sábado, 25 de maio de 2019

Jorge Sousa nomeado para a final da Taça de Portugal, porquê?

Quando a grande parte dos previsões indicavam o Carlos Xistra como o mais provável candidato a ser nomeado para a final da Taça, em reconhecimento da sua longa contribuição/carreira na arbitragem nacional, arbitro internacional que atingiu o limite de idade e vai se reformar. Qual seria o melhor palco para um arbitro internacional se reformar do que o último jogo da época (a festa do Jamor), que este ano até seria disputada entre a equipa (F. C. Porto) que é de longe a que obtem um melhor rendimento médio nos jogos arbitrados pelo Carlos Xistra e a equipa do qual o Carlos Xistra é adepto (Sporting).  Nas últimas 11 épocas, o F. C .Porto conquistou uns incríveis 85% dos pontos possíveis nos 29 jogos arbitrados pelo Carlos Xistra (assinalou 8 penaltis favoráveis e 2 desfavoráveis ao F. C. Porto) e o Sporting conquistou 67% dos pontos possíveis em 24 jogos (assinalou 6 penaltis favoráveis e 2 desfavoráveis ao Sporting). Aparentemente não haveria anti-corpos para que o nomeado fosse o Carlos Xistra a não ser o facto de ser adepto de um dos clubes em confronto, mas como o Jorge Sousa temos o mesmo problema, também ele é adepto de um dos clubes em confronto.
Pelos vistos as questões de preferências clubísticas dos árbitros nem as condicionantes regionais evitaram a nomeação do Jorge Sousa para esta final.

Na minha opinião, Jorge Sousa que esteve esta época toda lesionado até à 21ª jornada não merece ser premiado com a nomeação para a final da Taça de Portugal. Apesar dessa longa ausência, Jorge Sousa, foi nomeado para o jogo em que se decidia a liderança da Liga na 24ª jornada (F. C. Porto - Benfica), em que permitiu ao F. C. Porto obter um golo em fora de jogo e ainda lhe concedeu 18 minutos em superioridade numérica no sentido do clube ter as melhores condições arbitrais para evitar a derrota, o que lhe garantiria a conquista do título com o que hoje todos temos como confirmado. 3 semanas depois desta vergonhosa arbitragem, não é que o Conselho de Arbitagem, nomeia Jorge Sousa para o jogo que estava o 2º lugar em disputa (Braga - F. C. Porto), jogo em que estando o Braga a vencer por 2-1, ele conseguiu assinalar 2 penaltis que permitiram vira o jogo para 2-3. Depois de já ter sido nomeado para o jogo do F. C. Porto contra o Benfica e contra o Braga, está nomeação para o jogo da final contra o Sporting, são já demasiados jogos decisivos do F. C. Porto em que está amparada por um arbitro portista, que pertence a mesma Associação de futebol a que pertence o F. C. Porto. Esta são as imagens dos erros mais flagrantes nos jogos contra o Benfica e Braga:




E na 27ª, na altura o Braga tinha 58 pontos e o F. C. Porto 63 pontos, logo com o resultado que se verificava aos 68 minutos, quando Jorge Sousa decidiu assinalar penalti favorável (ajudar o seu F. C. Porto), o Braga estava a apenas 2 pontos do 2º lugar (F. C. Porto). Todos sabemos que com 2 penaltis favoráveis, todas as equipas obtêm um bom rendimento desportivo. Toda a gente diz que para o Braga poder competir realmente até ao fim pelo título tem que ter melhores resultados nesses confrontos directos, mas parecem querem esquecer dessa análise que o Braga sofreu 5 penaltis desfavoráveis nos 6 jogos que disputou contra os outros 3 candidatos ao título esta época 2018/19. Nestas condições é impossível competir! Quer seja, Abel, Mourinho ou mesmo Guardiola o treinador.


O desempenho do Jorge Sousa nesta época 2018/19 foi mais uma vez demasiada tendenciosa.
Os números não deixam de reflectir, isso, bastava ao F. C. Porto ter conseguido aproveitar os 18 minutos em superioridade numérica para evitar a derrota contra o Benfica e assim se sagrar campeão. Já nem falo em aproveitar o golo em fora de jogo que Jorge Sousa validou, para tentar evitar sofrer 2, pois depois desse erro arbitral grave do Jorge Sousa, só sofrendo 2 golos o F. C. Porto perderia a liderança.


Acredita o Conselho de Arbitragem que o Jorge Sousa é bem visto pelo F. C. Porto e Sporting.
Na óptica deles estão a evitar contestação por parte do F. C. Porto e do Sporting, com a nomeação do Jorge Sousa, nenhum deles tem tido razões de queixa deste arbitro nos últimos anos (existe apenas um episódio em que Jorge Sousa destratou um jovem guarda-redes do Sporting, num jogo da equipa B), até pelo facto de serem os 2 clubes que registaram os melhores rendimentos médios nos jogos arbitrados por Jorge Sousa nas últimas 11 épocas.

Sporting e F. C. Porto são aos olhos do Jorge Sousa, os 2 melhores clubes portugueses nas últimas 11 épocas, pois:

  1. O Sporting, com 39 pontos conquistados nos 18 jogos seus arbitrados pelo Jorge Sousa nos últimos 11 campeonatos, é a equipa com melhor rendimento médio em Portugal, (o Sporting conquistou em média 72% dos pontos possíveis nesse período). Nesses 18 jogos do Sporting, encontramos 7 jogos difíceis contra os outros 3 candidatos ao título em que Jorge Sousa assinalou 2 penaltis favoráveis e 2 desfavoráveis ao Sporting (3 confrontos directos do Sporting contra o Braga, 2 confrontos directos contra o F. C. Porto e 2 confrontos directos contra o Benfica). Neste mesmo período dos últimos 11 campeonatos, o Sporting nos outros 332 jogos arbitrados pelos restantes árbitros conquistou em média 68% dos pontos possíveis (atenção que em média por cada 34 jogos de campeonato, apenas encontramos 6 jogos difíceis contra os outros candidatos ao título, Benfica, F. C. Porto e Braga). Se com 7 jogos difíceis em 18, o Sporting conquista em média 72% dos pontos possíveis, estatisticamente é pouco provável que com 10 jogos difíceis em 23 conseguisse os 71% de aproveitamento médio que o F. C. Porto conseguiu com Jorge Sousa, pois para se ter uma ideia o Sporting nessas últimas 11 épocas apenas conquistou 17 pontos em 22 jogos contra o Benfica (22% dos pontos possíveis), logo o rendimento médio do Sporting seria bastante inferior se Jorge Sousa tivesse apitado 6 jogos contra o Benfica, em vez de apenas 2 como apitou do Sporting). 
  2. O F. C. Porto, com 49 pontos conquistados nos 23 jogos seus arbitrados pelo Jorge Sousa nos último 11 campeonatos é a equipa com mais pontos conquistados nos jogos arbitrados pelo Jorge Sousa, isto apesar de Jorge Sousa ter sido nomeado nesse período para 25 do Benfica (nos jogos arbitrados por Jorge Sousa o Benfica apenas conquistou 61% dos pontos possíveis) e 25 jogos do Braga (nos jogos arbitrados por Jorge Sousa o Braga apenas conquistou 59% dos pontos possíveis).  O F. C. Porto conquistou em média 71% dos pontos possíveis, nos 23 jogos arbitrados pelo Jorge Sousa, atenção que nesses 23 jogos estão incluídos 10 jogos difíceis contra os outros 3 candidatos ao titulo em que assinalou 5 penaltis favoráveis ao F. C. Porto e nenhum desfavorável (6 confrontos directos contra o Benfica, 2 confrontos directos contra o Sporting e 2 confrontos directos contra o Braga). 

1 comentário:

Pedro Lopes - no youtube e Desempregado SEMPRE Tambem!!! disse...

É curioso como um ingrediente tem muito, muito sabor com no rosto de meu pai desempregado agora em portugal. Sim, muitos, muitos desempregados agora, muitas sopas dos pobres tambem. Muita tristeza em nosso povo tugalandia agora. Que pensam nossas pessoas agora? Muito medo, muitas sopas dos pobres e nada do nado do trabalhos e o Problema. Que vai fasser tudos? Nada?

Abaixo o merda do putugal, o PIOR merda no mundo! Até os macacos não respeitam putugal. Putugal o nova provincia Espanhola proximamente :)

BENFICA!!!!!!!!