quinta-feira, 29 de março de 2018

ÁRBITROS - JOGOS DO BENFICA NAS ÚLTIMAS 10 ÉPOCAS

 BENFICA E A ARBITRAGEM

Para uma análise objetiva da real influência das decisões arbitrais relevantes (Expulsões e Penaltis), agregamos todas as intervenções arbitrais, classificando-as de:
  • Favoráveis - os penaltis e expulsões que uma equipa beneficia no campeonato.
  • Desfavoráveis - os penaltis e as expulsões com que o arbitro penaliza uma equipa.

Por pretender utilizar só dados objetivos, nesta análise não são levados em conta os penaltis ou expulsões que ficaram por marcar, nem existe a pretensão de catalogar como boas ou más as decisões arbitrais relevantes efetivamente tomadas, afastando assim a subjetividade deste trabalho.

Com base nesse critério, determinamos objetivamente os pontos acumulados antes duma expulsão e sem considerar o efeito pontual de nenhum último golo de penalti, obtemos assim os - PONTOS GANHOS SEM INFUÊNCIA ARBITRAL.

Os pontos acrescentados/perdidos após uma expulsão ou penalti decisivo são considerados PONTOS ACRESCENTADOS/PERDIDOS COM INFLUÊNCIA ARBITRAL, pois estão intimamente dependentes dessa intervenção arbitral relevante (penalti ou expulsão).

Nos dados oficiais das últimas 10 épocas, o Benfica conquistou em média 80% dos pontos disputados com todos os arbitros. Este é o rendimento médio espectável da equipa independentemente do arbitro em questão. São aceitáveis pequenas variações do rendimento da equipa com cada arbitro desde que não haja uma variação superior a 20% na % dos pontos que o clube conquiste com esse arbitro. 
Sempre que determinado arbitro altere o rendimento médio de um clube em mais de 20%, então, este arbitro influência o rendimento desportivo dessa equipa, objetivamente esse arbitro não é um elemento neutro nos jogos dessa equipa. É um árbitro que não reune condições para merecer nova nomeação para jogos importantes desse clube em nossa opinião (nota: os dados estatísticos são mais fiáveis para os árbitros com uma amostra alargada de mais de 10 jogos dirigidos).

No quadro vemos que existem árbitros que influenciam o rendimento do Benfica, que são os casos de:
  • Olegário Benquerença, Pedro Proença e Jorge Sousa são árbitros que claramente influenciam negativamente o rendimento do Benfica, pois estes árbitros obrigam o Benfica a conquistar uma percentagem muito inferior de pontos em relação ao que foi o rendimento médio geral do clube nestas 10 épocas. 
  • Bruno Esteves, Manuel Mota, Tiago Martins, Fábio Veríssimo, Jorge Ferreira, Luís Godinho e Hugo Pacheco, podemos dizer que são árbitros que influenciam positivamente o rendimento do Benfica, pois nos 12, 11, 7, 6, 4 e 3 jogos respetivamente, pois nesses jogos o Benfica conquistou 100% dos pontos possíveis.
  • todos os restantes árbitros, estatisticamente nos últimos 10 campeonatos não há evidencia que influenciem significativamente o rendimento desportivo do Benfica, pois nos seus jogos não existe uma variação no desempenho do Benfica ao ponto de desvirtuar o que é o rendimento médio do clube nas últimas 10 épocas. 

Do quadro geral do Benfica, em que se discrimina o rendimento médio do clube com os diversos árbitros, podemos ver que, com a esmagadora maioria deles, o rendimento médio do Benfica tem sido superior ao rendimento médio geral do clube nos últimos 10 campeonatos, estes árbitros estão com o simbolo (+) a vermelho, os restantes são os árbitros com os quais o Benfica obtem um rendimento inferior ao rendimento médio do clube com todos os árbitros, são os que são prejudiciais ao rendimento do clube. 

Segue-se o quadro com os dados estatísticos do Benfica, com cada árbitro nas últimas 10 épocas, desde a época 2008/09 até a 27ª jornada da época 2017/18.

Do quadro, se conclui que há árbitros que justificadamente os benfiquistas não querem nos seus jogos, uma vez que os dados estatísticos demonstram que prejudicam o seu rendimento médio. o Benfica obtem um rendimento inferior a média geral do clube com os seguintes árbitros: O Olegário Benquerença, Pedro Proença, Jorge Sousa, Lucílio Baptista, João Pinheiro, Artur Soares Dias, Carlos Xistra, Bruno Paixão e Marco Ferreira. Por está ordem estes foram os 8 árbitros mais prejudicais ao rendimento desportivo do Benfica nas últimas 10 épocas. Como é obvio, todos os clubes querem ter nos seus jogos árbitros com os quais otem um bom rendimento pontual médio e nenhum clube deseja ter nos seus jogos árbitros, com os quais conquista uma % menor de pontos, do que é o seu rendimento médio geral com todos os árbitros. 

Depois de conhecermos o rendimento médio do Benfica nas últimas 10 épocas com cada um dos árbitros, convém vermos agora os árbitros nomeados nestas primeiras 27 jornadas da época 2017/18.
Jorge Sousa por 3 vezes,  Artur Soares Dias por 3 vezes, Carlos Xistra por 3 vezes, Bruno Paixão por 2 vezes e João Pinheiro por 1 vez, totalizam assim as 12 vezes em 27 que foram nomeados árbitros com as quais o rendimento médio do Benfica tem sido inferior ao seu desempenho médio geral com todos os árbitros. No quadro seguinte, que contém os árbitros nomeados para os jogos do Benfica nestas 27 jornada, seguindo o mesmo critério utilizado aqui em 11/03/2018 para os nomeados para os jogos do F. C. Porto em que atribuímos a cor azul aos árbitros que são da A. F. Porto, ao mesmo tempo que o F. C. Porto é o clube com melhor % de aproveitamento de pontos com esse arbitro nas últimas 10 épocas e também a equipa com um saldo maior de penaltis e expulsões favoráveis assinalados por esse arbitro, agora em relação ao Benfica, agora pintamos o nome do arbitro a vermelho sempre que se trata de um arbitro pertencente a A. F. Lisboa, ao mesmo tempo que o Benfica é o clube com melhor % de aproveitamento de pontos com esse arbitro nas últimas 10 épocas e também a equipa com um saldo maior de penaltis e expulsões favoráveis assinalados por esse arbitro. Encontramos 3 nomeações nestas 27 jornadas, que podemos classificar como francamente favoráveis ao Benfica, por esse critério. Convém lembrar que seguindo o mesmo critério em 11/03/2018 encontramos 8 nomeações francamente favoráveis ao F. C. Porto até à data. 

Este é o quadro com as nomeações para os jogos do Benfica nestas 27ª jornadas da época 2017/18:

Sabendo-se que em princípio todos os clubes, são tratados respeitosamente pelos árbitros da sua própria associação, porque razão foram por 8 vezes nomeados árbitros da A. F. Lisboa  para jogos do Sporting e apenas 5 vezes para jogos do Benfica até ao momento?

Nestas 27 jornadas, porque já foram nomeados por 9 vezes arbitros da A. F. Porto para jogos Benfica e apenas 6 vezes para jogos do Sporting? Além disso, mais incrível ainda, porque foram nomeados por 12 vezes arbitros da A. F. Porto para jogos do F. C. Porto em 27 jornadas apenas?



1 comentário:

Anónimo disse...

Olegário Benquerença, Pedro Proença e Jorge Sousa, portanto, o Benfica com estes 3 árbitros da Elite UEFA, sente/sentiu maiores dificuldades em vencer os seus jogos internamente, provavelmente efeito Skomina, espelhado nesta Edição Champions, record Europeu, e pelos piores motivos. Isto é, o Benfica quando apitado por arbitros Internacionais sente maiores dificuldades em vencer os seus jogos!

Em contraste, com Bruno Esteves, Manuel Mota, Jorge Ferreira, e Hugo Pacheco, com estes 4 Arcebispos o Benfica vence todos os seus jogos, curiosamente, nenhum é Internacional, mais palavras para quê? O discreto Esteves, tem muito, muito "tá_lento", com o inefável Ferreira Nunes e Associados, o Esteves (primo da mulher do Vieira) já seria Internacional. Vejam as classificações do Mota, ou do Ferreira da Esguiça de Fafe no legado do Nunes Vargas, faz corar de vergonha qualquer apito!

"A talho de foice" (não, nem abordo o Industrial de carnes vermelhas de Vila Verde, o Mota), mas pergunto: "k passousse" em Fafe? É o Ferreira da Esguiça, esse talento do apito despromovido (o Heroi da Mata Real), é o ex observador Julio Loureiro de Fafe, também arguido no "cândido" processo e-toupeira, ou ainda o Zé Augusto de Fafe, este ainda continua preso nos calabouços!

Justiça de Fafe já! E ... SOLTEM OS PRISIONEIROS!

Duarte Calabote Gomes