quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Campeonato dos penaltis assinalados: últimas 11 épocas

Estatisticamente é expectável que as equipas que mais atacam sejam também as que mais penaltis assinalados a seu favor têm e as que mais golos marcam, por isso em princípio o Benfica, F. C. Porto e o Sporting serão as equipas que obrigaram os seus adversários do campeonato nacional a cometer mais infracções na sua área defensiva.

A luta pelo título de campeão dos penaltis em Portugal nas últimas épocas está mais renhida do que nunca. Nos últimos 11 campeonatos, foram assinalados 90 grandes penalidades a favor do F. C. Porto (54 deles num momento em que pode permitir acrescentar pontos directamente com esse penalti), 88 a favor do Sporting (49 deles num momento em que pode permitir acrescentar pontos directamente com esse penalti) e 86 a favor do Benfica (46 deles num momento em que pode permitir acrescentar pontos directamente com esse penalti). Nos penaltis assinalados com pontos directamente em disputa, temos pois, uma diferença máxima de 8 penaltis entre os 3 grandes!

No total a diferença é de apenas 4 penaltis entre estas 3 equipas ao longo de 11 temporadas (338 jogos), aparentemente até pode demonstrar que a facilidade de serem assinaladas grandes penalidades a favor dos 3 grandes é muito similar. Mas até parece, que as grandes penalidades são assinaladas a favor dos grandes só porque são os 3 grandes de Portugal, pois não conseguimos detectar uma correlação directa entre a capacidade ofensiva dessas 3 equipas grandes e os penaltis que são assinalados a seu favor, como seria expectável encontrarmos. Pois, nas últimas 11 épocas, o Benfica teve claramente o melhor desempenho ofensivo em Portugal, uma vez que nesse período de tempo, o seu ataque foi capaz de marcar 780 golos,  mesmo sendo das 3 equipas a que usufruiu de menos penaltis assinalados a seu favor, o segundo melhor ataque foi o F. C. Porto, que conseguiu marcar 738 golos e por fim, o o 3º melhor ataque foi do Sporting, com 585 golos marcados nos últimos 11 campeonatos (ou seja, em média por cada 6,6 golos que consegue marcar foi assinalado um penalti a seu favor, o que são condições muito melhores do que as que o Benfica tem competido, uma vez que em média só depois de marcar mais de 9 golos é que é assinalado um penalti a seu favor).

Aqui nesta publicação, só estamos a analisar o desempenho ofensivo das equipas, mas convém também esclarecer que também são assinaladas grandes penalidades desfavoráveis aos clubes grandes, no total nestas últimas 11 épocas foram assinaladas os seguintes grandes penalidades contra os 3 grandes:
  • 26 penaltis desfavoráveis ao F. C. Porto, 15 deles assinalados com o jogo empatado a a vencer só por 1 golo, ou seja com pontos em jogo directamente no momento em que foram assinalados.
  • 31 penaltis desfavoráveis ao Benfica, 20 deles assinalados com o jogo empatado ou a vencer só por 1 golo, ou seja com pontos em jogo directamente no momento em que foram assinalados.
  • 39 penaltis desfavoráveis ao Sporting, 27 deles assinalados com o jogo empatado ou a vencer só por 1 golo, ou seja com pontos em jogo directamente no momento em que foram assinalados.

Assim, vemos que quer nas grandes penalidades favoráveis, quer nos penaltis desfavoráveis assinalados, o que todos os clubes em Portugal queriam ter eram os números do F. C. Porto, pois em ambos os casos, no acumulado total destas últimas 11 épocas, foi o clube com mais sorte com as decisões arbitrais tomadas em lances ocorridos dentro da área.

Em seguida vamos apresentar os dados estatísticos das últimas 11 épocas, dividindo as ultimas 6 épocas das primeiras 5 épocas e discriminando o momento em que foram assinalados:

Facto: 90 grandes penalidades assinaladas a favor do F. C. Porto, é o máximo da Liga Portuguesa!
O F. C. Porto ainda ostenta o título de campeão dos penaltis, mas o Sporting caminha vertiginosamente no sentido de tomar a liderança no campeonato Português. Se olharmos com atenção para os dados estatísticos verificamos que nos 5 anos entre 20089 e 2012/13, o Sporting só tinha usufruído de 29 penaltis favoráveis, quando o nesse mesmo período o Benfica e o F. C. Porto usufruíram de 41 e 48 penaltis favoráveis. Já nas últimas 6 épocas, verificamos uma clara inversão, pois entre a época 2013/14 e 2018/19, o Sporting já usufruiu de 59 grandes penalidades favoráveis, enquanto o Benfica e o F. C. Porto usufruíram de 45 e 42 penaltis favoráveis nesse período.


Mais relevante que o número total das grandes penalidades assinaladas é concentrar as nossas atenções naquelas que são assinaladas num momento em que estão pontos em disputa directamente com essa decisão arbitral. Os penaltis que valem pontos é a decisão arbitral que mais pode influenciar o rendimento desportivo de um clube.

Assim, nesta últimas 11 épocas, somente com as decisões arbitrais, sendo as grandes penalidades convertidas em golo, o F. C. Porto poderia conquistar 97 pontos (43 penaltis com o jogo empatado e 11 quando estava a perder por 1 golo), o Benfica poderia conquistar 80 pontos (34 penaltis com o jogo empatado e 12 quando estava a perder por 1 golo) e o Sporting poderia conquistar 81 pontos (32 penaltis com o jogo empatado e 17 quando estava a perder por 1 golo). Nas possibilidades reais criadas pelas decisões arbitrais efectivamente tomadas já se denota uma diferença considerável entre as equipas, em claro benefício do rendimento desportivo do F. C. Porto (são 17 pontos a mais possíveis do que o Benfica). A responsabilidade de garantir equidade entre as equipas está nas mãos dos responsáveis do Conselho de Arbitragem.

Saberá o Conselho de Arbitragem explicar, o porque dessa diferença do F. C. Porto em relação aos outros 2 rivais, no que respeita as reais possibilidades das equipas melhorarem o seu rendimento desportivo com uma decisão arbitral (penalti favorável assinalado)?

Sem comentários: