domingo, 29 de janeiro de 2017

Penalti e mais outra grande penalidade! Assim foi este Sábado futebolistico!

Este Sábado o F. C. Porto abriu o marcador aos 82 minutos de grande penalidade! 
Minutos mais tarde foi o Sporting a abrir o marcador também de grande penalidade! 
São estes os penaltis favoráveis que todos os clubes pretendem que os árbitros assinalem, se possível todas as jornadas, pois podem representar directamente mais 2 pontos acrescentados. Todos reconhecemos que no futebol, o mais difícil é marcar o golo que dá a vantagem no marcador.

Quando analisamos a época 2016/17 até ao momento vemos que o Rei dos penaltis favoráveis sem surpresa é o F. C. Porto, uma vez que já beneficiou de 5 grandes penalidades a seu favor sendo que 4 deles foram assinalados quando o jogo se encontrava empatado, logo seguido do Braga e do Benfica, cada um beneficiou de 4 grandes penalidades a seu favor (sendo que cada uma destas equipas apenas beneficiou de 1 penalti favorável quando o jogo se encontrava empatado) e o Sporting já beneficiou de 3 grandes penalidades a seu favor, sendo que 2 deles foram assinalados quando o jogo se encontrava empatado.

O que todos os clubes pretender é ter sorte com as decisões arbitrais, é o arbitro assinalar grandes penalidades a seu favor quando o jogo se encontra empatado, pois só estas decisões arbitrais tem potencial para fazer com que a equipa acrescente diretamente mais 2 pontos conquistados no jogo, em vez do que aconteceria se não fosse assinalado esse tipo de infrações na área.

Em cima afirmamos que sem surpresa o Rei dos penaltis favoráveis é o F. C. Porto, porque aqui no blog já acompanhamos o fenómeno das grandes penalidades assinaladas a muito tempo e quando consultamos aqui os dados estatísticos dos últimos 9 campeonatos vemos que:
  1.  Nesses 267 jogos o F. C. Porto beneficiou de 79 grandes penalidades a seu favor e foi penalizado com 20 penaltis contra, ou seja competiu beneficiando de um saldo favorável de 59 penaltis a seu favor.
  2. O Benfica beneficiou de 67 grandes penalidades a seu favor e foi penalizado com 25 penaltis contra, ou seja competiu beneficiando de um saldo favorável de 42 penaltis a seu favor.
  3. O Sporting beneficiou de 61 grandes penalidades a seu favor e foi penalizado com 31 penaltis contra, ou seja competiu beneficiando de um saldo favorável de 30 penaltis a seu favor.
  4. O Braga beneficiou de 47 grandes penalidades a seu favor e foi penalizado com 33 penaltis contra, ou seja competiu beneficiando de um saldo favorável de 14 penaltis a seu favor.

Será que os árbitros conseguem explicar o porquê destes números acumulados de penaltis nas últimas 9 épocas? 


Com o jogo empatado porque o F. C. Porto usufruiu de tantos penaltis a mais que os seus concorrentes directos? Pois, o Braga usufruiu de 20, o Sporting de 23, o Benfica de 24 e o F. C. Porto de 38 grandes penalidades assinaladas com o jogo empatado! Porquê? 


Em seguida vamos apresentar o quadro resumo que discrimina o total dos penaltis e o momento em que esses penaltis foram assinalados, pois obviamente, uma grande penalidade assinalada quando a equipa já esta a vencer por 2 bolas não tem a mesma importançia que um penalti assinalado num momento em que o jogo se encontra empatado. Estes últimos podem valer pontos directamente.



Conseguimos compreender que existe alguma normalidade estatística quando verificamos que as equipas que usufruem de mais penaltis favoráveis são as equipas mais capazes de dominar os seus adversários, ou seja aquelas que mais pontos conseguem conquistar. É por isso que:
  • O facto do Sporting ter beneficiado de um saldo favorável de penaltis superior ao do Braga em 16 penaltis, de alguma forma confere com a normalidade estatística pois, tambem a equipa se revelou capaz de conquistar mais 57 pontos que o Braga nesse periodo.
  • O facto do Benfica ter beneficiado de um saldo favorável de penaltis superior ao do Sporting em 12 penaltis, de alguma forma confere com a normalidade estatística pois, tambem a equipa se revelou capaz de conquistar mais 106 pontos que o Sporting nesse periodo.
  • O facto do F. C. Porto ter beneficiado de um saldo favorável de penalti superior ao do Benfica em 17 penaltis, é completamente inexplicável com base a normalidade estatistica, pois neste período de 9 épocas em analise, o F. C. Porto mesmo usufruindo objectivamente de muito melhores condições arbitrais não foi capaz de conquistar mais pontos que o Benfica. O Benfica mesmo tendo neste momento um jogo a menos que o F. C. Porto já conquistou 1 ponto a mais que o F. C. Porto nos últimos 9 campeonatos (636 pontos contra 635 pontos).
O mais incrível é que nos penaltis assinalados com o jogo empatado a diferença entre F. C. Porto e o Benfica é ainda superior a esses 17 penaltis, é uma diferença de 22 penaltis, pois com o jogo empatado o F. C. Porto tem um saldo favorável de 32 penaltis assinalados e o Benfica apenas um saldo favorável de 10 penaltis! Inacreditável diferença entre 2 equipas que praticamente conquistaram o mesmo nº de pontos nos últimos campeonatos. Quando analisamos somento os penaltis que são assinalados num momento em que jogo esta empatado podemos chegar a conclusão que em média os 4 candidatos ao titulo usufruiram de 26 grandes penalidades assinaladas ao seu favor, sendo que na realidade com o jogo empatado o:
  1. O F. C. Porto beneficiou de 38 grandes penalidades a seu favor assinaladas com o jogo empatado! Atenção que esses 38 grandes penalidades sendo convertidas em golo, alterando um empate para uma vitoria (acrescentando +2) podem significar directamente mais 76 pontos acrescentados simplesmente com a sorte da equipa com as decisões arbitrais. Já quanto a penaltis desfavoráveis ao F. C. Porto assinaladas com o jogo empatado, vemos que foram apenas 6 nas últimas 9 temporadas, dos 4 candidatos ao titulo foi claramente aquele que sofreu menos penaltis desfavoráveis assinaladas com o jogo empatado. Em média cada um dos 4 candidatos ao titulo sofreu 10 penaltis desfavoráveis assinalados num momento em que o jogo se encontra empatado.
  2. O Benfica beneficiou de 24 grandes penalidades a seu favor assinaladas com o jogo empatado! Atenção que esses 24 grandes penalidades sendo convertidas em golo, alterando um empate para uma vitoria (acrescentando +2) podem significar directamente mais 48 pontos acrescentados simplesmente com a sorte da equipa com as decisões arbitrais. Em média cada um dos 4 candidatos ao titulo usufruiu de 26 penaltis favoráveis assinalados com o jogo empatado. Já quanto a penaltis desfavoráveis ao Benfica assinaladas com o jogo empatado, vemos que foram 14 nas últimas 9 temporadas, dos 4 candidatos ao titulo foi aquele que sofreu mais grandes penalidades contra com o jogo empatado.
  3. O Sporting beneficiou de 23 grandes penalidades a seu favor assinaladas com o jogo empatado! Atenção que esses 23 grandes penalidades sendo convertidas em golo, alterando um empate para uma vitoria (acrescentando +2) podem significar directamente mais 46 pontos acrescentados simplesmente com a sorte da equipa com as decisões arbitrais. Já quanto a penaltis desfavoráveis ao Sporting assinaladas com o jogo empatado, vemos que foram 13 nas últimas 9 temporadas. 
  4. O Braga beneficiou de 20 grandes penalidades a seu favor assinaladas com o jogo empatado! Atenção que esses 20 grandes penalidades sendo convertidas em golo, alterando um empate para uma vitoria (acrescentando +2) podem significar directamente mais 40 pontos acrescentados simplesmente com a sorte da equipa com as decisões arbitrais. Já quanto a penaltis desfavoráveis ao Braga assinaladas com o jogo empatado, vemos que foram 8 nas últimas 9 temporadas.
Volto a perguntar. Será que os árbitros portugueses conseguem responder o porquê destes números acima referidos? É que se estes 4 clubes candidatos ao titulo aqui acompanhadas no blog usufruiram em média de 26 penaltis favoráveis assinaladas em jogos que se encontram empatados, porque só o F. C. Porto usufruiu mais de que esses 26 penaltis favoráveis assinalados a seu favor com o jogo empatado? E porque é também o clube menos penalizado com penaltis desfavoráveis com o jogo empatado? Qual é o clube que não quereria jogar com tamanha vantagem competitiva em relação aos seus rivais?

Sem comentários: