terça-feira, 14 de março de 2017

NES realça que as expulsões influenciam o rendimento desportivo

Depois do F. C. Porto 0 - Juventus 2, hoje o F. C. Porto voltou a perder contra a Juventus, desta vez por apenas 1 golo de diferença em Turim.  Foi novamente um jogo em que a Juventus teve a sorte de usufruir de uma expulsão, usufruiu do adversário jogar mais de 48 minutos em inferioridade númerica.

Tal como aqui no blog sempre referimos, também o NES afirmou perante milhões de telespectadores, que uma expulsão num jogo influencia muito o rendimento desportivo de uma equipa. A expulsão beneficia a equipa que passa a jogar em superioridade númerica e prejudica quem joga em inferioridade numérica. Sorte arbitral tem as equipas que usufruem dessa vantagem competitiva.

Jogar contra adversários em inferioridade númerica é uma grande vantagem, como hoje Nuno Espirito Santo referiu na conferência de imprensa. Nuno Espirito Santo refere mesmo explicitamente que, perdeu esta eliminatória por 3 golos de diferença, mas que a sua equipa não sofreu nenhum desses golos enquanto estiveram 11 contra 11 jogadores em campo. Nos jogos para o campeonato nacional também o Braga e o Feirense, na conferência de imprensa após os jogos contra o F. C. Porto podiam ter afirmado o mesmo, ou seja que não sofreram nenhum golo enquanto estiveram 11 contra 11, sendo que o Braga que teve, o Artur Jorge expulso desde o minuto 35, apenas viria a sofrer um golo ao minuto 95 e o Feirense que teve o Ícaro expulso pelo arbitro Luis Ferreira logo aos 2 minutos, acabou por sofrer 4 golos nessa partida. Mesmo o Tondela, também se pode queixar do mesmo Luis Ferreira, que assinalou mal 1 penalti que abriu o marcador e de seguida expulsou o Osório aos 45 minutos, o que permitiu ao F. C. Porto ainda marcar mais 3 golos em superioridade númerica, tal como nos 7-0 aplicados ao Nacional em que 3 golos foram marcados nos 28 minutos finais em que Nacional jogou em inferioridade numérica.

Reconhendo como reconheceu hoje que as expulsões influenciam o rendimento desportivo das equipas, será que o Nuno Espirito Santo também reconhece que os adversários do F. C. Porto em Portugal foram muito penalizados nos 298 minutos que jogaram em inferioridade númerica no campeonato nacional? É que nesse 298 minutos em que jogou em superioridade numérica, o F. C. Porto marcou 14 golos, enquanto o Benfica ainda não usufruiu de nenhuma expulsão de um adversário em tempo útil de jogo. São condições muito diferentes em que estas 2 equipas disputam este campeonato no que respeita as expulsões. Já quanto aos penaltis assinalados, o F. C. Porto beneficiou de 6 e o Benfica beneficiou de 5 penaltis favoráveis assinalados, logo em relação ao número de penaltis não existe uma grande diferença entre estas 2 equipas que estão a disputar o titulo de campeão 2016/17, se bem que apenas 1 dos penaltis favoráveis ao Benfica foi assinalado ainda com o jogo empatado enquanto que 5 dos penaltis favoráveis ao F. C. Porto foram assinalados ainda com o jogo empatado.


Disputar um campeonato sem usufruir de minutos em superioridade númerica é muito diferente de disputar um campeonato em que em 298 minutos o adversário está com um jogador expulso. Atenção que 298 minutos, são mais de 3 jogos de 90 minutos completos, em 25 jornadas representa em média jogar cerca de 12 minutos em superioridade númerica em cada uma das 25 jornadas já disputadas, ou considerando apenas os 9 jogos em que aconteceram de facto as expulsões, representa disputar esses 9 jogos com mais de 33 minutos em média disputados em superioridade numérica. Com essas condições arbitrais tão favoráveis, qualquer grande equipa terá sempre a tarefa bastante mais facilitada para conquistar os pontos disputados nesses 9 jogos em que usufruiu de uma clara vantagem numérica em campo.

O Benfica em todas as competições já marcou 97 golos esta temporada, sendo que só referente aos jogos do campeonato marcou 56 golos, provavelmente ainda marcaria mais golos se tem jogado em média com o adversário a jogar com 10 jogadores aproximadamente 12 minutos por jogo. Alguém duvida que nas mesmas condições que o F. C. Porto usufruiu, competindo 298 minutos em superioridade numérica o Benfica teria conseguido marcar mais do que os 56 golos que oficialmente marcou?

2 comentários:

Anónimo disse...

O treinador do Braga já foi suspenso por 10 dias no decorrer desta temporada, depois de também ter sido expulso em Chaves e num jogo da Taça da Liga, frente ao Rio Ave, acrescentando ao cadastro mais uma expulsão na época passada, ainda ao serviço do Paços de Ferreira. Várias vezes reincidente, Jorge Simão soube esta terça-feira que poderá estar no banco do Braga no jogo de sábado, frente ao Belenenses, apesar de expulso no ultimo jogo. Agora, compare-se com o castigo aplicado a Rui Vitória.

O justiceiro Meirim está cada vez mais parecido com as putas do calor da noite. Ainda acaba casado com o pinto da costa...

aqui:http://guachosvermelhos.blogspot.pt/2017/03/ficara-sempre-duvida-se-seria-diferente.html

Unknown disse...

Com 11 seria diferente? quando? onde, como , a MENTIRA tem perna curta.
Mas o lance do golo aconteceu quando estavam 11 contra 11. Seria golo se o Maxi não tivesse defendido a bola com as mãos,portanto a mentira não pega ..