quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Artur Soares Dias e a arte de apitar penaltis ou não

Nesta 5ª jornada, com o jogo teimosamente empatado, Artur Soares Dias concedeu 6 minutos de descontos no Feirense-Sporting e finalmente aos 96 minutos, teve a oportunidade de assinalar um penalti favorável ao Sporting, o precioso penalti que permitiu golo da vitória.

No momento em que ocorreu este lance, os Sportinguistas temeram pela decisão do arbitro, principalmente porque ainda tinham na memória a forma como o mesmo Artur Soares Dias interpretou um lance semelhante no último Sporting-Benfica, em que considerou que o Grimaldo não sofreu falta para grande penalidade. Felizmente para os Sportinguista desta vez, ao contrário da anterior, assinalou mesmo grande penalidade. 

Pelo histórico de penaltis que assinalou nos últimos 10 campeonatos, confirma-se que não havia razões para os sportinguistas temerem, Artur Soares Dias ao longo dos últimos anos não tem tido problemas em assinalar penaltis a favor do Sporting, pois já assinalou 13 penaltis favoráveis ao Sporting, nos 29 jogos que dirigiu (é de longe o arbitro com mais penalti favoráveis assinalados ao mesmo clube nas últimas 10 épocas).


Nos jogos arbitrados pelo Artur Soares Dias, o Sporting sozinho beneficiou de mais penaltis do que o F. C. Porto e o Benfica juntos, clubes aos quais, o Artur Soares Dias assinalou respectivamente apenas 7 e 4 grandes penalidades favoráveis. É incrível como o Artur Soares Dias, que já assinalou ao todo 31 penaltis favoráveis aos 4 candidatos ao título e também 19 desfavoráveis aos mesmos, que Benfica e Braga sejam os únicos que não tem um saldo positivo de penaltis com Artur Soares Dias, enquanto o F. C. Porto obteve um saldo positivo de 5 penaltis e o Sporting um saldo positivo de 8 penaltis, destacadamente é o campeão dos penaltis nos jogos arbitrados pelo Artur Soares Dias!


Nesta imagem, o toque do defesa do Feirense no Coates é evidente, logo é lance para grande penalidade para a maioria dos árbitros, não para o Artur Soares Dias, pelo que se viu no anterior jogo do Sporting dirigido.

O histórico de interpretações do Artur Soares Dias em lances semelhantes é o problema aqui! 
É que há 4 meses atrás, o Artur Soares Dias considerou que não havia falta para grande penalidade, no lance que se segue:

Nesta imagem, o toque do Schelotto no Grimaldo foi também bem evidente, 
Inacreditável, a alteração dos critérios arbitrais do mesmo arbitro! 
O onde está a coerência?
Será mais difícil apitar um penalti contra o Sporting em Alvalade do que contra o Feirense no Marcolino de Castro? 

Resumo desta história: Artur Soares Dias assinalou penalti favorável ao Sporting e desfavorável ao Feirense, já o penalti favorável ao Benfica e desfavorável ao Sporting, Artur Soares Dias não assinalou! 
Foi isso que ocorreu nos 2 últimos jogos do Sporting dirigidos pelo Artur Soares Dias.

É por haver reiteramente diferenças nos critérios arbitrais consoante as cores das camisolas em campo por parte do mesmo arbitro, é que estatisticamente a longo prazo se detectam diferenças consideráveis no número de penaltis que são efectivamente assinalados pelo arbitro a cada um dos clubes.
Meus amigos, aos olhos de um arbitro qual é a diferença entre estas 2 infracções para grande penalidade? Nenhuma, não devia haver nenhuma! Não devia haver nenhuma diferença aos olhos de Artur Soares Dias, na análise destes 2 lances semelhantes. As infracções na área quando ocorrem, devem ser assinalados, quer seja um penalti favorável ao Sporting, quer seja um penalti desfavorável ao Sporting. A função de um árbitro é simplesmente aplicar as leis do jogo, não é procurar criar as melhores condições arbitrais possíveis para que verifique um resultado final especifico desejado.


Hoje, já se pode concluir, que não foi pelo desconhecimento das leis do jogo por parte do Artur Soares Dias, que no Sporting-Benfica do ano passado não foi assinalado nenhuma das 3 grandes penalidades favoráveis ao Benfica. Nesse Derby com o título em jogo, em que o Benfica teria de gerir uma vantagem de 3 pontos sobre o concorrente directo ao título, só assinalou um único penalti, ... , assinalou o penalti favorável ao Sporting, situação que levou que a partida acabasse empatada. É por situações como essa se repetirem muitas vezes sempre no mesmo sentido é que se nota a seguinte diferença:

  • O Benfica em 22 jogos arbitrados pelo Artur Soares Dias usufruiu de 4 penaltis favoráveis e sofreu 4 penaltis desfavoráveis, quando nestas últimas 10 épocas, nos jogos arbitrados por todos os outros árbitros em média por cada 22 jogos, foram assinalados 5 penaltis favoráveis e 2 penaltis desfavoráveis ao Benfica.
  • O Sporting em 29 jogos arbitrados pelo Artur Soares Dias usufruiu de 13 penaltis favoráveis e sofreu 5 penaltis desfavoráveis, quando nestas últimas 10 épocas, nos jogos arbitrados por todos os outros árbitros em média por cada 29 jogos, foram assinalados 5 penaltis favoráveis e 3 penaltis desfavoráveis ao Sporting. 
  • O F. C. Porto em 18 jogos arbitrados pelo Artur Soares Dias, usufruiu de 7 penaltis favoráveis e sofreu 2 penaltis desfavoráveis, quando nestas últimas 10 épocas, nos jogos arbitrados por todos os outros árbitros em média por cada 18 jogos, foram assinalados 4 penaltis favoráveis e 1 penalti desfavorável ao F. C. Porto.
É preciso ter a arte de apitar penaltis ou não consoante as conveniências em lances semelhantes e mesmo assim cair nas boas graças dos dirigentes da arbitragem, ao ponto de terminar a época nas primeiras posições da classificação final dos árbitros, como o Artur Soares Dias conseguiu na época passada, em que ficou classificado como o 2º melhor arbitro da temporada 2016/17. 

2 comentários:

Anónimo disse...

Grande comentário. Obrigado!

Unknown disse...

Tem de se comecar a desmascarar as batotas verdes e azuiz