sábado, 6 de outubro de 2018

Qual das 2 equipas, apresenta um histórico estatístico melhor com o arbitro nomeado para o clássico?

Informa o jornal Abola que neste momento estão apenas 3 árbitros internacionais elegíveis para o grande clássico de Portugal na atualidade (Benfica - F. C. Porto), que são o:

  • Artur Soares Dias da A. F. Porto, com o qual nas últimas 11 épocas em média, o F. C. Porto conquistou 79% dos pontos possíveis nos 22 que apitou (nesses jogos assinalou 7 penaltis favoráveis ao F. C. Porto e 2 desfavoráveis), enquanto o Benfica conquistou apenas 65% dos pontos possíveis nos 26 jogos que apitou (nesses jogos assinalou 4 penaltis favoráveis ao Benfica e 5 desfavoráveis). Com a arbitragem do Artur Soares Dias existe uma vantagem de 6 penaltis favorável ao F. C. Porto, será que isso denuncia alguma tendência arbitral? 
  • Hugo Miguel da A. F. Lisboa, com o qual nas últimas 11 épocas em média, o Benfica conquistou 84% dos pontos possíveis nos 17 jogos que apitou (nesses jogos assinalou 7 penaltis favoráveis ao Benfica e 2 desfavoráveis), enquanto o F. C. Porto conquistou 82% dos pontos possíveis nos 22 jogos que apitou (nesses jogos assinalou 6 penaltis favoráveis ao F. C. Porto e 1 desfavorável). Com a arbitragem do Hugo Miguel não existe vantagem arbitral em relação aos penaltis assinalados para nenhum dos clubes, uma vez que, quer o Benfica, quer o F. C. Porto apresentam o mesmo saldo favorável de 5 penaltis. Este é um arbitro da A. F. Lisboa, o que lhe pode dificultar a nomeação para este clássico, é que desde a época 2012/13, que nenhum arbitro da A. F. Lisboa é nomeado para dirigir um Benfica -  F. C. Porto. Por incrível que possa parecer, esta é a realidade nua e crua da nossa liga, pois para os últimos 10 clássicos, foram nomeados 9 árbitros da A. F. Porto! Como é expectável o F. C. Porto com os árbitros da sua própria associação obtem um rendimento médio superior ao do Benfica e o inverso também se verifica, o Benfica normalmente obtem um melhor rendimento médio que o F. C. Porto com os árbitros da A. F. Porto. Estes são os dados estatísticos.
  • Fábio Veríssimo da A. F. Leiria, com o qual nas últimas 11 épocas em média, o Benfica conquistou 100% dos pontos possíveis nos 8 jogos que apitou (nesses jogos assinalou 3 penaltis favoráveis ao Benfica e nenhum desfavorável), enquanto o F. C. Porto conquistou 90% dos pontos possíveis nos 11 jogos que apitou (nesses jogos assinalou 2 penaltis favoráveis ao F. C. Porto e 1 desfavorável). Com a arbitragem do Fábio Veríssimo existe uma vantagem de 2 penaltis favorável ao Benfica, será que isso denuncia alguma tendência arbitral?

Uma vez que, com o recurso da estatística, contatamos que nas últimas 11 épocas, com a arbitragem do Artur Soares Dias, o F. C. Porto apresenta um rendimento médio superior ao do Benfica em 14%, já com a arbitragem do Fábio Veríssimo, o Benfica apresenta um rendimento médio superior ao do F. C. Porto em 10% e com a arbitragem do Hugo Miguel, o Benfica apresenta um rendimento médio superior ao do F. C. Porto em 2%, podemos concluir que com base aos dados históricos, o Hugo Miguel é destes 3 árbitros o que garante maior equidade arbitral entre o Benfica e o F. C. Porto. Destes 3 árbitros acima refiridos é o mais equidistante em relação aos 2 clubes em confronto nesta jornada.

Se o objetivo fosse apenas o de encontrar um arbitro internacional com um histórico equidistante, entre os 2 clubes em confronto, o escolhido seria com toda a certeza Hugo Miguel. 

Isto se realmente o leque de escolha se resume a esses 3 árbitros acima elencados, pois apesar de sabermos que Jorge Sousa e Carlos Xistra se encontram lesionados, João Capela, Rui Costa, Manuel Oliveira e Luís Godinho estão excluídos por term apitados jogos do Benfica e do F. C. Porto nas últimas 2 jornadas, existem outros árbitros como o Nuno Almeida ou Tiago Martins que poderiam ser levados em consideração para o Benfica - F. C. Porto do próximo Domingo. Tiago Martins já não o será, uma vez que acaba de ser anunciado que está nomeado para o jogo de hoje, Braga - Rio Ave.

Como sabem nas últimas 11 épocas com todos os árbitros, o Benfica e o F. C. Porto conquistaram em média 80% dos pontos possíveis nos 322 jogos disputados, são dois clubes com um rendimento médio muito similar. Este é o rendimento médio destes 2 clubes com todos os árbitros, mas como é óbvio, o rendimento do clube com cada arbitro em concreto é diferente, sendo que com a esmagadora maioria será um rendimento médio muito próximo desses 80% e não encontraremos uma grande diferença entre os clubes com esse arbitro, isso se o arbitro for realmente um elemento neutral. Com árbitros que tenham arbitrado um grande número de jogos de cada uma destas 2 equipas, não é aceitável que se seja evidente uma diferença superior a 10% no rendimento médio das equipas, nem que o árbitro tenha assinalado mais 4 ou 5 penaltis a favor de uma das equipas do que assinalou a favor da seu grande rival ao títulos no campeonato português ou muito mais penaltis desfavoráveis a uma destas equipas, pois ao longo destas últimas 11 épocas, as 2 equipas tem apresentado um rendimento muito semelhante. A verdade é que mesmo não havendo muitos árbitros, com os quais os 2 clubes (Benfica e o F. C. Porto) evidenciem uma grande diferença no seu rendimento médio, eles existem. Dentro do quadro atual de árbitros da Liga Portuguesa, analisando o rendimento médio dos 2 clubes em todos os jogos arbitrados por um determinado árbitro nas últimas 11 épocas (que tenham arbitrado 10 ou mais jogos de cada uma das equipas, temos que os casos mais flagrantes de árbitros que diferenciam muito o rendimento destes 2 clubes temos:

  • João Capela, com o qual nas últimas 11 épocas, o Benfica apresenta um rendimento médio superior ao do F. C. Porto em 18%, ou seja com este arbitro, o Benfica em 14 jogos conquistou em média 90% dos pontos disputados (já assinalou 2 penaltis favoráveis ao Benfica e não assinalou nenhum desfavorável), enquanto o F. C. Porto em 16 jogos conquistou em média 73% dos pontos disputados (já assinalou 7 penaltis favoráveis ao F. C. Porto e 1 desfavorável).
  • Jorge Sousa, com o qual nas últimas 11 épocas o F. C. Porto apresenta um rendimento médio superior ao do Benfica em 17%, ou seja, com este arbitro, o F. C. Porto em 20 jogos conquistou em média 75% dos pontos disputados (já assinalou 4 penaltis favoráveis ao F. C. Porto e 1 desfavorável), enquanto o Benfica em 25 jogos conquistou em média apenas 58% dos pontos disputados nos jogos arbitrados pelo Jorge Sousa (já assinalou 3 penaltis favoráveis ao Benfica e 3 desfavoráveis). Um jogo arbitrado pelo Jorge Sousa para o Benfica, tem sido em média um jogo grau de dificuldade superior ao de um confronto direto com o Sporting (seu eterno rival lisboeta), pois em média nestas últimas 11 épocas o Benfica nos 21 confrontos diretos contra o Sporting conquistou em média 60% dos pontos. Atenção que o Sporting é o 2º clube adversário com o qual em média o Benfica obteve o pior rendimento médio nas últimas 11 épocas, mas mesmo assim, para o Benfica, o Jorge Sousa consegue ser um obstáculo mais difícil de ultrapassar que o próprio Sporting.
  • Carlos Xistra, com o qual nas últimas 11 épocas o F. C. Porto apresenta um rendimento médio superior ao do Benfica em 14%, ou seja, com este arbitro, o F. C. Porto em 27 jogos conquistou em média 84% dos pontos disputados (já assinalou 6 penaltis favoráveis ao F. C. Porto e 2 desfavoráveis), enquanto o Benfica em 19 jogos conquistou em média apenas 70% dos pontos disputados nos jogos arbitrados pelo Carlos Xistra (já assinalou 3 penaltis favoráveis ao Benfica e 2 desfavoráveis). 
O arbitro a nomear deve ser um que garante que as 2 equipas entram em campo sem que seja demasiado evidente qual dos 2 clubes historicamente obtem um melhor rendimento com esse arbitro.
Existem alguns árbitros com mais de 10 jogos arbitrados de cada uma destas 2 equipas, cujo histórico estatistico demonstram neutralidade, que garantem um rendimento muito mais equidistantes aos 2 clubes nestas últimas 11 épocas, com são os casos de Hugo Miguel ou Nuno Almeida, temos que:

  • Nuno Almeida da A. F. Algarve, com o qual nas últimas 11 épocas o F. C. Porto apresenta um rendimento médio superior ao do Benfica em 11%, ou seja, com este arbitro, o F. C. Porto em 10 jogos conquistou em média 90% dos pontos disputados (já assinalou 4 penaltis favoráveis ao F. C. Porto e 1 desfavorável), enquanto o Benfica em 13 jogos conquistou em média 79% dos pontos disputados nos jogos arbitrados pelo Nuno Almeida (já assinalou 4 penaltis favoráveis ao Benfica e 1 desfavorável).



Quem será o arbitro nomeado para o atual grande clássico de Portugal, o Benfica - F. C. Porto?

Sem comentários: