domingo, 17 de maio de 2020

Penaltis assinalados por temporada nas ultimas 12 épocas em Portugal


Analisando o número de penaltis assinalados favoráveis ao F. C. Porto, Benfica, Sporting e das restantes equipas facilmente chegaremos a conclusão que os 3 grandes de Portugal são de longe as equipas que usufruem de mais penaltis, também são as que mais vezes chegam a área do adversário.


É uma verdade estatística compreensível para todos, que em condições de normalidade arbitral, as equipas que mais atacam, as que conquistam mais pontos, são aquelas que obrigam os seus adversários a cometer mais grandes penalidades. Logo, é expectável encontrarmos nas últimas 12 épocas, o Benfica e o F. C. Porto como as equipas com mais penaltis favoráveis na Liga Portuguesa. Estas 2 equipas que em 374 jogos do campeonato conquistaram exactamente os mesmos 900 pontos, ou seja em média conquistaram 80% dos pontos possíveis. Nestes 12 campeonatos, os dados estatísticos revelam claramente que o Benfica tem sido o melhor ataque da Liga, ao marcar 875 golos, seguido do F. C. Porto que conseguiu marcar 818 golos, segue-se o Sporting com 650 golos marcados e 756 pontos conquistados, neste caso já vemos que estamos a falar de 146 pontos e 225 golos de diferença em 12 épocas, seguramente que no caso do Sporting não podemos estar a falar de jogadores realisticamente com capacidade para lutar pelos mesmos objectivos que os do Benfica ou F. C. Porto. Mas os dados estatísticos demonstram que no que toca a usufruir de grandes penalidades o Sporting equipara-se ao Benfica, se bem que ambas usufruíram de menos 6 penaltis do que o F. C. Porto.


No total, o F. C. Porto usufruiu de 104 penaltis, enquanto os seus rivais usufruíram de apenas 98 penaltis, a diferença não parece ser muito relevante, mas quando analisamos com detalhe os resultados que se verificavam nos momentos em que foram assinalados esses penaltis, vemos que com o jogo empatado foram assinalados 49 penaltis favoráveis ao F. C. Porto, 39 favoráveis ao Benfica e 36 favoráveis ao Sporting. Como todas as pessoas sabem o golo que coloca a equipa em vantagem, que garante a vitória é o mais difícil de obter num jogo de futebol. Dependendo somente desta decisão arbitral de assinalar penalti favorável a um candidato ao titulo com o jogo empatado (o que permite acrescentar directamente mais 2 pontos com essa decisão arbitral), nestes últimos 12 campeonatos, o F. C. Porto teve condições para conquistar mais 20 pontos que o Benfica e 26 pontos que o Sporting. Analisando somente as últimas 6 épocas vemos que com o jogo empatado, foram assinaladas 22 penaltis favoráveis ao Sporting, 20 ao F. C. Porto e 19 ao Benfica.


Este é o quadro resumo das últimas 12 épocas, segregando a informação em dois períodos de 6 anos cada, constatamos que entre 2008/09 e 2013/14, o F. C. Porto foi de longe a equipa que usufrui de mais penaltis (61 no total dessas 6 épocas) e o Sporting entre 2014/15 a 2019/20 é de longe a equipa que usufrui de mais penaltis favoráveis (58 no total destas últimas 6 épocas).


Os 3 grandes também são as equipas que são menos vezes penalizados com penaltis desfavoráveis, sendo que nestas últimas 12 épocas apenas foram assinaladas:

  • 27 penaltis desfavoráveis ao F. C .Porto (inacreditavelmente não existe nenhum árbitro que tenha assinalado 3 penaltis desfavoráveis ao F. C. Porto nas últimas 12 épocas).
  • 35 penaltis desfavoráveis ao Benfica (o arbitro que mais vezes penalizou o Benfica, foi o Artur Soares Dias, que assinalou 8, seguido do também portuense Rui Costa que assinalou 4 deles e do Jorge Sousa que assinalou 3 deles).
  • 48 penaltis desfavoráveis ao Sporting (o arbitro que mais vezes penalizou o Sporting, foi o Artur Soares Dias, que assinalou 7, seguido do Hugo Miguel que assinalou 5 e do Carlos Xistra que assinalou 3 deles).

Sem comentários: