sábado, 5 de maio de 2018

Nova nomeação e o C. A. sempre com a mesma tendência

O Sportinguista Carlos Xistra é o árbitro nomeado para o Sporting - Benfica de logo a noite!

E o VAR será o Hugo Miguel, ele que tinha sido o arbitro do Derby na 1ª volta, em que permitiu ao Sporting utilizar 5 jogadores autorizados a jogar a bola com as mãos na sua área defensiva (o Rui Patrício, Piccini, Fábio Coentrão, William Carvalho e Battaglia foram os 5 guarda-redes que garantiram o empate final, Benfica 1 - Sporting 1). O VAR desse jogo foi o Tiago Martins, que não assinalou o fora-de-jogo do Acunã na jogada do único golo do Sporting. Hugo Miguel, que já tinha permitido ao Maurício agarrar ostensivamente o Cardozo dentro da área sem sancionar penalti, aos 83 minutos de um jogo da época 2013/14 que terminaria Sporting 1 - Benfica 1.


Depois do C. A. ter escolhido 2 portistas para os confrontos diretos entre o Benfica e o F. C. Porto, não é que sabemos agora que também escolheu 2 sportinguistas para os confrontos diretos entre o Benfica e o Sporting. Que pontaria, Fontelas Gomes! Campeonato viciado!

Mesmo que não quisesse dar vantagem ao tetracampeão de jogar contra os rivais diretos com árbitros Benfiquistas, ao menos podiam ter nomeado 2 árbitros Sportinguistas nos 2 confrontos contra o Porto e 2 árbitros portistas nos 2 confrontos diretos contra o Sporting. Sempre seria um pouco menos desvantajoso para o Benfica. Agora, como foram as nomeações em 2017/18 é que nunca podia ser! Pois, da mesma forma que o Jorge Sousa e Artur Soares Dias não são capazes de expulsar ou assinala penaltis desfavoráveis ao F. C. Porto (Filipe, Sérgio Oliveira, Brahimi, penalti sobre o Zivcovic, Doumbia, Djavan, etc, só para referir alguns exemplos desta época 2017/18), também o Hugo Miguel e o Carlos Xistra não são capazes de assinalar penaltis e expulsar jogadores do Sporting num jogo contra o Benfica,como se viu no jogo da 1ª volta no caso do Hugo Miguel e no caso do Carlos Xistra pode ser confirmada nas seguintes imagens de anteriores Derbys.





São as decisões arbitrais relevantes (penaltis e expulsões) que são tomadas pelo Carlos Xistra quando são favoráveis ao Sporting ou F. C. Porto, mas que não são assinaladas quando deviam ser favoráveis ao Benfica, juntamente com as que são assinaladas quando são desfavoráveis ao Benfica, mas que não são tomadas contra o Sporting ou F. C. Porto, que fazem com que ao se analisar as estatísticas dos últimos 10 campeonatos, se constata que nos jogos arbitrados pelo Carlos Xistra, o F. C. Porto teve um saldo favorável de 4 penaltis (usufruiu de 5 e apenas sofreu 1), o Sporting teve um saldo favorável de 4 penaltis (usufruiu de 6 e sofreu 2), já o Benfica teve um saldo favorável de apenas 1 penalti (usufruiu de 3 e sofreu 2). Aos olhos do Carlos Xistra, os avançados do Benfica sofrem menos faltas que os do Sporting ou dos do F. C. Porto. Nestas últimas 10 épocas, sofreram menos faltas ou o Carlos Xistra tendencialmente assinala menos essas infrações?
Veja aqui a nossa opinião sobre o Carlos Xistra em 31/03/2017.

Isto acontece nos jogos arbitrados pelo Carlos Xistra, tal como nos jogos arbitrados pelo Artur Soares Dias e Jorge Sousa, no final sem surpresa o que se vê é que o F. C. Porto usufruiu da vantagem competitiva de ter tido um saldo de penaltis muito mais favorável do que o Benfica com estes 3 árbitros, que o C. A. utilizou para garantir fora do campo o campeão 2017/18, pois os árbitros mais nomeados para jogos do F. C. Porto está temporada, foram o  Artur Soares Dias 4 vezes, Carlos Xistra 4 vezes, Hugo Miguel 4 vezes e Jorge Sousa 3 vezes e os árbitros mais nomeados para jogos do Benfica está temporada, foram o  Carlos Xistra 5 vezes, Artur Soares Dias 4 vezes, Hugo Miguel 4 vezes e Jorge Sousa 3 vezes. Que coincidência são os que nas últimas 10 épocas garantem uma maior vantagem ao F. C. Porto e são os que tem maior diferença no nº de penaltis que efetivamente assinalam aos 2 clubes.

O incrível nisto é que mesmo nestas condições arbitrais, ainda há quem acredite que havia condições de ocorrer o Penta, que o grande problema do Benfica é o Rui Vitória não ter conseguido preparar a equipa para substituir Jonas que esteve ausente por lesão nas últimas 4 partidas (em que o Benfica perdeu 6 pontos que o afastaram da liderança). Jonas que é destacadamente o melhor jogador/goleador deste campeonato 2017/18 (já leva 33 golos marcados). Nesta época 2017/18, nos jogos arbitrados por Artur Soares Dias, Jorge Sousa e Carlos Xistra, o F. C. Porto conquistou em média mais pontos que o Benfica 2017/18, (a culpa é toda do Rui Vitória, para o adepto tolhido pela frustração da derrota), nas 3 épocas em que o Rui Vitória esteve ao comando do Benfica (foram sistematicamente este 3 árbitros os nomeados para os classícos Benfica-Porto), o F. C. Porto com estes 3 árbitros também foi superior ao Benfica (para alguns iluminados a culpa também só pode ser do Rui Vitória), mesmo que nesse período com todos os árbitros, o Rui Vitória tenha sido capaz de ter um rendimento geral superior ao do F. C. Porto. Olhando co atenção para as últimas 10 épocas (em que o Rui Vitória só pode ser responsabilizado por 3 anos), vemos que também, nessas 10 épocas, com estes 3 árbitros (Artur Soares Dias, Jorge Sousa e Carlos Xistra) o F. C. Porto teve um rendimento médio claramente superior ao do Benfica (acordem, não é o Rui Vitória o responsável por esta diferença). Ou seja, está mais do que visto que não é o Rui Vitória que faz com que o com estes 3 árbitros (Artur Soares Dias, Jorge Sousa e Carlos Xistra), o F. C. Porto seja de longe a equipa com melhor rendimento médio em Portugal nas últimas 10 épocas. É tão incrível, que o rendimento médio do F. C. Porto com estes 3 árbitros mantem-se  sensivelmente igual média geral do clube com os outros árbitros (79%) que apitam jogos do F. C. Porto contra o Moreirense, Feirense, Tondela, Setúbal, Belenenses, P. Ferreira ou Rio Ave, sendo que a maioria dos jogos que esses 3 árbitros apitaram foram os jogos mais difíceis dos candidatos ao título, logo seria expetavél o rendimento do F. C. Porto ser pior quando defronta maioritariamente o Benfica, Sporting, Braga, Marítimo e Guimarães do que nos outros jogos de um adversário médio do nosso campeonato.

Muitas pessoas não valorizam o efeito que os árbitros tem no jogo, mas nós aqui no blog conseguimos de uma forma objetiva, mensurar o efeito médio do rendimento de cada clube, com cada árbitro nas últimas 10 épocas.

Em 6 milhões de Benfiquistas residentes em Portugal, o Conselho de Arbitragem não encontrou nenhum suficientemente competente para ser nomeado para um dos dois Benfica-Sporting ou dos dois Benfica-F. C. Porto nesta época 2017/18. Vejam, bem o critério utilizado pelo Fontelas Gomes nesta temporada, para garantir que o Benfica não conquistaria o seu histórico Penta:

  • Para o Sporting 0 - F. C. Porto 0, o C. A. nomeou, o Sportinguista Carlos Xistra! Resultado, ambas as equipas tiveram que se contentar em repartir os pontos em disputa neste jogo dirigido por Carlos Xistra. apesar de os jogadores do F. C. Porto terem tido um melhor desempenho global.
  • Para o F. C. Porto 0 - Benfica 0, o C. A. nomeou o Portista Jorge Sousa! Resultado, ambas as equipas tiveram que se contentar em repartir os pontos em disputa neste jogo, sendo que o F. C. Porto jogou 15 minutos em superioridade númerica (expulsão do Zivcovic em apenas 6 minutos em campo). Num jogo em que o critério disciplinar estava tão largo que o Filipe pontapeiou o Jonas por trás aos 12 minutos sem sequer ser admoelestado com nenhum cartão, ou o Ricardo Pereira atingiu com os pitóns no joelho do Cervi sem ser sequer amarelado.
  • Para o F. C. Porto 1 - Sporting 0, o C. A. nomeou o Portista Artur Soares Dias! Resultado, com 0-0 no marcador, mesmo tendo sido alertado pelo VAR para a grande penalidade sofrida pelo Doumbia, Artur Soares Dias, preferiu não seguir a indicação que o VAR lhe deu, para não ter que assinalar um penalti desfavorável ao F. C. Porto, que possivelmente teria diminuído as probabilidades de sucesso desportivo do clube nesta temporada. 
  • Para o Benfica 0 - F. C. Porto 1, o C. A. nomeou o Portista Artur Soares Dias! Resultado, aos 68 minutos, com 0-0 no marcador, Artur Soares Dias poupou o Sergio Oliveira da expulsão e aos 92 minutos não assinalou a grande penalidade sofrida pelo Zivcovic. Artur Soares Dias, esta temporada por diversas vezes em jogos do F. C. Porto não teve coragem de aplicar as leis do jogo, com aconteceu nalguns lances ocorridos na área do F. C. Porto em Chaves e quando o Brahimi por gestos a frente de todo o Estádio do Dragão apontou e insultou Artur Soares Dias, chamando-o de maluco.
Este ano o C. A. inclinou completamente o campo.  A pergunta que quero que me respondas é:
Nestas condições, com o Guardiola a treinador, o Benfica teria conseguido ser campeão 2017/18?


Eis então, o quadro geral, que compara o rendimento médio do Benfica com o do F. C. Porto com todos os árbitros que dirigiram mais de 10 jogos das 2 equipas nas últimas 10 épocas, em que fica provado que o C. A. utilizou os árbitros mais favoráveis ao F. C. Porto de modo a definir o campeão 2017/18. Pelas condições arbitrais criadas, vê-se que o C. A. tudo fez para evitar o Penta em 2017/18.
Dos 5 árbitros no quadro, em que vemos que o F. C. Porto obteve um rendimento médio com eles muito superior ao Benfica, também se deteta que o F. C. Porto teve um saldo favorável de penaltis muito superior ao do Benfica nos jogos arbitrados por 3 desses 5 árbitros que garantem suprioridade Portista (Jorge Sousa, Artur Soares Dias e Carlos Xistra). Este números finais do agregado de 10 épocas não são simples coincidências! Aló investigadores da PJ! Algum responsável do C. A. vos consegue explicar estes números estatísticos anormais que se detetam na nossa Liga! Ou será, que acreditam mesmos que os diversos erros na avaliação de lances de penaltis nos jogos arbitrados por Jorge Sousa, Artur Soares Dias e Carlos Xistra podem ocorrer sempre em beneficio do F. C. Porto e em prejuízo do Benfica se o objetivo destes elementos da arbitragem fosse respeitar e garantir a equidade arbitral entre os candidatos ao título.


PS: Após o Derby, acrescentamos ao texto inicial publicado ontem às 19:54, este PS em que tal como se previa (atenção não é preciso ser bruxo para se acertar nas previsões sobre as dificuldades que Carlos Xistra teria em assinalar penaltis ou expulsões desfavoráveis ao Sporting, basta estar atento aos dados estatísticos). 

Agradecemos as imagens do Blog A MINHA CHAMA
Por muito que a comunicação social queira hoje esconder mais uma Xistralhada, este campeonato 2017/18 terminou mesmo com o último lance do Sporting 0 - Benfica 0, (que representa fielmente este campeonato completamente inquinado), em que Carlos Xistra invalida o golo do Benfica aos 97 minutos por suposta carga sobre o Rui Patrício (fora da pequena área!) e feita por um jogador (do Sporting!). Por incrível que possa parecer, isso foi assinalado e pasme-se não foi corrigido pelo VAR (Hugo Miguel), Portugal introduziu o VAR esta temporada para garantir que erros arbitrais graves possam ser prontamente corrigidos em defesa da verdade desportiva, mas a vontade de deixar passar os erros persistem, agora também pelo VAR. E assim foi atribuido o campeão definido fora do campo, o C.  A. fez questão que assim fosse esta época 2017/18! Neste jogo, aos 41 minutos Jardel cabeceia uma bola que o William corta com a mão e o Carlos Xistra assinala falta do Jardel, o VAR Hugo Miguel não corrige a decisão porquê? Que falta Carlos Xistra assinalou neste lance?

Carlos Xistra assinalou falta atacante do Jardel neste lance, mas na semana passada validou o único golo do jogo aos 89 minutos, nenhuma infração do Marega na imagem que se segue:


Os erros graves começaram logo aos primeiros 8 minutos, em que Rafa sofre uma choque com o Rui Patrício que o derruba, impedindo-o de ir a recarga de uma bola que é devolvida pelo poste. 

Lance semelhante ao que levou Carlos Xistra a expulsar o guarda-redes Amir na semana passada, no Marítimo 0 - F. C. Porto 1, da 32ª jornada  da época 2017/18, aos 41 minutos, jogo em que também expulsou o Rubén Ferreira aos 94 minutos, tendo o F. C. Porto marcado o golo da vitória aos 89 minutos. Imagens do blog A MINHA CHAMA.

Já ao Ricardo Pereira, o Carlos Xistra não foi capaz de dar o castigo previsto nas leis do jogo, quando pôs em perigo a integridade fisica do Rubém Ferreira neste lance que se segue.

Sem comentários: