quinta-feira, 28 de maio de 2020

Tem de ocorrer alterações na Liga - Pedro Proença já demonstrou que não é capaz de garantir equidade entre as equipas

Finalmente, o Benfica veio a publico exigir a demissão do Pedro Proença!

Pedro Proença, tem um longo historial tendencialmente favorável ao F. C. Porto. Enquanto pôde decidir jogos dentro do campo, os seus dados estatísticos como arbitro demonstram que, aos seus olhos só o F. C. Porto poderia ser campeão em Portugal. O F. C. Porto é de longe a equipa com melhor rendimento médio nos jogos que apita, permitiu a conquista de 71% dos pontos possíveis nos 16 jogos do F. C. Porto que dirigiu (e olhe que 12 desses 16 jogos foram contra os outros 3 candidatos ao titulo). Todos os outros rivais do F. C. Porto obtiveram um rendimento médio bastante baixo, o Sporting conquistou 46% dos pontos possíveis nos 16 jogos dirigidos pelo Pedro Proença, o Benfica conquistou apenas 44% nos 13 jogos arbitrados pelo Pedro Proença e o Braga conquistou apenas 31% dos pontos possíveis nos 16 jogos arbitrados pelo Pedro Proença. Como se vê, Pedro Proença garante que o F. C. Porto conquista pelo menos mais 25% dos pontos possíveis que qualquer rival em Portugal (Benfica, Sporting ou Braga). Os rendimentos médios destes 4 clubes candidatos ao título nos jogos arbitrados pelo Pedro Proença, demonstram uma grande diferença em relação ao que é o rendimento médio global destes 4 clubes nas últimas 12 temporadas com todos os árbitros. É que o Benfica e o F. C. Porto neste período conquistaram exactamente os mesmos 900 pontos em 374 jogos, ou seja, conquistaram em média 80% dos pontos possíveis, enquanto o Sporting conquistou 67% dos pontos possíveis e o Braga conquistou 60% dos pontos possíveis nesses 374 jogos. Como se constata, nenhuma destas equipas candidatas ao titulo conquista menos 20% dos pontos possíveis do que o F. C. Porto, nem o Braga, nem o Sporting, quanto mais, o Benfica que é a melhor equipa Portuguesa nas últimas 12 épocas, pois marcou 875 e sofreu 271 (saldo favorável de 604 golos), enquanto o F. C. Porto marcou 818 golos e sofreu 234 golos (saldo favorável de 584 golos).

Nas últimas 12 épocas, apenas o Benfica e o F. C. Porto conseguiram se sagrar campeões e como já vimos, estas 2 equipas apresentaram o mesmo rendimento médio neste período (conquistam em média 80% dos pontos possíveis), logo a tendência natural é encontrarmos estas 2 equipas com rendimentos muito semelhantes com cada árbitro em concreto que tenha apitado mais de 10 jogos de cada uma destas 2 equipas. Na realidade é o que aconteceu com a esmagadora maioria dos árbitros, que dirigiram mais de 10 jogos destas equipas nestes 12 anos. Com mais de 10 jogos apitados do Benfica e do F. C. Porto, encontramos o Hugo Miguel, Nuno Almeida, Manuel Mota, Paulo Baptista, Duarte Gomes, Cosme Machado, Vasco Santos, João Capela, Marco Ferreira, Bruno Esteves, Carlos Xistra  e Rui Costa, além do Pedro Proença, Artur Soares Dias e Jorge Sousa utilizados para garantir a vantagem competitiva ao F. C. Porto. Como sabemos, conhecendo o rendimento médio de cada clube com um arbitro em concreto, se o objectivo de quem dirige a Liga é garantir um arbitro o mais pró-Porto possível no confronto directo entre o Benfica e o F. C. Porto nesta época 2019/20, então a escolha só poderia recair no Artur Soares Dias e no Jorge Sousa. Olha nem de propósito, não é que a Liga dirigida pelo Pedro Proença nomeou para os 2 clássicos, os 2 árbitros em actividade com os quais, o F. C. Porto garante maior vantagem sobre o Benfica. Pedro Proença como líder da Liga devia saber que nunca deveria ser permitido a que os confrontos entre as 2 melhores equipas em Portugal fosse arbitrado sistematicamente por árbitros, com os quais existe uma vantagem clara para o F. C. Porto. Para 19 dos últimos 24 clássicos foram nomeados árbitros com os quais o F. C. Porto tem um clara vantagem no rendimento pontual médio em relação ao Benfica. Não se compreende como para 24 jogos a Liga, se consegue nomear por 19 vezes árbitros, com os quais o Benfica e o F. C. Porto não tem rendimentos equiparáveis, árbitros com os quais existe uma diferença superior a 10% favorável ao F. C. Porto. Nomear Jorge Sousa e Artur Soares Dias para apitarem, o Benfica - F. C. Porto é descaradamente conceder vantagem competitiva ao F. C. Porto. Quanto a equidistância dos árbitros nomeados, é evidente que no mandato do Pedro Proença, o Benfica não teve o mesmo tratamento que o F. C. Porto.
Como sabemos nestas 12 épocas, o Sporting não conseguiu conquistar nenhum titulo, sendo uma equipa que em média no geral conquistou menos 13% dos pontos possíveis do que o F. C. Porto conquistou (80%-67%), por isso podemos afirmar que aos olhos do Artur Soares Dias, em que o Benfica conquista menos 12% dos pontos possíveis que o F. C. Porto (79%-67%), só o F. C. Porto reúne condições arbitrais para ser campeão em Portugal. O Benfica só consegue ser campeão, se tiver plantel muito superior ao F. C. Porto, porque com equipas semelhantes, já todos sabemos a quem o Artur Soares Dias e Jorge Sousa darão a vitória nesse confronto directo. Alguém se lembra deles punirem o F. C. Porto com expulsões ou penaltis desfavoráveis. Estas são as desigualdades recorrentes na Liga Portuguesa.

Agora recentemente, a Liga presidida pelo Pedro Proença, elaborou o calendário para as 10 jornadas finais que faltam disputar, conseguiram na marcação dos jogos do Benfica, garantir que os seus adversários terão exactamente os mesmos 38 dias de dias de descanso entre os jogos que o Benfica terá, já ao F. C. Porto concederam no total mais 8 dias de descanso que os adversários que enfrentará nestas 10 jornadas.
                                       PortoaoColo - Posts | Facebook
Quem aprovou este calendário na Liga não quer garantir equidade entre os competidores!
Agora imaginem o que diriam os adeptos do F. C. Porto, se em vez de terem mais 8 dias de descanso do que os seus adversários, a Liga tivesse aprovado um calendário em que tinham menos 8 dias de descanso do que os seus adversários, quando essa mesma Liga conseguiu compor um calendário em que o Benfica tinha o mesmo número de dias de descanso que os seus adversários?

Qual é a sua opinião, há que fazer mudanças na Liga para se garantir equidade entre as condições criadas ao F. C. Porto e Benfica?

1 comentário:

MP disse...

La aconteceu o Benfica exigir a demissao do homem. Mas duvido que tenha sido para defender os interesses do Benfica. Deve ter sido, como de costume, para defender os interesses de LFV.