segunda-feira, 3 de julho de 2017

Video-arbitro

As equipas devem poder ter a possibilidade de requerer que o lance seja verificado pelo video-arbitro.
Em defesa do menor número de interrupções possíveis no jogo e do bem maior que é a verdade desportiva, cada equipa devia ter direito a 2 reclamações por jogo.


Os treinadores deveriam poder solicitar ao arbitro o recurso ao Video-arbitro, quando contestam lances de golos ou de grandes penalidades. Obviamente que o jogo não pode ser interrompido cada vez que um jogador cai na área ou uma bola bate na mão, por isso devia-se limitar as reclamações a 2 lances por jogo de modo a que os treinadores não contestem por tudo e por nada. Ao permitir aos treinadores contestar 2 lances, deixa de fazer sentido as conferências de imprensa do pós-jogo em que o treinador só fala da arbitragem, pois os 2 lances de dúvidas de erros arbitrais que cada treinador tem, já foram avaliadas em tempo oportuno durante o próprio jogo.

Não se justifica que a verdade desportiva seja adulterada só pelo simples facto do arbitro se recusar a consultar o video-arbitro.
Quem viu as reacções dos responsáveis que se encontravam no banco de suplentes do Chile na final da Taça das Confederações e as reacções dos responsáveis do Mexico que se encontravam no banco de suplentes no jogo de atribuição do 3º classificado, sabe que mais dia menos dia, o recurso ao Video-arbitro terá de ser uma possibilidade a disposição das euipas, e será uma mudança vital para que a suspeição diminua em torno da actuação dos árbitros, pois os seus supostos 2 maiores erros podem ser corrigidos durante o próprio jogo pelo video-arbitro..

As equipas deveriam ter a oportunidade de contestar 2 decisões arbitrais por jogo, solicitando o recurso ao video-arbitro por dois lances de golo/penalti ou expulsão.

O que não pode acontecer é vermos os treinadores e todo o banco de suplentes de cabeça perdida a protestar com o arbitro para que ele recorra a ajuda do video-arbitro e o mesmo a não atender aos protestos. Protestos que ao se arrastarem obrigam mesmo o arbitro a ter de expulsar esses treinadores sem tratar de verificar se a sua reclamação é ou não justificada com o recurso do video-arbitro. Só assim se defenderá verdadeiramente a verdade desportiva, no que toca ao recurso ao video-arbitro.
Resultado de imagem para expulsão do treinador do México na final da taça das confederações

Resultado de imagem para reclamação do treinador do Chile na final da taça das confederações

 Resultado de imagem para video-arbitro na taça das confederações

Sem comentários: