sexta-feira, 7 de junho de 2019

Classificação dos árbitros 2018/19

Depois de na última temporada, os responsáveis pela arbitragem terem decidido não publicar a classificação final dos árbitros 2017/18, decidiram agora que a bem da transparência, o publico em geral deve ter conhecimento da forma como as actuações dos árbitros foram avaliadas.

Surpreendentemente, Jorge Sousa aparece em 1º lugar! Ele que esteve lesionado até a 21ª jornada!

A forma como são avaliados os árbitros, é bem difícil de compreender, mesmo para quem como nós aqui no Blog, que como se sabe, estamos muito atentos aos desempenhos dos árbitros durante toda a temporada. Só mesmo numa actividade muito "sui generis" como a Arbitragem é possível, eleger como o melhor da temporada, um elemento que tenha participado somente em 10 jogos (esteve lesionado a época quase toda e somente à 21ª jornada foi nomeado para o seu 1º jogo em 2018/19). Com menos jogos realizados esta temporada do que o Jorge Sousa (eleito melhor arbitro 2018/19), somente o despromovido João Malheiro (9 jogos realizados - 20º classificado) e os inexperientes André Narciso (9 jogos realizados - 9º classificado), Cláudio Pereira (9 jogos realizados - 10º classificado) e Rui Oliveira (4 jogos realizados - 17º classificado).

João Pinheiro (Braga) realizou 19 jogos e ficou em 2º lugar, seguido por Rui Costa (Porto), que apitou 18 jogos, ou seja, o Porto consegue colocar 2 árbitros nos 3 primeiros lugares!
Quem manda nisto tudo. afinal! Curiosamente, Fábio Veríssimo apesar de ter estado na jarra muito tempo, ainda conseguiu apitar 16 jogos e terminar a época com o 11º classificado!

Todos os clubes tem vantagem em ser arbitrados por elementos da sua própria associação.
É por isso que, o F. C. Porto em 34 jornadas teve por 12 vezes árbitros da sua própria associação a apitar os seus jogos na época 2018/19 (conquistou 85 pontos) e por 13 vezes na época 2017/18 (conquistou 88 pontos), . Já coitado do Braga, apenas teve por 1 vez um arbitro de Braga nomeado para os seus jogos na época 2018/19 e nenhuma vez na época 2017/18, jogou todos os confrontos directos contra o F. C. Porto, Benfica e Sporting com árbitros das Associações rivais (5 vezes árbitros da A. F. Porto e 1 de Lisboa).

Esta é a classificação dos árbitros 2018/19

Já se sabe que os 2 últimos descem de divisão, logo descem de divisão 2 árbitros da A. F. Lisboa, o João Capela e o João Malheiro Pinto. Pouca sorte da A. F. Lisboa com os avaliadores que mandam no actual Conselho de Arbitragem. Já na temporada passada havia descido um árbitro de Lisboa (Tiago Antunes), ou seja cada vez são menos os árbitros de Lisboa a apitar na 1ª Liga. Neste momento restam apenas 3 árbitros de Lisboa, os internacionais Tiago Martins e Hugo Miguel e p jovem Hélder Malheiro, que foram o 5º, 12º e 14º classificados aos olhos dos responsáveis pela arbitragem Nacional, enquanto a A. F. Porto se encontra representado por 5 árbitros na Liga Portuguesa, sendo que o pior classificado deles todos, é o Rui Oliveira (17º classificado, escapa in extremis a despromoção), ele que também já tinha sido dos últimos a escapar a descida no final da época 2016/17 (18º classificado), no ano 2017/18 não foi publicada a classificação dos árbitros.

Se o Benfica (7 vezes árbitros de Lisboa em 34 jornadas) e o Sporting (9 vezes árbitros de Lisboa) já tiveram condições arbitrais muito inferiores ao F. C. Porto em 2018/19, mesmo havendo na Liga 5 árbitros da própria associação para cada uma das equipas, perspectiva-se que a situação se agrave na próxima época (2019/20) em que só haverá 3 árbitros de Lisboa, mantendo o Porto os seus 5 árbitros.

3 comentários:

Anónimo disse...

"Se o Benfica (7 vezes árbitros de Lisboa em 34 jornadas) e o Sporting (9 vezes árbitros de Lisboa) já tiveram condições arbitrais muito inferiores ao F. C. Porto em 2018/19, mesmo havendo na Liga 5 árbitros da própria associação para cada uma das equipas, perspectiva-se que a situação se agrave na próxima época (2019/20) em que só haverá 3 árbitros de Lisboa, mantendo o Porto os seus 5 árbitros."

Engraçado, o FC Porto perdeu 9 pontos na 2ª volta, apitado por quem?
Jorge Sousa 2 X (Benfica no Dragão, e em Moreira).
Rui Costa em Guimarães.
Soares Dias em V Conde.

A máquina de propaganda tem de alterar a narrativa, porque essa dos arbitros da AF do Porto já não colhe.

Continuando, Soares Dias e Sousa são os dois únicos árbitros Elite UEFA, portanto, são os melhores em Portugal para a UEFA. O que me causa estranheza? O Benfica na Feira, em Braga, ou em Vila do Conde, numa fase decisiva do campeonato, nunca teve os dois melhores árbitros nomeados em jogos decisivos fora de casa? porém, nessa fase final, o ASD apitou o Benfica Portimão, e o Sousa o jogo da festa com o Sta Clara na Luz. Em contraste, em igual período, o Sousa apitou o FC Porto em Braga, e o ASD em Vila do Conde.

Agora vamos ver as nomeações do Benfica, em clássicos e derbis:
Benfica FC Porto: Fábio Verissimo.
FC Porto Benfica: Jorge Sousa.
Benfica Sporting: Luís Godinho.
Sporting Benfica: Soares Dias.

Curioso, em clássicos/derbis na Luz, são nomeados Internacionais do aviário. Mas já em clássicos/derbis no Dragão e Alvalade, já são nomeados os dois melhores árbitros portugueses, porquê? Porque num ambiente desfavoravel já exigem os melhores, porque se sentem mais confortaveis sendo apitados pelos melhores, e evitam os menos experientes, ou aqueles que possam sucumbir à pressão.

Duarte Calabote (putativo candidato a qq coisa no seio da arbitragem)

Anónimo disse...

O anonimo la escolhe uns dados avulsos para contrariar um dacto. Nas 34 jornadas o porto tem muito mais amigalhacos do porto qye os clubes de lisboa arbitros de lisboa.

Anonimo, a tua propaganda e que nao colhe.

O porto perde pontos com o jorge sousa em moreira? Pois, apessr de ter sido beneficiado pelo jorge sousa. Penalty perdoado a militao.

Perde pontos em guimaraes com o Rui costa? Pois, apesar de te sido benefuciado pelo rui costa. Vermelho perdoado a oliver ao início da segunda parte.

Perde pontos em casa com o benfica? Pois, mesmo beneficiado por jorge sousa, perdoando um penalty sobre o pizzi e a expulsao por agressao do brahimi ao ruben dias, que viu.

Portanto nao venhas com a falacia de perderem pontos. Interessa e os erros e ajudas e esses firam muitos vinoz da afporto, a que juntamos manuel oliveira em setubal, rui oliveira com o feirense, e 3 jogos com decisoes inexplicáveis de vasco santos no Var.

Anónimo disse...

Quanto a esse benfica porto com verissimo, penalty por marcar de maxi sobre cervi e vermelho perdoado a herrera um minuto depois de expulsar lema num lance igual.