terça-feira, 23 de maio de 2017

Se o Samaris soubesse apertar pescoços ou dar coteveladas na nuca, estava safo.

Agora, como não aprendeu como se faz nem uma coisa nem outra, leva o castigo mais pesado da época.

Samaris foi punido com 4 jogos de castigo, pelo escaramuça com o Diogo Ivo na 28ª jornada!


Pode ver a publicação do castigo acima referido no sitio da Liga Portuguesa de Futebol Profissional.
Na mesma 28ª jornada, aconteceu uma situação semelhante envolvendo o Edson Farias, cujo castigo pela aplicação do mesmo nº1 do Artº19 e nº1 do Artº151 também saiu hoje. A única diferença é que neste caso foram aplicados 3 jogos de castigo e não os 4 que foram aplicados ao Samaris.
Podemos dizer que felizmente para o Edson, o Feirense joga de azul e não de vermelho! É isso! Aparentemente o vermelho fere mais a vista, pelo menos dos membros do Conselho de Disciplina.

Coitado do Samaris, que antes deste incidente, vinha cumprindo sempre os 90 minutos desde a 23ª jornada até a 27ª jornada! Após esse lance ocorrido 28ª jornada, foi castigado internamente pelo Benfica não tendo sido utilizado nas 3 jornadas seguintes (29ª, 30ª e 31ª jornada). Sim, castigo interno, pois o Rui Vitória nesses 3 jogos utilizou quer o Fejsa, quer o Filipe Augusto e ninguém acredita que precisando o treinador de utilizar 2 elementos do plantel com caracteristicas semelhantes ao do Samaris, o próprio Samaris não fosse um dos escolhidos, se o critério fosse somente uma consequência do rendimento desportivo anterior. Na pratica, Samaris cumprirá 7 jogos de castigo! Não sabemos qual é o prémio de jogo por cada vitória que os jogadores do Benfica participam, mas parece-me que o Samaris em 7 jogos vai ter um prejuízo maior de que um ano inteiro de prémios que o Diogo Ivo usufruirá nesta sua temporada de muito sucesso. Provavelmente esta é a época em que receberá mais prémios de jogo na sua carreira. Que ao Diogo Ivo, nunca aconteça nenhum caso semelhante em que um adversário que não sentiu nenhum soco no momento o acuse mais tarde de o ter agredido, de modo a não ser tão penalizado financeiramente e de modo a que possa estar sempre disponível para disfrutar do que mais gosta de fazer (jogar futebol), tal como o Samaris também gostaria de poder disfrutar. Ao Samaris já lhe chega a concorrência interna que tem de enfrentar para poder ter oportunidade de jogar, não necessita desta perseguição que lhe foi movida, quando a poucos meses o seu agressor (Slimani) apenas cumpriu um jogo de castigo, por uma cotevelada na nuca!

Ninguém compreende o que pensam os elementos do Conselho de Disciplina, sobre a forma como deve ser aplicada a Disciplina, se é para ser aplicada independentemente do clube onde joga o prevaricador, se deve haver jurisprudência ou não.
O Jardel aqui apanhou 2 jogos e o agredido José Soares foi suspenso por 3 jogos. 

Há 11 meses, em 02/06/2016, saiu a deliberação do castigo de 1 jogo de suspensão ao Slimani por ter  agredido barbaramente, o Samaris com uma cotevela na nuca (movimento muito perigoso e que nem nos desportos de combate é permitido, uma vez que põe em risco a vida do adversário).  Mantendo a jurisprudência do caso Slimani julgado a 11 meses pelo Conselho de Disciplina, o Samaris teria de dar quatro coteveladas iguais a esta do Slimani para ter de cumprir uma suspensão de 4 jogos de castigo!


O que é que aconteceria ao Samaris, se tem descarregado a sua fúria, no pescoço do Diogo Ivo?
Samaris hoje, deve estar bem arrependido ..., ou será só de não ter apertado o pescoço ao Diogo Ivo?
É que se tem apertado o pescoço do adversário, aparentemente não teria sido acusado pelo Sporting.

Nesta altura, o Samaris já deve ter recebido diversos conselhos de como se deve comportar, para não voltar a ficar suspenso por 4 jogos. Ele que ponha olhos na atitude competitiva do Super Slimani lhe aconselharão os sportimguistas ou ele que ponha os olhos no Corona ou no Maxi, aconselharão os ferrenhos portistas, para aprender como deve reagir da próxima vez que se chatear com o adversário.

Pelos vistos aos olhos dos elementos do Conselho de Arbitragem, em discusão com o adversário somente é tolerável apertar o pescoço. Só é de esperar, que no futuro quando alguém se chateiar com eles, que não tenha a reacção pífia do Samaris mas sim que os aperte o pescoço ao estilo do Corona ou do Maxi, pois pelos vistos para eles, são muito mais fáceis de tolerar sem a devida penalização.
Ou é de mim, ou quando for no pescoço deles, ai vão logo demonstrar alguma sensibilidade ao caso.
Se estás chateado com o adversário, então podes apertar-lhe o pescoço sem castigo. - Que mensagem!
Somente assim será possível a um atheta profissional demonstrar a sua fúria com o adversário, sem que tal seja merecedora de sanção aos olhos dos elementos do Conselho de Disciplina.

PS: Se vestes de vermelho e não as riscas, já sabes que não podes apertar o pescoço sem penalização, não sabes Samaris? 

Sem comentários: