segunda-feira, 26 de agosto de 2019

JORGE SOUSA - CONFIRMA A SUA TENDÊNCIA, QUAL É A NOVIDADE?

Com o Jorge Sousa, o Benfica é claramente inferior ao F. C. Porto, os números não enganam!
É um arbitro experiente, consegue levar o jogo para o lado que quer, sem recorrer a erros grosseiros, os dirigentes do Benfica já deviam estar fartos de saber isso, mas provavelmente alguns só agora compreenderam porque já deveriam ter Navas, Djibril Sidibé e Dani Olmo às ordens do treinador. Pelo menos 2 deles, seriam imperativos para quem tem a responsabilidade de suprir as necessidades do plantel (Bruno Lage solicitou competitividade). São apenas 3 posições e não estamos a falar dos 120 M€ que ele disse que daria pelo João Félix, nem de metade disso em reinvestimento em novos reforços.

Já todos sabem há muito tempo que com a arbitragem do Jorge Sousa, o F. C. Porto obtém um rendimento desportivo muito superior ao do Benfica, não é de hoje! Nas últimas 12 épocas com todos os árbitros em 353 jogos, o Benfica conquistou 847 pontos e o F. C. Porto 846 pontos, ou seja, o rendimento médio das duas equipas é muito semelhante (conquistam em média 80% dos pontos possíveis), mas com a arbitragem do Jorge Sousa, o F. C. Porto é claramente melhor, pois em 24 jogos conquistou 52 pontos (72% dos pontos possíveis) e o Benfica em 26 jogos conquistou 46 pontos (59% dos pontos possíveis). 13% de diferença entre estes 2 clubes, quer dizer que, num campeonato de 30 jogos, estes 2 clubes terminariam com 12 pontos de diferença. Quantas vezes aconteceram estas diferenças entre os 2 clubes nos últimos campeonatos? Estes números nos jogos do Jorge Sousa claramente não representam as reais diferenças que tem acontecido em concreto entre estas 2 equipas nas últimas 12 épocas em análise. São os números do Jorge Sousa, mas não aconteceriam em condições arbitrais normais!

Inacreditavelmente Jorge Sousa voltou a ser nomeado para um Clássico, mesmo após diversos "posts" feitos aqui no Blog em 12/12/2014, em 22/11/2015, em 08/12/2016, em 22/03/2018, em 08/02/2019, de que os dados estatísticos demonstrarem um clara tendência deste arbitro favorável ao F. C. Porto, esta é a 7ª vez que Jorge Sousa é nomeado para arbitrar um clássico Benfica-Porto para o campeonato nas últimas 12 épocas. Nos 7 clássicos assinalou 1 penalti e 3 expulsões favoráveis ao F. C. Porto, mas nunca viu um penalti ou expulsão favorável ao Benfica! Incrível equidistância!


O Conselho de Arbitragem sabe que nomear um arbitro da própria Associação, é uma clara vantagem para qualquer equipa, é por isso que não encontramos árbitros da Madeira a apitar jogos do Marítimo ou Nacional, não encontramos árbitros de Setúbal a apitar jogos do Vitória de Setúbal, não encontramos árbitros de Algarve a apitar jogos do Portimonense, não encontramos árbitros de Braga a apitar jogos do Braga, por isso, não se compreende essa insistência em árbitros da A. F. Porto para apitar os clássicos, ainda por cima, árbitros com os quais o rendimento médio do F. C. Porto é claramente superior ao do Benfica. É que é uma dupla desvantagem para o Benfica, que se manifesta estatisticamente no rendimento médio dos 2 clubes com esse arbitro e no facto do arbitro ser da própria associação de um dos clubes em confronto.
Esta é situação devia ser evitada a bem da verdade desportiva! Pois, é uma clara vantagem competitiva que qualquer adepto compreende. É inaceitável para a competição que se pretende sadia, com equidistância arbitral. É tão óbvio! Tão óbvio, basta querer olhar para os números! 

É tão óbvio a intenção destas nomeações para os Clássicos em favorecer uma das equipas: 
  • Mas será que alguém tem dúvida que, com a arbitragem do Jorge Sousa as probabilidades de sucesso do F. C. Porto são maiores do que as do Benfica? Com Jorge Sousa sempre que o F. C. Porto está em desvantagem, aparecem as expulsões para tentar dar oportunidade do Porto usufruir de superioridade numérica, como por exemplo dar um bizarro duplo amarelo ao Gabriel num mesmo lance, ou conseguir expulsar o Zivcovic por 2 amarelos em faltas normais no meio campo que esteve apenas em 6 minutos em campo, ou expulsando o Katsoranis num 1-1 em que o golo do Porto advêm de um penalti que ele assinalou. 
  • Mas será que ninguém estranha o facto de nestas 12 épocas, o Jorge Sousa ter assinalado apenas 3 penaltis favoráveis ao Benfica em 26 jogos e o dobro ao F. C. Porto, pois já assinalou 6 penaltis favoráveis ao F. C. Porto? É que se constata que com Jorge Sousa, o Benfica nesses 26 jogos nunca conseguiu marcar nenhum golo de penalti que permitisse empatar ou se adiantar no marcador, o Jorge Sousa nestas últimas 12 épocas apenas permitiu ao Benfica marcar golos de penaltis nos últimos minutos quando já estava a ganhar por 4-0 ou 3-1.
  • Mas será que ninguém repara que Jorge Sousa já assinalou 3 penaltis desfavoráveis ao Benfica e apenas 1 desfavorável ao F. C. Porto? Ele revela muitas dificuldades em assinalar penaltis desfavoráveis ao F. C. Porto, quando estão pontos em aberto, como foi o caso do jogo em Braga e em Moreira de Cónegos, nem mesmo quando aconteçam 2 em 2 dias seguidos, como foi na famosa jornada do nevoeiro na Choupana, não é capaz de assinalar.
Jorge Sousa (nomeado 7 vezes) tem sido destacadamente o preferido do Conselho de Arbitragem para arbitrar os 2 clubes, que tem dividido os títulos de campeão entre si neste período em que analisamos os dados estatísticos aqui neste Blog, logo seguido do Artur Soares Dias, também da A. F. Porto, que foi nomeado por 5 vezes. Porque será que têm sido recorrentemente nomeado árbitros para os clássicos, com os quais existe uma vantagem clara do F. C. Porto com esses árbitros?

Segue a listagem das últimas 23 nomeações para o Clássico, com a indicação da associação a que pertence o arbitro nomeado e se com esse arbitro existe uma grande diferença no rendimento médio dos 2 clubes (azul quando há grande vantagem do Porto, a vermelho vantagem do Benfica e a amarelo aparecem os elementos que estão mais equidistantes)



É incrível a quantidade de azul que se vê no quadro acima, no nome e associação do arbitro!
É que tal como com Jorge Sousa, também com Olegário Benquerença, Pedro Proença, Artur Soares Dias e Carlos Xistra existe uma grande vantagem para o F. C. Porto, por isso no quadro que se segue aparecem os seus nomes pintados a azul. Seguindo o mesmo critério também aparecem pintado a vermelho os 2 árbitros que já foram nomeados para arbitrar o clássico com os quais existe uma grande vantagem do rendimento médio do Benfica em relação ao F. C. Porto (Fábio Veríssimo e Rui Costa). Ressalva-se, que a nomeação do Rui Costa, aconteceu no único clássico disputado já com o campeão matematicamente atribuído nas últimas 12 épocas e é um arbitro da A. F. Porto, o que justifica o facto de já ter assinalado 4 penaltis desfavoráveis ao Benfica e apenas 1 desfavorável ao F. C. Porto nestas últimas 12 épocas, mas compreende-se que Benfica tenha obtido um rendimento médio alto com ele, pois 18 dos 21 jogos que dirigiu foram no Estádio da Luz! 

Estamos a analisar nomeações para confrontos directos entre 2 equipas que em 353 jogos, revelaram um rendimento muito semelhante, somente uma vantagem de 1 ponto do Benfica (847-846 pontos), em campeonatos ganhos neste período foram 6 para o Benfica e 5 para o F. C. Porto. Por isso, não faz sentido em 23 nomeações encontrarmos 19 nomeações favoráveis ao F. C. Porto e apenas 4 nomeações de árbitros com os quais o Benfica tem um rendimento médio superior ao do F. C. Porto, curiosamente nenhum desses árbitros teve a sorte de voltar a ser nomeados para apitarem clássicos!
O Conselho de Arbitragem sabe perfeitamente que 19-4 em nomeações é uma grande goleada! 

É que se verificarmos com atenção, o Conselho de Arbitragem nem procura encontrar árbitros minimamente equidistantes, em que não existe uma diferença superior a 10% no rendimento médio das 2 equipas com esse arbitro, pois nos 23 últimos clássicos somente por 3 vezes foram nomeados árbitros estatisticamente mais equidistantes, por 18 vezes foram nomeados claramente favoráveis ao F. C. Porto e apenas por 2 vezes foram nomeados árbitros com os quais estatisticamente claramente o Benfica obtém melhor rendimento do que o F. C. Porto. Como é possível em condições normais arbitrais, encontrar 18 nomeações claramente favoráveis ao F. C. Porto e apenas 2 ao Benfica, tendo em conta o rendimento médio dos 2 clubes nestas últimas 12 épocas?
18-2 em nomeações de árbitros claramente tendenciosos é uma grande goleada, Conselho de Arbitragem! 

Com estas sucessivas nomeações favoráveis ao F. C. Porto,  é óbvio que o rendimento das 2 equipas não pode ser o mesmo nesses jogos em que estão em confronto directo. Se o rendimento médio destas 2 equipas com determinado arbitro tem uma diferença superior a 10%, então seguramente aos olhos desse arbitro não estamos a falar de 2 clubes equivalentes, não existe equidistância com esse arbitro. É facilmente demonstrável com ajuda dos dados estatísticos, uma vez que com os 10 árbitros que tiveram o privilégio de arbitrar clássicos, o F. C. Porto tem um saldo de 32 penaltis favoráveis, enquanto o Benfica só teve um saldo de 13 penaltis favoráveis. São 19 penaltis de diferença! Alguém consideraria equidistante alguém que tivesse marcado mais 19 penaltis a favor do F. C. Porto do que a favor do Benfica, disputando estes 2 clubes o mesmo campeonato, contra os mesmos adversários, Benfica e F. C. Porto que conquistaram praticamente os mesmos pontos?

Segue-se o quadro que discrimina o número de penaltis favoráveis e desfavoráveis assinalados pelos 10 árbitros que foram nomeados para clássicos (Benfica-F. C. Porto) nos últimos 12 campeonatos. 


Este é o quadro, com o total de jogos que determinado arbitro dirigiu do F. C. Porto, que dirigiu do Benfica, com o total de pontos conquistados pelo F. C. Porto e pelo Benfica nesses jogos e que lado a lado compara a % de pontos conquistados pelo F. C. Porto ao que foi conquistado pelo Benfica em média nos últimos 12 campeonatos com esse arbitro que já arbitrou um clássico.

Quando vemos este quadro, salta a vista que com os árbitros que tem sido nomeados para o clássico, o F. C. Porto nestas últimas 12 épocas conquistou 369 pontos e o Benfica apenas 327 pontos com estes árbitros, é uma considerável diferença para equipas tão semelhantes na realidade geral. Jorge Sousa apitou 7, Artur Soares Dias 5, Pedro Proença 4 e foram apenas 1 clássico arbitrado cada um dos restantes árbitros (Olegário Benquerença, Carlos Xistra, Duarte Gomes, Lucílio Baptista, João Ferreira, Fábio Veríssimo e Rui Costa). Estes 10 árbitros nomeados para os clássicos nestas 12 épocas, parece incrível mas é a realidade, em 159 jogos difíceis do F. C. Porto (sim, jogos difíceis, porque são esses que os internacionais apitam) apenas assinalaram 9 penaltis desfavoráveis ao F. C. Porto, mas já conseguiram ver 21 desfavoráveis ao Benfica em 156 jogos. Esta enorme diferença entre equipas equivalentes não acontecem em condições arbitrais normais. Com todos os árbitros com os quais existe uma clara vantagem do F. C. Porto no rendimento médio, também existe uma clara vantagem no saldo favorável de penaltis do F. C. Porto em relação ao do Benfica. Dos 2 árbitros com os quais o Benfica tem claramente um melhor rendimento médio do que o F. C. Porto, apenas com o Fábio Veríssimo, o Benfica obteve um saldo mais favorável de penaltis do que o F. C. Porto, mas atenção 2 dos 3 penaltis foram marcados pelo Fábio Veríssimo, resultaram no 4-0 e no 5-0, ou seja, para a atribuição dos pontos são penaltis completamente irrelevantes.

Os números não enganam, a nomeação dos árbitros para os clássicos nas últimas 12 épocas, foram muito favoráveis a um dos candidatos ao título. Toda a gente sabe que aos olhos de Olegário Benquerença, Pedro Proença, Artur Soares Dias, Carlos Xistra e Jorge Sousa, não há nenhuma equipa em Portugal com um rendimento semelhante ao F. C. Porto nestas 12 épocas.
Facto: Jorge Sousa, Artur Soares Dias e Pedro Proença arbitraram 16 dos últimos 23 clássicos!

Agora agradeço que me responda as seguintes 5 perguntas, com SIM ou NÃO e justifique?

  1. Existe claramente uma melhor equipa em Portugal nas últimas 12 épocas, (847 e 846 pontos)?
  2. As nomeações para os Clássicos tem favorecido o rendimento desportivo do F. C. Porto comparativamente ao do Benfica (com esses 10 árbitros são 369 pontos contra 327)?
  3. Com a arbitragem do Jorge Sousa, existe claramente uma melhor equipa em Portugal?
  4. Com a arbitragem do Artur Soares Dias existe claramente uma melhor equipa em Portugal?
  5. Com a arbitragem do Pedro Proença existia claramente uma melhor equipa em Portugal?


2 comentários:

Anónimo disse...

Isto é demasiada estatística.
O que eu queria mesmo saber é o que teria acontecido no jogo com o penalti sobre o Grimaldo aos 17' a ser assinalado.
E queria uma contabilização dos amarelos (e vermelhos...) que foram perdoados ao clube da fruta de dormir e do "negócio tomado pelo Casagrande" no jogo de sábado.

Anónimo disse...

Desde 2002/03 e até ao final de 2018/2019 Jorge Sousa apitou 220 jogos da 1ª Liga, sendo que 33 envolveram o SCP, 29 o FCP e 35 o SLB.
Se nesses 97 jogos os jogos em que existiram penalties e/ou expulsões tivessem terminado com os resultados que estavam à data dessas expulsões, O SCP teria obtido menos 8 pontos, o FCP menos 5 e o SLB menos 8.

Fazendo a divisão desses pontos pelo numero de jogos , o SCP teria menos 0.24 pontos por jogo, o FCP menos 0.17 e o SLB menos 0.23….