domingo, 18 de março de 2018

Manuel Oliveira e Manuel Mota - Curiosidades estatísticas

Quando agregamos os dados de diversos anos de um arbitro, acabamos por conhecer melhor as suas tendências clubisticas, no modo como interpreta as leis do jogo consoante os clubes envolvidos.
As estatísticas ajudam muito ao deixar evidente a tendência de um arbitro, sempre que ela exista.


Aqui no Blog só nos concentramos nos jogos que envolvem, o F. C. Porto, Benfica, Braga e Sporting, que são os 4 clubes candidatos ao título em Portugal. Logo sobre a arbitragem nos jogos destes 4 clubes podemos falar. Facto relevante: A única decisão arbitral desfavorável ao F. C. Porto que Manuel Oliveira já tomou na carreira, foi uma expulsão do Aboubakar aos 94 minutos de jogo contra o Guimarães (com 1-0 no Afonso Henriques). Pelo adiantado da hora não existia nenhum potencial para esta decisão ter algum efeito na repartição final de pontos nessa partida. Como se pode ver, nos dados referentes ao arbitro Manuel Oliveira (A. F. Porto), em 29 jogos dos candidatos dirigidos no total, ele já tomou 11 decisões arbitrais favoráveis aos candidatos ao título (7 penaltis e 4 expulsões favoráveis assinalados), mas mais de metade dessas decisões foram para favorecer o F. C. Porto, uma vez que já assinalou 4 penaltis e 2 expulsões favoráveis ao F. C. Porto!

E só não tivemos mais uma expulsão favorável ao F. C. Porto assinalada pelo Manuel Oliveira nesta última jornada, porque o VAR lhe mandou corrigir para amarelo o cartão vermelho que tinha exibido ao Vitor Bruno aos 42 minutos neste F. C. Porto - Boavista. Aos 70 minutos assinalou um penalti favorável ao F. C. Porto, possibilitando ao clube a hipotese de igualar o Benfica como a equipa com mais golos marcados no campeonato 2017/18 até a 27ª jornada.
Aos 56 minutos, com 1-0 no marcador, Manuel Oliveira não assinala penalti contra o F. C. Porto neste lance documentado na imagem seguinte, cujo video pode ser visto aqui ou aqui.

Mais uma vez, impunidade completa para Felipe nos jogos arbitrados pelo Manuel Oliveira!

Nos jogos anteriores, quem não se lembra de anteriores lances do Felipe que o Manuel Oliveira fez vista grossa, tais como estes:
 
Ja anteriormente, no Benfica 5 - Rio Ave 1, 21ª jornada desta época 2017/18, Manuel Oliveira nem falta assinalou neste lance em que Rafa se ia isolar e é derrubado pelo último defesa do Rio Ave. Terá sido para não ter de expulsar um jogador, deixando o Benfica em superioridade numérica para o que resta da partida?


Nesta 27ª jornada, Manuel Oliveira arbitrou o F. C. Porto 2 - Boavista 0 e o Manuel Mota arbitrou o Feirense 0 - Benfica 2. Foram assinalados nesses jogos decisões favoráveis aos grandes (1 penaltis e 2 expulsões) e como a maioria das decisões arbitrais favoráveis assinalados por estes 2 árbitros beneficiaram apenas uma das 4 equipas candidatas ao título (as mesmas desta jornada), surgiu a curiosidade de ver mais permenorizadamente os dados deles, o que nos fez chegar a este "post".

Já vimos os dados do Manuel Olivira agora a partir daqui vamos aos dados do Manuel Mota.

Manuel Mota em 30 jogos dos candidatos dirigidos no total, já tomou 11 decisões arbitrais favoráveis aos candidatos ao título (6 penaltis e 5 expulsões favoráveis assinalados), mas mais de metade dessas decisões foram em favor do Benfica, uma vez que já assinalou 3 penaltis e 3 expulsões favoráveis ao Benfica! Também já tomou 6 decisões arbitrais desfavoráveis aos candidatos ao título, sendo que metade delas penalizaram o Benfica (1 penalti e 2 expulsões desfavoráveis)! Como estas decisões arbitrais desfavoráveis ao Benfica, foram um penalti desfavorável assinalado com o jogo empatado, uma expulsão aos 41 minutos com o Benfica em vantagem por 2-0 e outra expulsão aos 89 minutos nun jogo que o Benfica estava a vencer por 2-1, facilmente se comprova que essas decisões arbitrais desfavoráveis foram tomadas num momento em que ainda podiam ter influência negativa no rendimento pontuall do Benfica.
Este é o lance da expulsão assinalada pelo Manuel Mota aos 41 minutos da 21ª jornada de 2016/17.


Facto: Manuel Mota (A. F. Braga), em 11 jogos arbitrados do Benfica, o clube venceu sempre!
100% de aproveitamento em 11 jogos, é mesmo algo bastante raro de ser encontrado estatisticamente, ainda para mais atendendo que apenas 4 desses jogos foram no Estádio da Luz, logo foram 7 jogos como visitante arbitrados por Manuel Mota, que o Benfica acabou vencendo! Também temos de ter em atenção que, Manuel Mota não tem sido nomeado para jogos, do Benfica contra adversários que pertencem ao 1º terço do campeonato, pois no currículo ainda não tem jogos, do Benfica contra o F. C. Porto, Sporting, Braga ou Guimarãese isso faz muito diferença, pois contra todas as outras equipas do campeonato nacional, o Benfica em média conquistou sempre mais de 82% dos pontos disputados nos últimos 10 campeonatos.

5 comentários:

Anónimo disse...

Corrija-me se estiver enganado mas é verdade ou não é verdade que aplicando os 2 critérios por si enunciado o início do seu blogue (penalties e expulsões), ou seja, se consideramos que os jogos terminariam com os resultados que existiam à data dessas 2 ocorrências, o Benfica teria menos 8 pontos dos que apresenta na tabela classificativa, e o Sporting teria menos 2 pontos e o Porto teria exactamente os mesmos pontos ou seja, o Porto estaria em primeiro com mais 7 pontos que o segundo(Sporting) e mais 10 pontos que o terceiro (que seria o Benfica)?

Influência Arbitral disse...

Pelos critérios seguidos aqui neste Blog, em que são considerados pontos com influência arbitral direta, todos aqueles que são acrescentados após uma expulsão e atráves de um último golo de penalti, temos que em 2017/18:
o Benfica tem um saldo de +7 pontos com influência arbitral direta;
o Sporting tem um saldo de +3 pontos com inflência arbitral direta;
e o F. C. Porto tem um saldo nulo, pois os 2 pontos que acrescentou após beneficiar de superioridade númerica contra o Marítimo foram anulados pelos 2 pontos que perdeu após inferioridade númerica contra o Aves.

Já no agregado das últimas 10 épocas, todos os grandes tem um saldo positivo de pontos com influência arbitral direta, pois nesse período o:
1º F. C. Porto teve a sorte de ter acrescentado 41 pontos com influência arbitral direta.
2º Sporting teve a sorte de ter acrescentado 37 pontos com influência arbitral direta.
3º Braga teve a sorte de ter acrescentado 29 pontos com influência arbitral direta.
4º Benfica teve a sorte de ter acrescentado 26 pontos com influência arbitral direta.

Este é o saldo final das últimas 10 épocas, no que toca a pontos acrescentados após expulsão ou através de um último golo de penalti.
Ou seja, todos os candidatos ao título, tem tido mais sorte do que azar com os penaltis e expulsões assinaladas. Todos os 4 candidatos tem melhorado claramente o seu rendimento pontual (em média 3 ou 4 pontos por época) com os últimos golos de penaltis ou após as expulsões.

Anónimo disse...

Já agora e alargando o período temporal em análise (recuando a 2001/2002) temos que se os jogos em que houve uma expulsão e/ou um penalti marcado tivessem terminado com os resultados que havia à data destas ocorrências, teremos:
O Sporting teria menos 93 pontos
O Porto teria menos 98 pontos
O Benfica teria menos 106 pontos

Anónimo disse...

Dados desde 2001/2002

Nº de minutos jogados pelo SCP com mais um jogador que a equipa adversária : 639 minutos
Nº de minutos jogados pelo FCP com mais um jogador que a equipa adversária : 860 minutos
Nº de minutos jogados pelo SLB com mais um jogador que a equipa adversária : 1390 minutos

Nº de minutos jogados pelo SCP com mais 2 jogadores que a equipa adversária : 79 minutos
Nº de minutos jogados pelo FCP com mais 2 jogadores que a equipa adversária : 54 minutos
Nº de minutos jogados pelo SLB com mais 2 jogadores que a equipa adversária : 153 minutos

Influência Arbitral disse...

Anónimo 19 de março de 2018 às 18:18,

Podes nos informar onde consultaste os dados sobre penaltis e expulsões desde a época 2001/02, é que nós aqui no blog só temos dados conpilados desde a época 2008/09.

Podes nos fazer chegar esses dados de 2001/02 a 2007/08 por email?