terça-feira, 18 de dezembro de 2018

Os 3 grandes e os penaltis favoráveis que usufruiram nas últimas 11 épocas

Aqui neste blog como sabem temos os dados agregados de cada um dos árbitros nas últimas 11 temporadas nos jogos que arbitraram do Benfica, F. C. Porto, Sporting e do Braga.

Em Portugal, os árbitros assinalam muitas grandes penalidades a favor dos 3 grandes. Seria sempre expetável, que os clubes com mais penaltis favoráveis no campeonato nacional fossem o F. C. Porto, Benfica e o Sporting, pois também são as que conquistaram mais pontos e marcaram mais golos do que as restantes equipas do campeonato.
  • Nas últimas 11 épocas, foram assinaladas 90 grandes penalidades favoráveis ao F. C. Porto.
  • Nas últimas 11 épocas, foram assinaladas 86 grandes penalidades favoráveis ao Sporting. 
  • Nas últimas 11 épocas, foram assinaladas 84 grandes penalidades favoráveis ao Benfica. 
Curioso é o facto do melhor ataque não ser a que mais beneficia de penaltis a seu favor. Em princípio as equipas que mais golos marcam, são também as que mais atacam, as que mais vezes chegam a área contrária, mais infrações na área sofrem e o Benfica nas últimas 11 épocas marcou 746 golos, seguido pelo F. C. Porto que marcou 722 golos, já muito distante aparece o Sporting que só marcou 571 golos no mesmo período. Mesmo que alguém queira dar de barato, o facto do melhor ataquele não ser aquele que usufruiu de mais penaltis favoráveis, já é de todo incompreensível, como uma equipa que tem um ataque capaz de marcar mais 175 golos que um ríval, não consiga que os árbitros assinalem mais infrações para grande penalidade a seu favor do que assinalam a favor desse rival (o Benfica marcou 746 golos e o Sporting apenas 571 golos, mas pelos vistos não há grande diferença no nº de penaltis que as 2 equipas obrigam os seus adversários a cometer). Só de pensar que estatisticamente são necessários cerca de 4 remates enquadrados com a baliza para se marcar um golo, agora imaginam o quão mais forte tem de ser uma equipa para conseguir marcar mais 175 golos que o rival.

Nas estatisticas de penaltis assinalados em Espanha, cujo campeonato tem muitos mais jogos do que o campeonato Português e mesmo tendo um campeonato bipolarizado em que o Real Madrid e o Barcelona são destacadamente os principais beneficiados pela arbitragem, o máximo de penaltis favoráveis que se encontra numa década, foram os 83 penaltis assinalados a favor do Real Madrid entre 1991 e 2001, nessa década foram também assinaldos os mesmos 83 penaltis a favor do Barcelona, logo não houve uma equipa com um clara vantagem arbitral em relação a todas as outras no campeonato. Aqui já haviamos feito a comparação ao campeonato Espanhol, mas acredito que está explicito para todos que em Portugal são assinalados demasiados penaltis a favor dos 3 grandes.

Nestas últimas 11 épocas, o Benfica e o F. C. Porto foram os 2 clubes que verdadeiramente repartiram os campeonatos em partes iguais, cada uma das 2 equipas conquistou 5 campeonatos e veremos qual delas será a equipa que se sagrará campeã nesta época 2018/19 ainda a decorrer, ou se haverá alguma novo clube a intrometer-se entre os crónicos campeões na última década.

Que eram assinaladas mais grandes penalidades a favor do F. C. Porto do que a favor do Benfica, as 2 equipas que tem conquistado os campeonatos em Portugal, já todos os adeptos sabiam que é o que vem acontecendo nas últimas decádas em que o F. C. Porto claramente domina a Arbitragem em Portugal, o que não se sabia é que mesmo o Sponting já beneficiou de mais grandes penalidades favoráveis do que as que o Benfica beneficiou nas últimas 11 épocas. Se virmos com atenção verificamos que:

  • Entre 2008/2009 e 2012/2013, o F. C. Porto era claramente a equipa que beneficiava de mais penaltis favoráveis (bebeficiou de 48 nesse período, enquanto o Benfica beneficiou de 41 e o Sporting de apenas 29).
  • Já entre 2013/14 e 2018/19, o F. C. Porto já só beneficiou de 42 penaltis favoráveis, número quase equivalente aos 43 penaltis assinalados a favor do Benfica no mesmo período, já o Sporting no mesmo período usufruiu de 57 penaltis favoráveis! Admira que neste período de clara vantagem arbitral em relação aos concorrentes, o Sporting ainda não tenha conseguido materializar essa vantagem competiva num titulo de campeão nacional. Esta época 2018/19 ainda nem chegamos ao fim da 1ª volta já o Sporting usufruiu de 8 grandes penalidades assinaladas a seu favor. É um valor superior ao total de penaltis favoráveis no final do campeonato do F. C. Porto campeão 2017/18, do Benfica campeão de 2016/17, do Benfica campeão de 2015/16, do Benfica campeão de 2014/15. Usufruir de 8 grandes penalidades favoráveis em apenas 13 jornadas é realmente obra, qualquer clube que termine o campeonato com mais do que o dobro desse número de penaltis, seguramente terminará mas primeiras posições da tabela final.
  • Vemos que o F. C. Porto vem de um período entre 2008/09 e 2012/13 em que usufruia de 9,6 penaltis por época de média, para atualmente usufruir em média de 7 penaltis por época nas últimas 6 épocas (entre 2013/14 e 2018/19). Já o Benfica vem de um período entre 2008/09 e 2012/13 em que usufruia de 8,2 penaltis por época de média, para atualmente usufruir em média de 7,2 penaltis por época nas últimas 6 épocas  (entre 2013/14 e 2018/19).  Já o Sporting, vem de um período entre 2008/09 e 2012/13 em que usufruia de 5,8 penaltis por época de média, para atualmente usufruir em média de 9,5 penaltis por época nas últimas 6 épocas  (entre 2013/14 e 2018/19), é uma grande melhoria! 
  • Com o jogo empatado, foram assinalados 43 penaltis favoráveis ao F. C. Porto, 34 favoráveis ao Benfica e 32 favoráveis ao Sporting. Nos jogos em que estavam a perder por 1 golo de diferençã, ou seja em que esse penalti pode contribuir para a equipa acrescentar diretamente com essa decisão arbitral mais 1 ponto, foram assinalados 11 favoráveis ao F. C. Porto, 12 favoráveis ao Benfica e 17 favoráveis ao Sporting. Ou seja, só aproveitando as decisões arbitrais nestas últimas 11 épocas, o F. C. Porto teria conquistado 97 pontos (43*2+11), o Benfica teria conquistado 80 pontos (34*2+12) e o Sporting teria conquistado 81 pontos (32*2+17). Diretamente com as grandes penalidades assinaladas a favor dos 3 grandes, os árbitros objetivamente criaram condições para o F.C. Porto acrescentar mais 17 pontos que o Benfica nas últimas 11 épocas, se a diferença na classificação não é tão grande é porque o Benfica conquistou mais pontos que o F. C. Porto sem influência arbitral direta.
Este é o quadro resumo das grandes penalidades assinaladas e os momentos em que foram assinalados, divididos por um període de 5 anos e outro das últimas 6 épocas.

As grandes penalidades assinaladas a favor dos grandes fazem uma grande diferença no rendimento desportivo dos clubes, tal como as grandes penalidades desfavoráveis que cada equipa é penalizada.
Numa próxima publicação vamos nos debruçar sobre as grandes penalidades assinaladas contra os 3 grandes.

1 comentário:

Rui Dias disse...

Percebo a ideia do blog no geral mas há uma coisa que não tem em conta porque será sempre subjectivo....

Quantos desses penaltis foram bem assinalados? Quantos penaltis ficaram por assinalar? A influência arbitral passa é muito por aí. Que me interessa se marcam 200 penaltis a favor do Porto se forem bem assinalados? O grande problema da arbitragem em Portugal é que o Porto é consecutivamente beneficiado por erros de arbitragem nesses aspectos fundamentais do jogo.