terça-feira, 9 de outubro de 2018

As nomeações e o seu efeito no rendimento desportivo

Desta vez, foi nomeado o Fábio Veríssimo da A. F. Leiria, coincidência ou não, sem a proteção dos árbitros da sua própria associação, o F. C. Porto acabou por ser derrotado pelo Benfica. Quem pode afirmar que este ano, o Benfica ou o F. C. Porto apresentaram um desempenho em campo muito diferente dos anos anteriores, o resultado sim foi muito diferente. Já no que diz respeito a arbitragem, pelo menos desta vez não se sentiu que uma das equipas jogou mais confortável por historicamente com esse arbitro ter tido sempre mais sorte nas decisões arbittrais que o rival.

Nas anteriores 5 épocas, o Conselho de Arbitragem decidiu nomear 9 vezes em 10 possíveis, árbitros da A. F. Porto, para o grande Clássico do futebol português (Benfica - F. C. Porto). Resultado de um critério flagrantemente tendencioso utilizado pelo Conselho de Arbitragem, o F. C. Porto aproveitou para conseguir nos últimos anos um desempenho muito superior ao do Benfica nos clássicos, mesmo sendo em 5 épocas em que o Benfica se sagrou 4 vezes campeão e o F. C. Porto apenas 1 vez. Para aqueles que desvalorizam o facto de terem sido 9 em 10 clássicos com o conforto de ter árbitros da própria associação a dirigir esses jogos contra o rival direto na disputa dos troféus, imaginem agora que os próximos 9 confrontos diretos (Benfica - F. C. Porto) eram nomeados 9 vezes árbitros da A. F. Lisboa. Se assim for, o mais expetável é que nos 10 anos de clássicos, o F. C. Porto obtenha um rendimento médio pior nos próximos anos 5 do que teve nos 5 anos que já passaram. Nunca consigiremos a prova desses dados estatísticos, porque quem manda no futebol português nunca permitirá que, o Benfica joge com o conforto arbitral em 9 dos 10 confrontos diretos com o F. C. Porto em 5 épocas seguidas! Ou alguém acredita que podemos vir a assistir a 9 nomeações de árbitros de Lisboa para os próximos 9 clássicos?


Com árbitros da A. F. Porto era algo bastante previsível haver uma vantagem arbitral para o F. C. Porto, pois ao longo das últimas 11 épocas, os dados estatísticos revelam que nos jogos arbitrados por Artur Soares Dias ou Jorge Sousa, o F. C. Porto é de longe, o clube com o melhor rendimento desportivo em Portugal, o inverso também é verdade, o Benfica tem obtido um melhor rendimento médio que o F. C. Porto com os árbitros lisboetas, João Capela, Tiago Martins e Hugo Miguel nestas últimas 11 épocas, mas nenhum destes árbitros lisboetas foram nomeados para confrontos entre o Benfica e o F. C. Porto ao contrário dos árbitros da A. F. Porto que foram recorrentemente nomeados para clássicos. Com os 2 árbitros da A. F. Porto anteriormente referidos, a diferença do F. C. Porto para o Benfica é abismal , no caso do Jorge Sousa chegamos mesmo ao cumulo de com o seu critério arbitral, o Benfica ser dos 4 candidatos ao título, aquele que tem o pior rendimento médio nestas últimas 11 épocas, pois sob a sua arbitragem em média apenas conquistou 58% dos pontos possíveis nesses 23 jogos, sendo que nesse mesmo período com ele o Braga conseguiu conquistar 64% dos pontos possíveis em 23 jogos, o Sporting conquistou 71% dos pontos possíveis em 17 jogos e o F. C. Porto conseguiu conquistar 75% dos pontos possíveis em 20 jogos. Nestas 11 épocas, o Jorge Sousa já assinalou 3 penaltis contra o Benfica e apenas assinalou 1 penalti contra o F. C. Porto, todos sabemos da enorme dificuldade que este arbitro tem em assinalar penaltis contra o F. C. Porto, quem não se lembra dos 2 dias seguidos em que não viu as infrações na área do F. C. Porto na Madeira (o famoso jogo do nevoeiro).



O Artur Soares Dias já assinalou 5 penaltis contra o Benfica e apenas 2 contra o F. C. Porto, todos sabemos as dificuldades que este arbitro tem em assinalar decisões arbitrais desfavoráveis ao F. C. Porto como se pode ver nos exemplos seguintes.








Foi desta clara tendência protetora dos interesses do F. C. Porto, que o Benfica se safou ontem, ao finalmente não ter que defrontar o F. C. Porto, num jogo arbitrado pelo Jorge Sousa ou Artur Soares Dias. As probalidades de sucesso do Benfica aumentam logo muito se o Conselho de Arbittragem não lhe obrigar a ter que ultapassar também o arbitro, além de um rival dificil como o F. C. Porto.

Sem comentários: