sábado, 12 de agosto de 2017

Primeiro penalti estranho na era Video-Arbitro

Na 2ª jornada, foi assinalado o 1º penalti favorável a um dos 4 candidatos ao título, e logo a poucos minutos do fim de um jogo que teimava em permanecer 0-0 no marcador. Penaltis assinalados com o jogo empatado, como todos sabemos são as decisões arbitrais que mais podem contribuir para a melhoria do rendimento desportivo de uma equipa e a poucos minutos do fim é mesmo aquela última oportunidade de acrescentar pontos.
Imagem do site: Papoila Saltitante

Onde está o video-arbitro ou a defesa da verdade desportiva?
Nuno Pinto, defesa do Vitória de Setúbal «Na minha opinião não houve penalty, o Bas Dost perdeu a posição e atirou-se para o chão. Eu parei, ele veio por trás, bateu em mim e atirou-se! Se fosse marcado aos 70 minutos, ficava chateado, mas aos 86 minutos acho que é ridículo... Os árbitros é que mandam e temos de respeitar».

Analisando a imagem, será que o Bruno Paixão consegue explicar a infracção que assinalou? Consegue o video-arbitro explicar a infração que viu para validar um castigo máximo nesta imagem?
Se não houver uma explicação dada pelo relatório do Bruno Paixão, poderá qualquer outro arbitro ou mesmo o próprio Conselho de Arbitragem explicar aos amantes de futebol, o que é que o defesa do Setúbal devia ter feito de diferente para que no futuro não volte a ser punido com um penalti. É que vistas as imagens, verifica-se que o defesa posicionou-se bem no sitio onde a bola iria cair , o Bas Dost ao recuar para o sitio a que se dirige a bola, acaba chocando contra o N. Pinto que já tinha ocupado esse espaço onde a bola iria cair.


Como sabem nós aqui no blog, temos registados para efeitos estatísticos, todas as grandes penalidades assinaladas, nos jogos em que interveêm os 4 candidatos ao título (Benfica, F. C. Porto, Sporting e o Braga), nos últimos 10 campeonatos nacionais.


Eis o quadro resumo de todos os campeonatos desde a época 2008/09 até a época 2017/18.


Desde o início quando começamos a recolha destes dados, era nossa convicção que em condições arbitrais normais encontrariamos uma correlação positiva entre o número de penaltis favoráveis e as equipas que marcam mais golos (equipas mais fortes). Mas é com muita estranheza que verificamos que nestes 10 últimos campeonatos, o:

  1. O F. C. Porto no total marcou 616 golos e usufruiu de  83 grandes penalidades assinaladas a seu favor, ou seja, em média usufruiu de 1 penalti favorável a cada 7,4 golos que o seu ataque consegue produzir. 
  2. O Sporting no total marcou 482 golos e usufruiu de  72 grandes penalidades assinaladas a seu favor,  ou seja, em média usufruiu de 1 penalti favorável a cada 6,7 golos que o seu ataque consegue produzir.
  3. O Benfica no total marcou 643 golos e usufruiu de  70 grandes penalidades assinaladas a seu favor,  ou seja, em média o seu ataque teve que conseguir produzir 9,2 golos para usufruir de 1 penalti favorável. Estranha-se, o facto do Benfica ter usufruido de menos penaltis assinalados a seu favor do que o Sporting, mesmo tendo tido nestes últimos 10 campeonatos muito maior força ofensiva que o Sporting, pois marcou mais 161 golos que o Sporting (643-482).
  4. O Braga no total marcou 451 golos e usufruiu de  49 grandes penalidades assinaladas a seu favor,  ou seja, em média o seu ataque teve que conseguir produzir 9,2 golos para usufruir de 1 penalti favorável. 
Nestas ultimas 10 épocas, é certo que o Sporting não conseguiu conquistar nenhum título de campeão, mas não quer dizer que foi uma equipa com falta de sorte com as arbitragens. É obra uma equipa que apenas conseguiu marcar 482 golos, ter conseguido usufruir de mais penaltis assinalados a seu favor (72 penlatis favoráveis) que o Benfica, que tendo conseguido marcar 643 golos, apenas usufruiu de 70 penaltis assinalados a seu favor.

Nestas 10 temporadas, se verificarmos os penaltis assinalados nos momentos em que a equipa pode acrescentar directamente pontos, vemos que o Sporting e o Benfica, usufruiram dos mesmos 26 penaltis assinalados a seu favor ainda com o jogo empatado, mas nem de longe nem de perto estas 2 equipas conseguiram conquistar o mesmo número de pontos, pois nestas últimas 10 temporadas o Benfica conquistou mais de 100 pontos a mais que o Sporting.

Os penalatis assinalados a favor da equipa ajudam muito ao rendimento desportivo, o facto do F. C. Porto ter usufruido de 40 penaltis assinalados a seu favor ainda com o jogo empatado, foi algo que permitiu ao F. C. Porto arrecadar 4 dos últimos 9 titulos de campeão atribuidos.

Sem comentários: