sábado, 24 de março de 2018

Os árbitros nomeados para o clássico revelam alguma tendência?

Se realmente tem interesse em conhecer a realidade arbitral dos últimos 10 campeonatos aconselhamos a que leia também a publicação anterior sobre as nomeações de arbitros para o classico aqui, sabendo que nas úlimas 10 épocas, o rendimento pontual médio do F. C. Porto foi superior ao do Benfica em 65%, 24%, 17%, 12% e 10% com os árbitros Olegário Benquerença, Pedro Proença, Jorge Sousa, Carlos Xistra e Artur Soares Dias respetivamente. Em sentido contrário, o único arbitro nomeado para o clássico nas últimas 10 épocas, com o qual o rendimento pontual médio do Benfica é muito superior ao do F. C. Porto, foi o Rui Costa com o qual o Benfica conquistou mais 24% dos pontos que o F. C. Porto nas últimas 10 épocas.

Os dados estatísticos são uma preciosa ajuda para conhecermos a tendência arbitral. Sabe-se que, nos últimos 10 campeonatos em média,  o Benfica e o F. C. Porto conquistaram aproximadamente 80% dos pontos disputados, mas o que todos queremos saber é qual foi o rendimento médio de cada um dos clubes com os 9 árbitros que foram nomeados para um dos 19 confrontos diretos entre o Benfica e o F. C. Porto nos últimos 10 campeonatos. 

Será que o C.A. tem previligiado algum clube nas nomeações para o clássico?

Nota prévia: Se o Benfica e o F. C. Porto tem estado numa acesa disputa direta para garantir os títulos de campeão em Portugal, ao ponto de dividirem entre si os 9 últimos títulos já atribuídos, a comparação direta entre o rendiento médio do Benfica com esse arbitro em concreto com o do F. C. Porto, é o melhor indicador para se aferir se determinado arbitro em defesa do interesse desportivo de um clube é melhor do que para o clube rival na luta pelo título.  E visto por este prisma, o que se constata é que em 19 confrontos diretos entre Benfica e o F. C. Porto, 16 desses jogos foram dirigidos por árbitros com o qual o F. C. Porto tem obtido melhor rendimento médio que o Benfica nas últimas 10 épocas e apenas por 3 vezes foi nomeado um arbitro com o qual o Benfica tem obtido um melhor rendimento médio que o F. C. Porto! Lucílio Bapista, João Ferreira e Rui Costa, estas foram as 3 nomeações de árbitros com os quais estatisticamente o Benfica tem tido um melhor rendimento médio do que o F. C. Porto nas últimas 10 épocas.

Parece inacreditável, mas é a realidade, nenhum arbitro com o qual o rendimento médio do Benfica tem sido superior ao do F. C. Porto, conseguiu com que o Conselho de Arbitragem repetisse a sua nomeação para dirigir outro clássico Benfica-F. C. Porto nos últimos 10 campeonatos.  Para um confronto direto entre Benfica e F. C. Porto, que tem conquistados aproximadamente os mesmos 80% dos pontos possíveis nas últimas 10 épocas, em princípio seria expectável encontrarmos nomeados para esse classico, uma esmagadora maioria de árbitros com os quais, os 2 clubes têm obtido desempenhos médios muito semelhantes, isto partindo no pressuposto de que existe equidade nas nomeações do C.A. e que esses árbitros nomeados já que dirigiram um grande número de jogos de cada uma das equipas (pelo menos mais de 10 jogos, pois quanto maior a amostra mais fiável é o dado estatístico). Mas, infelizmente a nomeação de árbitros equidistantes para o Benfica-F. C. Porto não é o que tem acontecido na realidade nas últimas 10 épocas, pois em 19 jogos somente por 3 vezes foram nomeados árbitros equidistantes (árbitros cujos dados estatísticos não demonstram uma diferença no rendimento médio das 2 equipas maior do que 10%). Estes 3 árbitros equidistantes nas últimas 10 épocas, estão ilustradas a amarelo torrado no quadro (Duarte Gomes, Lucílio Baptista e João Ferreira). 

Já os árbitros com os quais existe uma grande vantagem para o F. C. Porto estão a azul (Olegário Benquerença, Pedro Proença, Jorge Sousa, Carlos Xistra e Artur Soares Dias) e está pintado a vermelho o único arbitro nomeado para o classico com o qual existe uma grande vantagem do Benfica em relação ao F. C. Porto (Rui Costa). Atenção, essa nomeação do Rui Costa, aconteceu no único clássico disputado já com o campeão matematicamente atribuído nas últimas 10 épocas! Pouca sorte do Benfica, de nunca ter jogado contra o F. C. Porto numa partida importante para o desfecho do campeonato em que tenha sido nomeado um arbitro com que tem obtido um rendimento pontual médio claramente superior ao do F. C. Porto.

Segue-se o quadro que discrimina o número de penaltis favoráveis e desfavoráveis assinalados pelos 9 árbitros que foram nomeados para clássicos Benfica-F. C. Porto nos últimos 10 campeonatos. É um quadro, com o total de jogos que determinado arbitro dirigiu do F. C. Porto, que dirigiu do Benfica, com o total de pontos conquistados pelo F. C. Porto e pelo Benfica nesses jogos e que lado a lado compara a % de pontos conquistados pelo F. C. Porto ao que foi conquistado pelo Benfica em média nos últimos 10 campeonatos com esse arbitro que já arbitrou um clássico.

Curiosidades estatísticas deste quadro com os 9 arbitros que foram nomeados para clássicos:
  • No quadro, existem 5 árbitros claramente favoráveis ao rendimento desportivo do F. C. Porto (cor azul-Olegário Benquerença, Pedro Proença, Jorge Sousa, Carlos Xistra e Artur Soares Dias), 3 mais neutrais (cor amarelo torrado-Duarte Gomes, Lucílio Baptista e João Ferreira), e um claramente favorável ao rendimento desportivo do Benfica (cor vermelho-Rui Costa). A ordem que estão no quadro é do mais favorável ao F. C. Porto para o memos favorável. Realçe para o facto de, por 15 vezes terem sido nomeados árbitros claramente favoráveis ao F. C. Porto, ou seja arbitros com os quais o Benfica obtem um rendimento médio muito inferior ao do F. C. Porto. 15 vezes em que a diferença do rendimento médio das 2 equipas igual ou maior que 10% favorável ao F. C. Porto. 15 em 19 nomeações!  
  • Com todos os 5 árbitros nomeados para clássicos, com os quais existe uma superioridade clara do rendimento pontual médio do F. C. Porto ao do Benfica, curiosamente quando analisamos o número total de decisões arbitrais relevantes que tomaram nos últimos 10 campeonatos, constatamos que assinalaram mais penaltis favoráveis ao F. C. Porto do que ao Benfica e também assinalaram menos penaltis desfavoráveis ao F. C. Porto. As condicões arbitrais com que os 2 clubes competiram nos jogos arbitrados por Olegário Benquerença, Pedro Proença, Jorge Sousa, Carlos Xistra e Artur Soares Dias, são por demais esclarecedores que não foram as mesmas, encontramos mesmo casos extremos como o do Artur Soares Dias em que existe uma diferença de 6 penaltis favoráveis ao F. C. Porto comparativamente ao Benfica. Também existiu uma diferença de 6 penaltis favoráveis ao F. C. Porto assinalados pelo retirado Pedro Proença, de 4 penaltis assinalados pelo Carlos Xistra e de 3 penaltis favoráveis ao F. C .Porto assinalados pelo Jorge Sousa. 
  • Com Rui Costa, o único arbitro nomeado para clássicos em que existe uma grande diferença no rendimento médio dos 2 clubes, favorável ao Benfica, verifica-se que foi dos poucos árbitros nomeados para clássicos, que foi capaz de ter assinalado mais penaltis favoráveis ao Benfica do que ao F. C. Porto nas últimas 10 épocas, pois assinalou 3 a favor do Benfica e 2 a favor do F. C. Porto nas últimas 10 épocas. O Duarte Gomes e o Lucílio Batista são os restantes arbitros que foram nomeados para clássicos e nos últimos 10 campeonatos não assinalaram mais penaltis favoráveis ao F. C. Porto do que ao Benfica. Nenhum teve a sorte de ter um 2º clássico para apitar.
  • Curiosamanente, vemos que os 9 árbitros que dirigiram clássicos nas últimas 10 épocas, na totalidade arbitraram em conjunto 130 jogos do Benfica (260 pontos) e também 130 jogos do F. C. Porto (300 pontos). Aqui, vemos claramente que com os árbitros que tem sido nomeado para os clássicos nas últimas 10 épocas, o rendimento do F. C. Porto (77%) com esses árbitros tem sido muito superior ao do Benfica (67%).
  • Alguém acha normal, encontrar uma diferença de 16 penaltis entre o F. C. Porto e o Benfica nos 130 jogos de cada equipa apitados pelos 9 árbitros nomeados para clássicos nos últimos 10 campeonatos? É uma significativa diferença, que teria de se refletir no rendimento das equipas. Se todos os 16 penaltis de diferença forem assinalados ainda com o jogo empatado, só com essa decisão arbitral é possível a uma das equipas acrescentar mais 32 pontos que o rival diretamente com esse penalti. Assim, se nestas 10 épocas, o campeonato fosse somente com os 9 árbitros que já dirigiram clássicos, então não restavam dúvidas que o F. C. Porto teria sido destacadamente a equipa com o melhor rendimento desportivo em Portugal, pois com esses árbitros no mesmo número de jogos que o Benfica disputou conseguiu conquistar mais 40 pontos que o Benfica. 40 pontos em 10 épocas, seria em média uma vantagem de 4 pontos por época num campeonato de apenas 13 jogos por ano! Significativo!
  • Convêm ter presente que com todos os árbitros, nestas últimas 10 épocas (309 jogos), o Benfica conquistou 741 pontos e o F. C. Porto 737 pontos, ou seja com todos os outros arbitros que não esses 9 que foram nomeados para os clássicos, o Benfica conseguiu conquistar mais 44 pontos que o F. C. Porto. Curiosamente os 2 clubes com o mesmo número de jogos (179 jogos), arbitros esses que assinalaram 54 penaltis favoráveis ao F. C. Porto e 51 favoráveis ao Benfica, também assinalaram 16 penaltis desfavoráveis ao F. C. Porto e 10 desfavoráveis ao Benfica.

Como se vê, com os árbitros nomeados para o confronto direto entre o Benfica e o F. C. Porto existe um dos clube que claramente já entra em campo mais confiante com o arbitro nomeado. Com os dados de 10 campeonatos agregados, facilmente se determina o rendimento médio do clube, que é independentemente de qualquer arbitro em concreto, pois nenhum arbitro sozinho arbitrou sequer 10% dos 309 jogos disputados por cada equipa nos últimos 10 campeonatos, logo a intervenção individual do arbitro não influenciará significativamente o rendimento médio do clube. Se o arbitro obrigar o clube a variar muito o seu rendimento comparativamente ao que tem sido o rendimento médio do clube com todos os outros árbitros, esse é um indicador que não é um elemento neutro e equidistante nos interesses desportivos do Benfica e F. C. Porto (obtenção de títulos).

Além dos árbitros nomeados para o clássico convem saber qual dos clubes é presentiado mais vezes com árbitros com os quais o clube obtem um rendimento médio superior ao que é o geral do clube com todos os árbitros. Nestas últimas 10 épocas, os 5 árbitros mais vezes nomeados para jogos do Benfica, foram o: 

  1. Artur Soares Dias por 25 vezes, 
  2. Jorge Sousa por 23 vezes, 
  3. Rui Costa por 17 vezes, 
  4. Carlos Xistra por 17 vezes 
  5. Hugo Miguel por 16 vezes.  
Nestas últimas 10 épocas, os 5 árbitros mais vezes nomeados para jogos do F. C. Porto, foram: 
  1. Carlos Xistra por 25 vezes, 
  2. Artur Soares Dias por 21 vezes, 
  3. Hugo Miguel por 21 vezes, 
  4. Jorge Sousa por 20 vezes, 
  5. Pedro Proença por 16 vezes. 
Normalmente os árbitros que mais jogos do Benfica e F. C. Porto fazem são os árbitros internacionais e como essencialmente são nomeados para os jogos mais difíceis desses clubes em princípio nos 5 árbitros mais nomeados para os jogos do Benfica e do F. C. Porto encontraremos somente árbitros com os quais eles conquistam menos do que os 80% de pontos que conquistam em média contra todos os clubes. Apesar de serem todos árbitros internacionais, com nenhum destes 5 arbitros mais vezes nomeados para os seus jogos, o F. C. Porto obteve um rendimento médio inferior em 10% comparativamente ao que é o rendimento médio geral do clube, mas já o Benfica com Pedro Proença, Jorge Sousa e Artur Soares Dias obteve um rendimento médio inferior ao rendimento médio geral do clube com os outros árbitros em 37%, 24% e 13% respectivamente. Ao nomear diversas vezes, um determinado arbitro com tendência para potenciar os resultados desportivos desse clube, é uma clara vantagem que o Conselho de Arbitragem está a dar a esse clube, tal como o inverso é uma clara desvantagem. 

Por isso, podemos aqui afirmar que, é uma vantagem para o F. C. Porto conseguir ter um aproveitamento de 83% dos pontos possíveis, com o arbitro mais vezes nomeado para jogos do F. C. Porto nestas últimas 10 épocas (Carlos Xistra com 25 jogos arbitrados), como foi uma vantagem para o Benfica conseguir obter 90% dos pontos possíveis com o 3º arbitro mais vezes nomeado para jogos do Benfica (Rui Costa com 17 jogos arbitrados). Foi uma clara desvantagem para o Benfica, o Pedro Proença ter sido nomeado para 13 jogos do Benfica nas últimas 10 épocas (o Benfica apenas conquistou 44% dos pontos disputados com Pedro Proença), pois foi destacadamente o arbitro com o qual, o Benfica obteve um pior rendimento médio de entre todos os árbitros com mais de 10 jogos do Benfica arbitrados, já o F. C. Porto nunca teve qualquer arbitro nomeado para mais de 10 jogos seus, com o qual tenha obtido nos últimos 10 campeonatos, um rendimento médio inferior em 20% ao que é o rendimento médio do clube (80% dos pontos possíveis).

Esta é a realidade traduzida em números, dos árbitros que o C.A. quer nos clássicos!
Não sei se o sistema funciona como o pretendido mas é o Sistema que está a funcionar! 

1 comentário:

artnis disse...

Depois de um tão rigoroso ESTUDO isso não é pergunta que se faça a Benfiquistas, hehehe ?!

E, os 'donos' da VERDE..ade desPORTOva que por cá possam aparecer, emudecidos de vergonha, ficam sem palavras.
Vão de rabinho entre pernas, à espera de novas e VARgonhosas arbitragens que os continuam a BENEFICIAR, sobretudo, o S@porting de Jesus levado num andor.