quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Luís Ferreira VS Tiago Antunes

Na 11ª jornada, Luís Ferreira voltou a ter uma péssima arbitragem, deixando por assinalar estes 2 penaltis, ainda com o jogo empatado 0-0.



Até quando continuará Luis Ferreira a ter arbitragens destas!

Quem viu as actuações dos árbitros durante a época passada, só pode ter ficado perplexo ao conhecer a classificação final da época 2016/17, afinal o Luís Ferreira na classificação oficial não foi o pior arbitro da época, mesmo depois das desastrosas arbitragens que teve. Enexplicável!
Luís Gonçalves já tinha ameaçado o Tiago Antunes com "a tua carreira vai ser curta" e também já tinha prometido a Luís Ferreira que "não vais descer, és um dos nossos!". É curioso que no final da época 2016/17, quem desceu de divisão foi mesmo o Tiago Antunes e não o Luis Ferreira, que foi de longe o arbitro que teve as piores arbitragem durante a época. Não há adepto que não reconheça que, Luís Ferreira teve péssimas arbitragens em 2016/17. Já o Tiago Antunes até teve arbitragem completamente pacificas durante a temporada, não existe registos de queixas de parcialidade, nem foi público nenhuma arbitragem que claramente uma das equipas tenha considerado como demasiado tendenciosa.

O primeiro jogo na 1ª Liga na época 2016/17 para o qual foi nomeado o Tiago Antunes, foi o Chaves 0 - Setúbal 0 na 4ª jornada, seguiu-se o Feirense 0 - Belenenses 1, depois o Nacional 3 - Tondela 2, seguiu-se o Arouca 2 - Estoril 1, depois o Chaves 2 - Nacional 0, seguiu-se o Rio Ave 0 - P. Ferreira 0, depois o Marítimo 3 - Arouca 1, seguiu-se o Estoril 2 - Chaves 1, e por fim na 34ª jornada esteve no Guimarães 0 - Feirense 1.

Já no que toca a Luís Ferreira, houve diversos jogos com más arbitragens.

Luís Ferreira que na 23ª jornada da época 2015/16 num momento em que o marcador estava F. C. Porto 0 - Moreirense 2, assinalou uma grande penalidade favorável ao F. C. Porto neste lance que se segue por suposto derrube do Maxi Pereira, penalti que veio a dar origem a reviravolta para 3-2.

Inacreditavelmente o arbitro não foi penalizado! Inacreditável! Depois de ter tido uma clara influência no normal desenvolvimento desta partida, Luís Ferreira ainda foi avaliado positivamente, algo que lhe permitiu continuar a por os adeptos de futebol em franja com a sua inaptidão para apitar jogos da 1ª Liga na época 2016/17. Os jogadores do Moreirense só lhes resta levar as mãos à cabeça.


Depois dos bons serviços prestados a causa azul, na época seguinte, o Luís Ferreira foi premiado com a nomeação para a estreia do F. C. Porto no Dragão, logo na 2ª jornada, dirigiu o F. C. Porto 1 - Estoril 0, depois apitou o Arouca 0 - Chaves 1, na 7ª jornada foi nomeado para o Benfica 4 - Feirense 0, seguiu-se o Boavista 0 - Estoril 0, na 13ª jornada logo aos 3 minutos expulsou o Ícaro, desequilibrando completamente as forças em competição no Feirense 0 - F. C. Porto 4, seguiu-se o Braga 2 - Moreirense 1, depois na 17ª jornada esteve um péssimo desempenho no Benfica 3 - Boavista 3, seguiu-se o Rio Ave 0 - Marítimo 0, depois na 22ª jornada teve novo desastroso desempenho no Porto 4 - Tondela 0, seguiu-se o Nacional 1 - P. Ferreira 1 e teve o seu último jogo da 1ª Liga na 27ª jornada no Belenenses 1 - Feirense 2.

Vejamos então, o desempenho do Luís Ferreira na época 2016/17.

É na sequência deste lance que se dá expulsão do Ícaro e o penalti que inaugura o marcador.

Já Marcano continuou em campo!

Após sofrer um penalti e uma expulsão aos 3 minutos de jogo, na conferência de imprensa o José Mota, que a data era o treinador do Feirense, comentou assim a influência da arbitragem no resultado do Feirense-Porto: «Da forma como o jogo se desenrolou, tenho de dar os parabéns aos meus jogadores, que tiveram uma postura digna. O jogo começou com aquela situação de grande penalidade e expulsão do meu jogador, vocês é que analisam e ajuízam, mas a partir daquele momento a nossa estratégia ruiu.»
Qual foi a estratégia depois da expulsão? «Mesmo durante os primeiros 45 minutos, conseguimos duas ou três situações de grande perigo na baliza do FC Porto. Num lançamento de linha lateral, o FC Porto chega ao segundo golo, em lance precedido de falta. Sabíamos que seria extremamente difícil contrariar esta situação. Os meus jogadores foram muito sérios e muito dignos, mereceriam outro resultado.»
Como avalia o lance do penálti? «Não vou falar sobre isso. Não me é permitido falar. Passem as imagens, as repetições, e as pessoas que avaliem em casa. Estas situações têm-nos prejudicado muitas vezes. Tivemos duas bolas na trave e mais duas ou três situações. Se calhar, com onze jogadores, a história seria outra. Durante os primeiros quarenta e cinco minutos tivemos as melhores oportunidades.»


No Benfica 3 - Boavista 3 em que Luis Ferreira errou em 3 dos golos deste jogo, o que desvirtuou por completo esta partida. Disse o Rui Vitória que: "Foi um início atipico! Houve situações atipicas a todos os níveis!"



Errar em 3 lances de golo em prejuizo do mesmo clube é muito grave mas ainda mais grave foi a sua desastrosa arbitragem no F. C. Porto-Tondela, a tal ponto que na conferência de imprensa, Pepa, o Treinador do Tondela analisa assim o jogo:  "É surreal! Ficou estragado o jogo. Enquanto tivemos 11 para 11 fomos muito competentes. Saímos frustrados por não termos oportunidade de discutir jogo. Isto foi como ir para uma guerra e tirarem-nos as balas"
"Vou ser direto, muito claro e objetivo. O jogo ficou estragado. Só agora vi as imagens e não quis acreditar no que vi. É surreal! Mas não me vou alongar mais. Há imagens, há profissionais desse lado, para analisar e ver as coisas. É surreal a expulsão. É surreal o penálti. Antes do penálti há falta. Antes do segundo golo há falta. O Johny vai isolado e é amarelo. O Kaká à primeira falta vê amarelo..."

Vendo as imagens da expulsão, do penalti, etc, deste inacreditável arbitragem como é que alguém pode acreditar que o Luís Ferreira poderá algum dia ser um elemento neutral num jogo de futebol.
O lance que antecede o 2-0. 
E ainda há estes lances em que tudo é permitido.



Sem comentários: