domingo, 18 de outubro de 2020

Tiago Martins participa nos jogos claramente para favorecer o F. C. Porto, falta-lhe imparcialidade para poder ser VAR

O protocolo não permite a intervenção do VAR nos lances, se não forem erros claros e óbvios. A regra é clara! O que leva Tiago Martins a persistir em não cumprir a regra, que é clara? Foi Tiago Martins, como VAR que reverteu este penalti e expulsão do Zaidu, tal como já tinha sido ele como arbitro assinalou penalti desfavorável ao Benfica na jornada passada com o Farense e como VAR na 20ª jornada da época passada com o F. C. Porto, em ambos os lances a decisão de penalti foi do VAR.

O protocolo do VAR diz que a responsabilidade de apitar o jogo é do arbitro e que o VAR não pode interferir em lances ocorridos na área, para aferir da intensidade do contacto, só podem dar indicações ao arbitro para assinalar ou reverter penaltis em casos de erros fragrantes (ausência de contacto ou falta flagrante não vista pelo arbitro). O braço do Zaidu nas costas do Pedro Rodrigues é uma tentativa de jogar a bola ou de não deixar o atacante jogar a bola, é a pergunta que faço ao Tiago Martins? O C. A. também o deve fazer e na sequência do seu esclarecimento, tomar as medidas necessárias para que, o Tiago Martins não volte a extravasar as suas funções, nessa sua ansia de falsear a verdade desportiva em beneficio do F. C. Porto.

Houve contacto, o arbitro é quem está mais próximo para com a velocidade real do jogo avaliar se esse contacto é merecedora ou não de punição, depois dele decidir assinalar penalti, o protocolo VAR não admite que outro elemento que não os árbitros desse jogo possa interferir nessa decisão relevante. Mas Tiago Martins decidiu intervir, mesmo sem ter encontrado nenhum erro grosseiro do arbitro, pois a decisão de avaliar a intensidade do contacto é sempre da responsabilidade do arbitro. O Tiago Martins se fosse verdadeiramente um arbitro, ou seja elemento neutro e equidistante, que apenas se limita a aplicar as leis do jogo, mantendo a mesma interpretação independentemente das cores das camisolas dos jogadores, não pode deixar de informar o arbitro que o Zaidu teve uma entrada para cartão vermelho aos 19 minutos, pois Tiago Martins num lance de bola dividida exibiu cartão vermelho direto ao Taarabt aos 79 minutos de um jogo que o Benfica vencia apenas por 1-0 (jogo que viria a ficar famoso pela rábula da moeda de 5 cêntimos).

Na sequência deste jogo o Tiago Martins ainda viria a falsear os factos no relatório, afirmando que foi agredido por uma moeda de 5 cêntimos que lhe provocou um hematoma, que as imagens desmentem claramente, pois ele se limita a apanhar essa moeda no chão, quando estava a abandonar o campo.
 

O que o Tiago Martins fez ontem em Alvalade, foi extravasar as suas competência na ansia de ajudar o F. C. Porto a vencer mais um clássico, o que resultou numa intervenção decisiva dele como VAR em beneficio do F. C. Porto, que assim viu revertida uma penalti e a expulsão do Zaidu, o que quase retirou as hipóteses do Sporting conquistar pontos neste clássico contra o  clube que o Tiago Martins protege. 

Tiago Martins, também como VAR na 20ª jornada de época 2019/20, após o Artur Soares Dias ter assinalado falta do Pepe sobre o Taarabt neste lance, sem ter exibido o correspondente vermelho direto, incompreensivelmente em vez de, mandar o arbitro ir ver as imagens, mandou-o ir ver e assinalar penalti numa bola que bate na mão do Ferro, depois deste ter sido empurrado pelo Soares quando tentava cabecear a bola. Tiago Martins num jogo com 1-1 no marcador que devia continua com o F. C. Porto reduzido a 10 jogadores, transformou-o num jogo, em que o F. C. Porto ficou em vantagem por 2-1.


Tiago Martins já esta época 2020/21 na 3ª jornada, também já tinha assinalado penalti num lance em que Otamendi corta a bola primeiro antes de ocorrer o contacto e mais tarde fingiu que não viu que o Otamendi sofreu falta antes de perder a bola para o avançado do Farense ficar isolado para fazer o 3-2 final, as imagens da infração são bem evidentes na TV para qualquer arbitro neutro ou elemento neutro que estivesse no VAR, em defesa da verdade desportiva.
Como é que alguém em frente a um écran TV não consegue verificar esta falta sobre Otamendi?
É por demais evidente que o Tiago Martins tem o objetivo de tendencialmente favorecer o F. C. Porto em desfavor dos seus principais rivais, o Benfica e o Sporting, os 2 clubes da sua Associação de futebol. É por isso, evidente as razões pelas quais, é o arbitro de Lisboa, que o F. C. Porto quer promover como um dos principais árbitros portugueses. Por alguma razão em toda a sua carreira, Tiago Martins ainda não assinalou nenhum penalti ou expulsão desfavorável ao F. C. Porto! E agora como VAR também está a conseguir que mesmo os outros árbitros não possam assinalar penaltis ou expulsões desfavoráveis ao F. C. Porto. Já ao Benfica além do penalti decisivo em 2019/20 acima referidos que não tinha sido assinalado pelo árbitro e que Tiago Martins como VAR, mandou assinalar contra o Benfica, também como arbitro já assinalou 2 penaltis desfavoráveis ao Benfica. E um individuo que nunca vê nenhum penalti contra o F. C. Porto (até manda anular o que o arbitro assinala) e vê penaltis e mais penaltis desfavoráveis ao Benfica, seguramente não pode ser considerado um elemento neutro, um arbitro de futebol, não tem condições para ser um internacional português.

4 comentários:

fvbd disse...

uma vergonha.

Anónimo disse...

Precisa de um tratamento aos dentrs

dezazucr disse...

Em relação aos foras de jogo, sería fácil acabar com a polémica. Era colocar chips nas botas dos jogadores e um programa que automaticamente dizia se era ou não fora de jogo (pelas linhas traçadas automaticamente pelas chuteiras dos jogadores), sem intervenção humana. Muito simples. Obrigava a alterar ligeiramente a regra, sem fugir ao princípio da mesma, para contar apenas pelo pé.
Era preciso era quererem simplificar, como com a tecnologia de linha de golo.

PAULO A SANTOS disse...

Se fosse contra ao seu clube já tinha sido "visitado" pelo macaco.