer de 17 penaltis, quanto mais de 23 penaltis! Uma diferença enorme assim, entre Real Madrid e Barcelona (os 2 principais candidatos em Espanha), aconteceu apenas em 3 décadas: 

  • Entre 1961-1971, Real Madrid usufruiu de uma vantagem de 25 penaltis em relação ao Barcelona e o Barcelona não conseguiu conquistou nenhum desses campeonatos, com o Real Madrid a conquistar 7 campeonatos  nesse período. 
  • Entre 1981-1991 em 366 jogos, Real Madrid usufruiu de uma vantagem de 37 penaltis em relação ao Barcelona e o Real Madrid conquistou 5 campeonatos, o Barcelona apenas 2 campeonatos nesse período, o Athetic Bilbao também 2 e o Real Sociedad o outro titulo restante. 
  • Entre 2011-2021 em 352 jogos já com as 10 jornadas desta época 2020/21, o Barcelona usufruiu de uma vantagem de 17 penaltis em relação ao Real Madrid e nas 9 épocas já concluídas, o Barcelona conquistou 5, o Real Madrid 3 campeonatos e o Atlético Madrid 1. Nesta última década, o Barcelona com um saldo favorável de 62 penaltis em 352 jogos, está destacadamente no período na historia em que uma equipa beneficiou de mais penaltis em Espanha, mas mantendo a mesma proporção ao completar 392 jogos (mesmo nº de jogos comparável ao que foi disputado nas últimas 13 épocas em Portugal), usufruiria de um saldo favorável de 69 penaltis, bastante inferior aos 86 que o F. C. Porto leva neste momento, ligeiramente superior aos 63 e 54 que o Benfica e Sporting usufruíram nas últimas 13 épocas (em 392 jogos). Comparativamente ao Real Madrid que venceu 3 campeonatos na última décadao F. C. Porto em 392 jogos, levaria uma vantagem de 36 penaltis sobre o Real Madrid (86-50) e levaria uma vantagem de 17 penaltis sobre o Barcelona que venceu 5 campeonatos dos 9 já concluídos nesta última década (86-69)! Inacreditável, nem na extraordinária era Messi, o Barcelona consegue competir com o atual F. C. Porto em penaltis! Esta é a verdade C. A.! Especialmente com o BANDO DOS 5 que, o C. A. utilizou para controlar aproximadamente 70% dos confrontos diretos do F. C. Porto contra os outros 3 candidatos ao título (Benfica, Sporting e Braga), pois Artur Soares Dias, Jorge Sousa, Carlos Xistra, Pedro Proença e Olegário Benquerença apitaram 50 dos 74 jogos grandes do F. C. Porto das últimas 13 épocas e estes 5 árbitros no geral apitaram 115 jogos do F. C. Porto, em que concederam ao clube a possibilidade de usufruir de um saldo favorável de 33 penaltis, quando nos mesmos 13 campeonatos, apenas concederam ao Benfica um saldo favorável de 3 penaltis em 105 jogos. Ou seja, estes 5 árbitros que apitaram 19 dos 24 clássicos (controlaram cerca de 80% dos confrontos entre Benfica e F. C. Porto), concederam ao F. C. Porto uma vantagem de 30 penaltis em aproximadamente 110 jogos de cada um dos 2 rivais apitados nas últimas 13 épocas. E o C. A. quer que acreditamos que ao nomear o BANDO DOS 5 estavam a procurar árbitros equidistantes, para apitar cerca de 80% dos clássicos que iriam decidir se o campeão seria o Benfica ou F. C. Porto.

Todos sabemos perfeitamente que, historicamente não há e nunca haverá nenhuma equipa que tenha sido campeão com uma desvantagem de 11 penaltis para o seu principal rival! Nunca aconteceria essa anormalidade estatística, a diferença de penaltis é demasiado grande para alguém acreditar que seria possível anular o efeito desses 11 penaltis no rendimento das equipas! Nunca aconteceu nem aqui em Portugal (o C. A. que divulgue alguma equipa portuguesa que o conseguiu na história, se existir), nem em Espanha (cujos dados estatísticos podemos comprovar, pois estão publicados aqui), diríamos nós conhecendo o efeito estatístico que um penalti tem no rendimento médio de uma equipa, não aconteceu em algum campeonato do 1º mundo! Só num campeonato assumidamente corrupto e sem uma comunicação social vigilante é que uma enormidade desta magnitude acontece sem nenhuma contestação publica nos órgãos de comunicação social, sem que os responsáveis pela arbitragem tenham que explicar publicamente aos adeptos, como se chegou a uma diferença arbitral tão grande entre os 2 principais candidatos ao titulo. 

Entre os 2 principais candidatos ao titulo, não pode ocorrer 11 penaltis de diferença num campeonato inteiro de 30 jogos, quanto mais ocorrer tamanha diferença no equivalente a apenas meio campeonato disputado (16 jogos)! A titulo de exemplo, 11 penaltis de diferença entre Real Madrid e Barcelona foi o que bastou para permitir o 1º penta da História do Real Madrid. E olhe, foram 11 penaltis de diferença em 150 jogos, não 11 penaltis em 16 jogos, mas em todo o caso, 11 penaltis de vantagem em 150 jogos, foi uma tão grande vantagem competitiva, que permitiu ao Real Madrid conquistar o 1º penta em Espanha. O outro penta que ocorreu em Espanha, foi num período, em que o Real Madrid usufruiu de uma vantagem de 24 penaltis para o Barcelona em 5 anos (192 jogos), como se pode ver no quadro resumo seguinte dos 2 períodos em que houve penta.


Para que conste, para aqueles que não têm bem presente, qual é o efeito de 1 penalti no rendimento médio de uma equipa, aqui ficam os dados estatísticos dos 4 candidatos ao título nas últimas 13 épocas (392 jogos de cada um dos 4 candidatos). Empiricamente, todos sabemos que na esmagadora maioria dos jogos, não é assinalado nenhum penalti desfavorável aos candidatos ao titulo. Estatisticamente, comprovamos que em 89% dos jogos dos 4 candidatos não foram assinalados nenhum penalti desfavorável aos candidatos ao titulo, logo podemos pegar em 89% dos jogos das últimos 13 épocas para utilizar como a nossa amostra comparativa. No total em 1.406 dos 1.572 jogos realizados pelos 4 candidatos ao titulo, não foi assinalado nenhum penalti desfavorável aos candidatos e nestes 1.406 jogos, em media cada candidato ao titulo conquistou 74% dos pontos possíveis. Esses 1.406 jogos, são uma boa amostra para analisarmos a força média dos 4 candidatos, quando o arbitro não intervêm diretamente no sentido de lhe prejudicar o rendimento pontual, castigando-o com um penalti, que praticamente com um golo sofrido como sabemos, 80% dos penaltis convertem-se diretamente em golo. Assim, nos jogos em que não foram assinalados nenhum penalti desfavorável aos 4 candidatos ao titulo, temos que em média o:

  1. Benfica conquistou 82% dos pontos possíveis nos 355 jogos, em que não sofreu um penalti desfavorável. Por aqui se percebe que os árbitros o Benfica tem sido o melhor em Portugal.
  2. F. C. Porto conquistou 80% dos pontos possíveis nos 363 jogos em que não sofreu um penalti desfavorável. Por aqui se percebe que sem influência arbitral os 2 rivais não são iguais.
  3. Sporting conquistou 70% dos pontos possíveis nos 348 jogos, em que não sofreu um penalti desfavorável. 
  4. Braga conquistou 62% dos pontos possíveis nos 336 jogos, em que não sofreu um penalti desfavorável.
Nestas últimas 13 épocas, foram assinalados 20 penaltis desfavoráveis ao Benfica com o jogo empatado, mas apenas foram assinalados 8 penaltis desfavoráveis ao F. C. Porto ainda com o jogo empatado! Apenas 8 penaltis desfavoráveis e atenção em 4 desses jogos, o F. C. Porto depois também beneficiou de um penalti favorável e um desses 8 penaltis foi, o que Jackson Martinez mandou para a bancada ao serviço do Portimonense, sobram pois apenas 3 em 392 jogos em que realmente um penalti desfavorável podia colocar o F. C. Porto em desvantagem no marcador.
Compreendem agora, melhor o efeito dos penaltis no rendimento desportivo das equipas!  O porquê destes últimos 16 jogos, terem deixado os jogadores do F. C. Porto com elevada confiança e os jogadores do Benfica a jogar sobre brasas, com muita pouca confiança. Coitados destes jogadores sujeitos a critica generalizada de toda a comunicação social e até de supostamente Benfiquistas (daqueles que, não conhecem o efeito da influência arbitral no rendimento desportivo das equipas até acredito que possam o ser mesmo Benfiquistas, os que conhecem e nada contestam só podem ser anti-Benfiquistas primários). Os Benfiquistas que conhecem os dados estatísticos arbitrais, sabem perfeitamente que para ultrapassar este período negro arbitral, que os jogadores do Benfica estão a sofrer, como nenhum outro plantel do Benfica ou do F. C. Porto sofreu na história, será necessário apoio incondicional de todos os Benfiquistas, só assim se conseguirá atingir o sucesso desportivo, nestas excecionais condições arbitrais desfavoráveis comparativamente ao seu rival, em que são obrigados a competir. É que 11 penaltis de diferença para o principal rival em apenas 16 jogos, faz uma diferença enorme na confiança dos jogadores, que estão a viver este momento único da história no futebol. A diferença de 11 penaltis tem mais potencial para garantir os atuais 2 últimos campeonatos para o F. C. Porto de que os mesmos 11 de garantir um penta em 150 jogos como se compreende. E uma vantagem de 11 penaltis em 150 jogos para o seu principal rival, foi a diferença que bastou para o Real Madrid conquistar o seu 1º penta campeonato (5 campeonatos seguidos, usufruindo 11 penaltis de vantagem)! 

5 comentários:

Anónimo disse...

Ahahahah

Anónimo disse...

É fácil de explicar. Pq os adversários do FCP cometeram mais faltas dentro da grande área que os do SLB. Ou só porque se marca um penalti contra uns tem de se marcar contra os outros. Não percebo a lógica das reclamações.

Influência Arbitral disse...

Resposta a Anónimo das 13:22
A lógica é que em condições arbitrais normais existe uma correlação entre os pontos que as equipas conquistam e os penaltis que usufruem, é por isso que nos 2 períodos em que ocorreram pentas em Espanha, constatamos que entre 1960 e 1965, o Real usufruiu de uma vantagem de 11 penaltis em relação ao Barcelona e entre 1985 e 1990 o real Madrid usufruiu de uma vantagem de 24 penaltis para o Barcelona, ou seja, vantagem como a que o F. C. Porto leva daria para o F. C. Porto conquistar 2 penta-campeonatos nas últimas 13 épocas.

Consegues compreender que para o Benfica jogar nas mesmas condições que o F. C. Porto competiu nas últimas 13 épocas, teria de usufruir de mais 46 penaltis, que é para ter uma vantagem de 23 penaltis para o rival. Quantos penaltis a mais do que os 6 que conquistou nesse período o Benfica conquistaria neste cenário. Compreendes agora o efeito dos penaltis no rendimento desportivo ou não?

Hugo Santos disse...

Anónimo você só pode ser estúpido ou quer fazer dos outros estúpidos. Claro que os adversários do FCP fazem mais faltas dentro da área que a TODOS os candidatos ao título!!! Logicamente que se marcam pênaltis ao FCP tb TÊM DE MARCAR AOS OUTROS QUANDO SE TÊM DE MARCAR NÃO É A UNS BASTA IR PARA CONFERENCIAS DE IMPRENSA PEDIR MAIS PÊNALTIS E A PARTIR DAÍ SER 1 OU 2 POR JORNADA E OS OUTROS VALE TUDO MENOS CHINCAR OLHOS DENTRO DA ÁREA QUE NADA SE MARCA!!!!

Hugo Santos disse...

Finalmente alguém meteu em contas o que eu já ando a dizer aos anos. Como é que se acha que seres humanos consigam ter moral, confiança, mentalidade para jogar quando sabem que vão para dentro de campo com o intuito de serem roubados à força toda? São pênaltis por marcar, foras de jogo mal assinalados (no início da época ainda fazia o filme de perder mais 5min por cada lance do VAR para não ser depois compensado no final, agora já nem isso marcam logo e pronto).