quarta-feira, 31 de maio de 2017

Dados da Época 2016/17

Objetivamente, é possível determinar a efectiva influência de uma decisão arbitral importante no marcador e/ou pontuação final das equipas.


Para uma análise objetiva da real influência das decisões arbitrais relevantes (Expulsões e Penaltis), agregamos todas as intervenções arbitrais, classificando-as de:
  • Favoráveis - os penaltis e expulsões que uma equipa beneficia.
  • Desfavoráveis - os penaltis e as expulsões que penalizam a equipa.
 
Por pretender utilizar somente dados objetivos, nesta análise não são levados em conta os penaltis ou expulsões que ficaram por marcar, nem há a pretensão de catalogar como boas ou más as decisões arbitrais relevantes efetivamente tomadas, afasta-se assim os dados subjetivos deste trabalho.

Com base nesse critério, determinamos objetivamente os pontos acumulados antes duma expulsão e sem considerar o efeito pontual de nenhum último golo de penalti, obtemos assim os - PONTOS GANHOS SEM INFUÊNCIA ARBITRAL.

Os pontos acrescentados/perdidos após uma expulsão ou penalti decisivo são considerados PONTOS ACRESCENTADOS/PERDIDOS COM INFLUÊNCIA ARBITRAL, pois estão intimamente dependentes dessa intervenção arbitral relevante (penalti ou expulsão). 

EM 2016/2017 EXCECIONALMENTE A EQUIPA QUE MAIS DECISÕES ARBITRAIS FAVORÁVEIS BENEFICIOU NÃO FOI AQUELA QUE CONSEGUIU SER CAMPEÃ.  O campeão nacional foi o Benfica mas o campeão dos penaltis favoráveis foi o Sporting e o campeão das expulsões favoráveis foi o F. C. Porto
No agregado das 34 jornadas da época 2016/17, a equipa que competiu em melhores condições arbitrais foi o F.C. Porto que beneficiou de um saldo favorável de 11 decisões arbitrais (6 penaltis favoráveis e 5 expulsões favoráveis). O Sporting durante a competição beneficiou de um saldo de 8 decisões arbitrais favoráveis (9 penaltis favoráveis e 1 expulsão desfavorável) e o Benfica nos 34 jogos beneficiou de um saldo favorável de 6 decisões arbitrais favoráveis (6 penaltis e saldo nulo de expulsões). 

Eis então o quadro resumo de todas as decisões arbitrais relevantes durante a época 2016/17.

Assim, de seguida podemos ver o grafico em que se discrimina os pontos conquistados sem influência arbitral directa, dos pontos que foram acrescentados/perdidos directamente com um último golo obtido através de uma grande penalidade ou após uma expulsão.


Sem comentários: