sábado, 13 de maio de 2017

FAZER HISTÓRIA! CHEGOU O DIA!

Com o Estádio da Luz repleto de incansáveis benfiquistas no apoio a sua equipa em busca do tão ambicionado TETRA, hoje o Benfica defrontará o 4º classificado da época 2016/17 (o Vitória de Guimarães), com o único objectivo de conseguir os 3 pontos que o consagrará como o campeão nacional pela 36ª vez, obtendo assim, também o HISTÓRICO TETRA.

Nas últimas 9 temporadas, o Benfica e o Guimarães encontraram-se por 17 vezes, tendo o Benfica conquistado 40 pontos nesses 17 jogos, ou seja em média conquistou 78% dos pontos disputados nos jogos contra o Guimarães e como seria expectável, o rendimento médio do Benfica é ainda melhor nos 8 confrontos directos realizados no Estádio da Luz, em que o Benfica conquistou 88% dos pontos possíveis. Os números médios de rendimento explicam o optimismo benfiquista para este jogo.

Os recentes sucessos desportivos nestas últimas 4 épocas,  a confiança, o empenho, o espirito de equipa enraizado, a experiência e qualidade de um plantel recheado de jogadores vencedores (19 dos jogadores do plantel já contam com títulos de campeões nacionais no currículo), sustentam esse optimismo. É reconhecido por todos que o Benfica está a viver desportivamente, um período muito especial. Só se consegue vencer tantas vezes seguidas em provas de regularidade, como é o campeonato, quando se tem época após época, rendimentos médios muito bons. 

Está bem enganado quem pensa que confiança do Benfica nos jogos em casa advêm somente daquilo que o clube foi capaz de fazer nas últimas 4 épocas, é muito mais que isso.  Historicamente desde sempre, nos jogos disputados no Estádio da Luz, o desempenho do Benfica, tem sido sistematicamente muito positivos, por exemplo nas últimas 9 temporadas, em 140 jogos do campeonato nacional contra todos os adversários, o Benfica conquistou 366 pontos, ou seja em média conquista 87% dos pontos disputados na Luz, independentemente do adversário. Os dados estatísticos são esclarecedores, no Estádio da Luz, o Benfica é indiscutivelmente dominador! Com o apoio dos benfiquistas a sua equipa, a "Catedral da Luz" transforma-se num autêntico "Inferno da Luz" para os adversários. É a força dos adeptos benfiquistas! É a famosa MISTICA do clube! 

Os jogadores do Guimarães quando entrarem na Luz sabem que, o Benfica venceu nas últimas 7 vezes que os recebeu na Luz e que para encontrarmos um resultado negativo do Benfica contra o Guimarães no Estádio da Luz, só recuando até a época 2008/09, em que o Guimarães venceu por uma bola a zero.

Apesar desse histórico francamente favorável, os adeptos tem consciência de que este jogo não será fácil para o Benfica, pois o Guimarães, chega motivado ao jogo na sequência de 7 vitórias seguidas no campeonato, envolvido na luta pelo 3º lugar e já com pelo menos o 4º lugar garantido. O Guimarães é neste momento a 2ª equipa com mais pontos conquistados fora de casa na época 2016/17, o Benfica é aliás a única equipa com melhor desempenho que o Guimarães à jogar fora de casa. Os adeptos do Benfica que esqueçam todas as estatisticas anteriormente referidas, é que o Benfica nos jogos arbitrados pelo Jorge Sousa é um clube muito menor do que o seu habitual, somente conquista 56% dos pontos, em 32 jornadas apenas conquistaria 54 pontos, ou seja muito menos que os 64 pontos que o Guimarães tem neste momento.

O desafio ficou ainda mais difícil para o Benfica, com a nomeação do arbitro Jorge Sousa, a partir desse nomeação todos os que acompanham o futebol português, sabem que esse decisivo jogo, será dirigido pelo arbitro em actividade com o qual o Benfica obteve o pior rendimento médio nas últimas 9 temporadas de entre todo o quadro de árbitros da Liga que tenham dirigido mais de 4 jogos do Benfica nas últimas 9 temporadas. Nessas 9 épocas o Benfica conquistou em média 81% dos pontos disputados com todos os outros árbitros que não o Jorge Sousa. Querendo, seguramente o Conselho de arbitragem encontraria diversos árbitros, com os quais o Benfica tem rendimento pontual bastante mais próximo ao rendimento médio do clube nas últimas 9 épocas. É incompreensível, o Conselho de Arbitragem ter escolhido exactamente o árbitro, com o qual o Benfica tem mais dificuldades em conquistar pontos para o jogo que pode representar o feito o mais importante da sua longa história de sucessos. Incompreensível, tal como seria incompreensível a nomeação para este histórico jogo de um arbitro com o qual, o Benfica em média conquistasse a maior % de pontos nos últimos 9 campeonatos de entre todos os árbitros em actividade. Estamos todos de acordo que seria também ridículo essa situação, tal como é, esta nomeação do Jorge Sousa. 

Aos olhos e juízos de valor do Jorge Sousa, o Benfica é uma equipa que conquista apenas 56% dos pontos que disputa. De todo quadro de árbitros em actividade na Liga Portuguesa, Jorge Sousa é aquele com o qual o Benfica obtêm o pior rendimento pontual médio nas últimas 9 temporadas, podem consultar os dados estatísticos do Artur Soares Dias, do João Capela, do Nuno Almeida, do Tiago Martins, do Jorge Ferreira, do Fábio Veríssimo, do Manuel Mota, do Manuel Oliveira, do Rui Costa, do HugoMiguel, do Bruno Paixão, do Bruno Esteves ou Carlos Xistra e constarão que o Jorge Sousa é o pior arbitro para o rendimento do Benfica.. Nas últimas 9 temporadas, em 19 jogos arbitrados pelo Jorge Sousa, o Benfica apenas conquistou 56% dos pontos possíveis. Jorge Sousa para o rendimento do Benfica é um obstáculo maior que é o próprio Sporting ou o Braga.

Sabem qual é a % de pontos que o Benfica conquistou nos 18 jogos contra o Sporting nas últimas 9 épocas? O Benfica conquistou 65% dos pontos nos 18 jogos contra o Sporting, ou seja com a arbitragem do Jorge Sousa qualquer que seja o adversário, este adversário se torna num obstáculo para o Benfica mais difícil de ultrapassar do que o próprio Sporting! Inexplicável, tendo em conta que o Sporting tem sido o 2º clube com o qual o Benfica obtêm menor rendimento pontual nos últimos 9 campeonatos. Jorge Sousa na Liga Portuguesa deve apitar jogos do Benfica contra supostos clubes que ele torna mais fortes que o próprio Sporting!

Sabem qual é a % de pontos que o Benfica conquistou nos 18 jogos contra o Braga nas últimas 9 épocas? O Benfica conquistou 70% dos pontos nos 18 jogos contra o Sporting, ou seja com a arbitragem do Jorge Sousa qualquer que seja o adversário, este se torna num obstáculo para o Benfica mais difícil de ultrapassar do que o próprio Braga! Inexplicável, tendo em conta que o Braga tem sido o 3º clube com o qual, o Benfica obtêm menor rendimento pontual nos últimos 9 campeonatos.

Sabem qual é a % de pontos que o Benfica conquistou nos 17 jogos contra o Guimarães nas últimas 9 épocas? O Benfica conquistou 78% dos pontos nos 17 jogos contra o Guimarães, que como podem verificar no quadro que se segue é o 5º clube mais difícil para o Benfica nas últimas 9 temporadas.


 Agora que já conhecem o rendimento médio do Benfica com cada um dos adversarios que disputaram pelo menos 6 dos últimos 9 edições da 1ª Liga, estas em condições de compreender melhor o porquê da nossa opinião de que o Jorge Sousa não tem condições de imparcialidade para dirigir jogos do Benfica, ele altera significativamento o rendimento do Benfica comparativamente ao que é o rendimento médio do clube com todos os árbitros. A função de um arbitro não é influênciar o rendimento de uma equipa. A extremamente baixa % de pontos conquistados pelo Benfica nos jogos contra o F. C. Porto é em muito justificada pelo facto de 9 desses jogos terem sido arbitrados por arbitros com os quais o Benfica tem um rendimento médio miserável nas últimas 9 épocas, que são o Olegário Benquerença (arbitro com o qual o Benfica conquistou apenas 28% dos pontos disputados!), o Pedro Proença (arbitro com o qual o Benfica conquistou apenas 44% dos pontos disputados em 13 jogos!) e o Jorge Sousa (arbitro com o qual o Benfica conquistou apenas 56% dos pontos disputados em 19 jogos!). Estamos a falar de um Benfica que nas últimas 9 temporadas conquistou em média 80% dos pontos disputados com todos os árbitros! É inacreditável as vezes que foram nomeados para jogos do Benfica.


 Mesmo sendo o Guimarães para o Benfica, o 5º clube mais difícil de defrontar, o rendimento médio do Benfica nos jogos arbitrados pelo Jorge Sousa é ainda muito, mas muito inferior ao rendimento médio do Benfica nos jogos contra o Guimarães. Esse é o efeito Jorge Sousa. Os dados estatistícos do Jorge Sousa revelam uma grande dificuldade do Benfica vencer esses jogos, aliás em 19 jogos o Benfica apenas conseguiu 4 vitorias pela margem mínima (apenas 1 vitória em jogos em que marcou apenas 1 único golo)! Marcando apenas 1 golo o Benfica apenas por uma única vez o Benfica conseguiu vencer o jogo nos 19 jogos que o Jorge Sousa apitou! Incrível, não é meu amigo! Por todos os insólitos dados que deixam transparecer o histórico estatístico do arbitro Jorge Sousa nas últimas 9 épocas, o Benfica já sabe o tamanho do obstáculo que terá que ultrapassar se realmente quer conquistar o seu HISTÓRICO TETRA.  
Para deixar de ser uma equipa que conquista somente 56% dos pontos (quando é apitado pelo Jorge


1 comentário:

SLB4EVER disse...

Parabéns pelo tetra!!! E parabéns pelo excelente trabalho!

Apenas uma curiosidade, podes dizer quais foram os adversários desses 19 jogos apitados pelo Jorge Sousa?

Porque, pensava aqui comigo, que se forem só jogos grandes, ou maioritariamente, tipo contra o Porto, o Sporting e Braga/Guimaraes, talvez essa média tenha justificação...

Carrega Benfica.

SLB4EVER