segunda-feira, 16 de novembro de 2020

As grandes penalidades são decisivas para definir quais são os candidatos que tem reais condições de ser campeão ou não!

Em Portugal no início de cada época temos 4 equipas que se candidatam a conquista do titulo de campeão. Quando analisamos as condições arbitrais em que tem sido disputado o campeonato nas últimas 13 épocas, verificamos que em média, cada candidato ao titulo usufruiu por época de um saldo favorável de 4,2 penaltis e no acumulado usufruiu em média de 52 penaltis. Para realmente ser um candidato ao título é necessário que o Conselho de Arbitragem no mínimo conceda a equipa um saldo favorável de 4 penaltis nessa época e nestas 13 épocas concluímos que os números demonstram que aos olhos dos árbitros será impossível o Braga usufruir de condições equiparáveis aos 3 grandes clubes portugueses. Se virmos o gráfico que se segue, facilmente constatamos que em todas as épocas, o Braga usufruiu de um saldo de penaltis inferior a média dos candidatos e quando no acumulado das 13 épocas vimos que em média um candidato usufruiu de um saldo favorável de 52 penaltis e o Braga apenas usufruiu de um saldo acumulado favorável de 3 penaltis neste período de 13 épocas, ficamos esclarecido que nunca teve um justa oportunidade arbitral. No polo oposto, encontramos o F. C. Porto que é destacadamente o clube que usufruiu de melhores condições arbitrais nas últimas 13 épocas, pois beneficiou de um saldo favorável de 86 penaltis, quando o Benfica usufruiu um saldo de 63 penaltis e o Sporting usufruiu um saldo de 54 penaltis, ou seja, nestes últimos 391 jogos do campeonato, o F. C. Porto só com as decisões arbitrais teve oportunidade de criar uma vantagem de 23 golos para o Benfica. Estas são as 3 equipas que estão acima da média (saldo favorável de 52 penaltis nas últimas 13 épocas, 391 jogos). 

Na realidade só o F. C. Porto e o Benfica conseguiram se sagrar campões neste período, pois tem apresentado planteis que em média conquistam cerca de 80% dos pontos e quando analisamos só os jogos que disputaram neste período em que não beneficiaram de nenhum penalti, constatamos que o Benfica conquistou em média 78,5% dos pontos possíveis em 302 jogos e o F. C. Porto conquistou em média 77,7% dos pontos possíveis nos 286 jogos. Ou seja, sem o efeito dos penaltis o rendimento médio do Benfica tem sido ligeiramente superior ao do F. C. Porto, só que o F. C. Porto aproveitou bem a situação de ter beneficiado de penaltis em mais 26 jogos do que o Benfica beneficiou. O FCP e o SLB nas últimas 13 épocas, conquistaram em média os mesmos 80% dos pontos possíveis (oficialmente o F. C. Porto conquistou 935 pontos com um saldo positivo de 610 golos e o Benfica conquistou 933 pontos com um saldo positivo de 619 golos). Ou seja, sem o efeito direto dos penaltis, o Benfica neste momento poderia ter uma vantagem de 32 golos em relação ao seu rival, já para não falar nos pontos que é possível acrescentar diretamente com 23 penaltis, que podem até representar 46 pontos se forem todos penaltis assinalados com o jogo empatado.



Este é o gráfico do acumulado do saldo de penaltis que os 4 candidatos usufruíram nas últimas 13 épocas:



Depois de vermos em cima o gráfico com a evolução do acumulado do saldo de penaltis ao longo das últimas 13 épocas que nos permitem compreender como tem sido a evolução do rendimento desportivo das equipas ao longo dos anos. Pois se dividirmos estes 13 anos em 2 grandes grupos, uma das primeiras 6 épocas (entre 2008/09 e 2013/14) e outra das últimas 7 épocas (entre 2014/15 e 2020/21), constatamos que nos primeiros 6 anos, o F. C. Porto usufruiu de uma vantagem de 13 penaltis sobre o Benfica (aproveitou para conquistar mais 18 pontos que o Benfica) e usufruiu de uma vantagem de 26 penaltis sobre o Sporting (aproveitou para conquistar mais 88 pontos que o Sporting, mas já nos últimos 7 campeonatos o F. C. Porto acabou conquistando menos 16 pontos que o Benfica e mesmo a vantagem para o Sporting foi reduzida para apenas 33 pontos, uma vez que neste período mais recente o Sporting melhorou muito as suas condições arbitrais e já só regista uma desvantagem de 6 penaltis para o F. C. Porto (nada que se compare com a desvantagem de 26 penaltis que teve nos primeiros 6 campeonatos). Obviamente os clubes quando não jogam em condições muito inferiores aos dos rivais tendem a ter também um rendimento mais equiparável. É inacreditável como em apenas 7 jornadas, o F. C. Porto já leva uma vantagem de 6 penaltis em relação ao Benfica e 5 em relação ao Sporting. Uma vantagem de 6 penaltis do F. C. Porto em relação ao Benfica é a vantagem necessária para se fazer o F. C. Porto campeão em Portugal, foi o que aconteceu em 2008/09 e em 2019/20, época em que à 27 jornada, os 2 clubes tinham os mesmos pontos, com o Benfica com uma vantagem de 5 golos no saldo de golos, só que a temporada viria a terminar com o F. C. Porto com uma vantagem de 5 pontos e 7 golos (usufruindo de uma vantagem de 6 penaltis que lhe foi concedida, 5 deles nas últimas 8 jornadas)! O F. C. Porto sem a enorme vantagem arbitral terá de lutar pelo campeonato com o Benfica e o Sporting, pois as 3 equipas estariam em condições de se sagrar campeão, mas o que a realidade dos números demonstra é que sempre que nesta temporada as condições arbitrais estão ainda mais inclinadas do que tem acontecido e como todos sabemos, o F. C. Porto obteve uma enorme vantagem no saldo de penaltis para o Benfica, acabou invariavelmente como campeão no final da temporada. 
Aqui está o quadro resumo dos 3 grandes nas últimas 13 épocas, só estas 3 equipas apresentam saldo de penaltis que vale a pena comparar, pois os números do Braga estão muito, mas muito longe das do F. C. Porto.


Os candidatos ao título tiveram sempre época após época, um saldo médio de 2 a 6 penaltis ao longo das últimas 13 épocas, em média um candidato ao titulo usufrui de um saldo favorável de 4 penaltis por épocas. O Braga esteve sempre abaixo da média dos candidatos ao título, na realidade nunca teve uma oportunidade arbitral de poder lutar pelo titulo, é o candidato com piores condições arbitrais. o candidato com melhores condições arbitrais tem sido o F. C. Porto, que tem estado sempres acima do saldo médio de penaltis dos candidatos, na única época em que esteve abaixo do saldo de penaltis dos candidatos (2016/17) obviamente não se sagrou campeão. Já o Benfica esteve abaixo do saldo de penaltis dos candidatos em 2010/11, em 2014/15, em 2018/19 e 2020/21, ou seja 4 vezes e não uma única vez como aconteceu ao seu principal rival (F. C. Porto).
Em seguida apresenta-se o saldo de penaltis época a época dos 4 candidatos ao titulo.




O Conselho de Arbitragem tem os dados históricos acima, sabe perfeitamente que nem o F. C. Porto nem o Benfica desperdiçariam uma vantagem de 6 penaltis para o rival num campeonato de 34 jornadas. Eles sabem que 6 penaltis de diferença entre candidatos que lutam taco a taco pelo titulo é uma forma de a arbitragem entregar o titulo a um dos 2 principais candidatos ao titulo em Portugal.




Sem comentários: