domingo, 15 de abril de 2018

É oficial, é novamente um arbitro da A. F. Porto

Já é do conhecimento público, Artur Soares Dias é o arbitro nomeado, ou seja, parece incrível mas a realidade dos dados estatísticos mostra-nos que, 9 dos últimos 10 confrontos entre o Benfica e o F. C. Porto foram dirigidos por árbitros da A. F. Porto. Com este histórico recente de nomeações, ainda há quem se admire que nas últimas épocas, haja tão poucas vitórias do Benfica nos confrontos diretos contra o F. C. Porto.

Depois do péssimo desempenho do Artur Soares Dias na 30ª jornada da época 2016/17, com grave prejuízo para o Benfica e beneficio do F. C. Porto na luta pelo título, não é que Artur Soares Dias voltou a ser nomeado pelo C.A. para o jogo mais importante da recta final do campeonato 2017/18.


Os adeptos de futebol esperam que Artur Soares Dias não volte a ter uma arbitragem tão desastrosa.
No ano passado, na 30ª jornada, Artur Soares Dias assinalou o penalti que permitiu ao Sporting se adiantar no marcador, depois não foi capaz de assinalar nenhum dos possíveis penaltis favoráveis ao Benfica que aconteceram nessa partida. Será que este ano ele será capaz de assinalar, pelo histórico não parece ter capacidade para ver infrações na área do F. C. Porto, ainda com pontos em disputa. Nesse jogo da ponta final da época 2016/17, Artur Soares Dias teve uma pessíma atuação arbitral, com influência direta no 1-1 final, algo que foi reconhecido por todos os adeptos de futebol no final da partida. Como essa jornada, iniciou apenas com 3 pontos de vantagem do Benfica sobre o F. C. Porto, esta desastrosa atuação do Artur Soares Dias poderia ter permitido ao F. C. Porto recuperar 2 pontos em relação ao Benfica e ficar a apenas 1 ponto da liderança, relançando assim, a sua candidatura ao título, quando ficavam a faltar apenas 4 jornadas para o fim do campeonato.

Todos sabemos os árbitros tendem naturalmente a proteger mais os clubes que pertencem a sua própria associação. Mas alguém acredita que, os membros do Conselho de Arbitragem não saibam que existe uma grande diferença, no rendimento médio do Benfica e do F. C. Porto nos jogos árbitrados por estes 2 árbitros internacionais pertencentes a A. F. Porto (Artur Soares Dias ou Jorge Sousa) que estão sistematicamente a ser nomeados para o Clássico nos últimos anos. 

Para quem não sabe, estes 2 árbitros em conjunto, nos 10 últimos campeonatos arbitraram 42 jogos do F. C. Porto e 49 jogos do Benfica, sendo que o Benfica apenas conseguiu conquistar 62% dos pontos possíveis e o F. C. Porto conseguiu conquistar 77% dos pontos possíveis com esses 2 árbitros! Comparativamente com todos os outros árbitros, nestas últimas 10 épocas em média o Benfica conquistou 81% dos pontos e o F. C. Porto 79% dos pontos. Isto, numa realidade de 312 jogos já disputados, em que por cada campeonato de 34 jornadas existem apenas 6 jogos contra os outros 3 rívais ao titulo, ou seja, podemos concluir que o F. C. Porto conquista em média 79% dos pontos no campeonato nacional quando por cada 34 jogos enfrenta os seus rivais diretos por 6 vezes (o Benfica 2 vezes, o Sporting 2 vezes e o Braga 2 vezes), logo estatísticamente tinha obrigatoriamente de diminuir o seu rendimento médio se em vez de 6 jogos difíceis por cada 34 jogos tiver por exemplo 20 dos 42 jogos contra os rivais diretos. Por isso, é com muita estranheza que constatamos que, apesar de ter enfrentado os rivais diretos em 20 dos 42 jogos arbitrados pelo Artur Soares Dias ou Jorge Sousa, o rendimento médio do F. C. Porto consegue corresponder a 77% dos pontos possíveis (praticamente os mesmos 79% que obtem com os outros árbitros que não arbitram jogos grandes). Incrível!

Vejamos: O Artur Soares Dias conseguindo conduzir o próximo clássico de forma garantir uma vitória do F. C. Porto, então o rendimento médio do F. C. Porto nos 22 jogos passará a ser de 79% dos pontos possíveis conquistados nos jogos arbitrados pelo Artur Soares Dias, que é exatamente o mesmo rendimento médio do F. C. Porto com todos os árbitros nos 312 jogos das últimas 10 épocas, a grande diferença é que ao contrário do que é normal acontecer em 22 jogos do campeonato, 12 dos 22 jogos do F. C. Porto arbitrados pelo Artur Soares Dias, foram contra os 3 rivais diretos ao título (Benfica, Sporting e Braga). Tendo Artur Soares Dias como arbitro do Benfica-F. C. Porto, as probalidades estatísticas de sucesso desportivo do F. C. Porto é exatamente igual a um Feirense - F. C. Porto, Chaves-F. C. Porto ou Belenenses-F. C. Porto e não se reflete que é um confronto com um rival direto, que nos últimos 312 jogos do campeonato até foi capaz de conquistar mais pontos que o F. C. Porto. Se os membros do C.A. não conseguem detetar nestes números nenhuma anomalia, então não sei o que se pode dizer quanto a sua honestidade inteletua, ao nomear sistematicamente Artur Soares Dias e Jorge Sousa para esses confrontos diretos. 



Vejam só meus amigos, nos últimos 10 campeonatos o Benfica conquistou no geral 747 pontos e o F. C. Porto 743 pontos, com todos os árbitros, mas quando pegamos somente nos jogos árbitrados por estes 2 internacionais da A. F. Porto verificamos uma clara vantagem do F. C. Porto em relação ao Benfica, quer em termos de % de pontos que cada uma das 2 equipas conquistam em média, quer também concretamente no número de decisões relevantes (penaltis e expulsões) favoráveis e desfavoráveis que foram assinalados a cada um dos 2 clubes. Artur Soares Dias e Jorge Sousa em conjunto assinalaram 7 penaltis favoráveis ao Benfica em 49 jogos mas já foram capazes de assinalar 10 penaltis favoráveis ao F. C. Porto em somente 42 jogos. Os 2 árbitros, apenas conseguiram assinalar 3 penaltis desfavoráveis ao F. C. Porto, mas já foram capazes de assinalar 8 penaltis desfavoráveis ao Benfica nas últimas 10 épocas. Estamos a falar de 8 penaltis de vantagem para o F. C. Porto em relação ao Benfica só com estes 2 árbitros.

Estes são os números estatísticos agregados dos 2 arbitros em conjunto (Artur Soares Dias + Jorge Sousa).

Em média vemos que em 46 jogos, os 4 candidatos ao título em Portugal tiveram um saldo positivo de 7 decisões arbitrais cada nos jogos arbitrados pelo Artur Soares Dias ou Jorge Sousa, mas quando olhamos mais concretamente o que aconteceu com cada clube nos jogos destes 2 árbitros, vemos que:
  • Artur Soares Dias e Jorge Sousa, nestas 10 épocas, assinalaram 20 decisões arbitrais desfavoráveis ao Braga, 17 decisões arbitrais desfavoráveis ao Benfica, 17 decisões arbitrais desfavoráveis ao Sporting e apenas 5 decisões desfavoráveis ao F. C. Porto. Que sorte do F. C. Porto destes 2 árbitros terem arbitrado 22 confrontos diretos contra os rivais pelo título (Benfica, Sporting e Braga).
  • Em média cada um dos 4 candidatos ao título foi punido com 15 decisões arbitrias desfavoráveis nos jogos do Artur Soares Dias e Jorge Sousa nas últimas 10 épocas. Estes 2 árbitros puniram os 4 candidatos ao título com 59 decisões arbitrais desfavoráveis no total, mas somente 5 dessas decisões arbitrais desfavoráveis penalizaram o F. C. Porto (3 penaltis e 2 expulsões desfavoráveis). 
  • 3 dessas 5 decisões desfavoráveis ao F. C. Porto acima referidos, foram assinaladas nos 21 jogos arbitrados pelo Artur Soares Dias, sendo que destas 3 decisões desfavoráveis ao F. C. Porto da sua responsabilidade, constatamos que 1 penalti foi assinalado aos 90 minutos num jogo em que o F. C. Porto já vencia por 3-0 e a sua única expulsão ocorreu aos 74 minutos num jogo em que o F. C. Porto já estava a perder por 2-0, jogo esse em que não tinha assinalado nada neste corte com a mão na área do Mangala ainda com 1-0 no marcador, ou seja, quase que não tomou decisões arbitrais que potencialmente possam prejudicar os pontos a conquistar pelo F. C. Porto. Incrível não é! 
  • o F. C. Porto usufruiu de um saldo positivo de 12 decisões arbitrais favoráveis, enquanto o Benfica só usufruiu de um saldo de 4 decisões arbitrais favoráveis. Aqui é evidente uma grande diferença nas condições arbitrais que os 2 clubes tiveram que jogar nos jogos arbitrados por estes 2 árbitros, pois mantendo os dados médios das últimas 10 épocas de cada uma das equipas com todos os árbitros, o F. C. Porto em 42 jogos deveria jogar com um saldo favorável de 10 decisões arbitrais favoráveis e o Benfica em 49 jogos deveria usufruir de um saldo favorável de 11 decisões arbitrais favoráveis, ou seja a realidade demonstra que o F. C. Porto usufrui de mais 2 decisões favoráveis do que é normal jogar 42 jogos e o Benfica jogou os 49 jogos com menos 7 decisões arbitrais favoráveis do que é normal jogar. Quantos pontos de diferença estão nestas 9 decisões arbitrais que separam as 2 equipas nos jogos arbitrados por estes 2 arbitros.
 

Como se vê, em 49 jogos apesar de ser estatisticamente expetável encontrarmos mais penaltis favoráveis aos grandes do que desfavoráveis, na realdidade com estes 2 árbitros em 49 jogos foram assinalados mais penaltis desfavoráveis ao Benfica do que favoráveis. Incrível! Em 49 jogos,  são quase 2 campeonatos seguidos, em assinalaram mais penaltis desfavoráveis ao Benfica que favoráveis! Algo tem de estar mal, uma equipa que conquistou 5 dos últimos 10 campeonatos, não pode ser uma equipa que comete mais faltas na sua área do que obriga os seus adversários a cometer.
Em condições arbitrais normais, é inexplicável através de probalidades estatísticas. Só não repara na anomalia estatística, (que deixam transparecer os números do Artur Soares Dias e Jorge Sousa) quem quer fazer os adeptos Benfiquistas de parvos.

Sem comentários: