segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

1ª volta termina nivelado após diversos golos irregulares sofridos pelo Benfica

Nesta 17ª jornada o Benfica sofreu 3 golos irregulares! 
Luis Ferreira teve muito azar, logo 3 erros com influência no marcador e todos para o mesmo lado! Os jogadores falham golos, os guarda-redes dão frangos e os árbitros também erram, mas seguramente nenhum arbitro até ao final da temporada terá a pouca sorte de errar igual ou mais em prejuizo da mesma equipa.
3 erros arbitrais em lances que resultaram em golo num só jogo é demasiado, convenhamos! O 1º golo é precedido de uma falta sofrida pelo Rafa que não foi assinalada , no 2º golo, Lucas utiliza os braços para se apoiar no André Almeida não o deixando saltar, no 3º golo o jogador que acaba por marcar estava em claro fora de jogo ao movimentar-se para a bola no momento do primeiro cruzamento, logo não se desinteressou do lance antes participou na jogada.



Antes desta jornada, nunca o Benfica tinha sofrido 3 golos num só jogo desta edição da Liga 2016/17.
Quanto mais 3 golos irregulares num só jogo! 3 golos irregulares é algo que só por si naturalmente não permitiria nenhuma outra equipa da Liga arrecadar pontos nesse jogo. Excepcionalmente, o Benfica mesmo sem ter conseguido a reviravolta total ainda conseguiu anular a desvantagem de 3 golos, mas esta actual equipa do Benfica é uma excepção, pois não é expectável que qualquer equipa da liga tenha capacidade para recuperar de 3 golos sofridos na sequência de erros arbitrais. Pois além do peso de ter de recuperar de uma desvantagem de 3 golos, há também o lado anímico dos jogadores que sabem que terão de fazer um enorme esforço para corrigir tantos erros alheios. 
O Benfica foi mesmo muito prejudicado por esses 3 erros do arbitro Luis Ferreira nesta jornada. 

O que é ainda mais relevante é verificarmos que estes 3 golos irregulares sofridos num só jogo representam 27% dos golos totais consentidos pela defesa do Benfica nestas 17 jornadas e o mais incrível é constatar que em toda esta 1ª volta, o Benfica já foi penalizado com erros arbitrais em 6 dos 11 golos oficiais que sofreu, ou seja mais de metade dos golos que sofreu resultaram directamente de erros arbitrais. Pois, nesta 1ª volta do campeonato, já no Benfica 1 - Setúbal 1, o golo do Setúbal foi marcado na seguência de um fora-de-jogo não sancionado  pelo Manuel Oliveira, no Marítimo 2 - Benfica 1, o golo da vitória foi obtido na seguência de um bloqueio ilegal ao Ederson na sua área de proteção, falta que não foi assinalda pelo Vasco Santos, e no Arouca 1 - Benfica 2, o golo do Arouca resulta dum contra-ataque que se seguiu a uma falta na área do Arouca sofrida pelo Rafa Silva não sancionada pelo Fábio Veríssimo, como podemos ver nas 3 imagens seguintes.



Como se vê pela consulta das 6 imagens anteriores, com os árbitros a aplicarem correctamente as regras de arbitragem, ou seja sem terem cometido nenhum erro arbitral em lances de golo, o Benfica podia apresentar este momente na tabela na classificativa apenas 5 golos sofridos, pois 6 dos 11 golos sofridos pelo Benfica não seriam validados, golos esses que pontualmente representaram directamente menos 5 pontos arrecadados pelo Benfica nesta 1ª volta do campeonato 2016/17. A 1ª volta termina com as equipas muito próximas em termos de pontuação graças a esses golos irregulares sofridos pelo Benfica.

Nas 17 jornadas, o Benfica obteve 13 vitórias, 3 empates e 1 derrota. Só os dirigentes da arbitragem podem explicar a infeliz coencidência de em 3 dos 4 jogos que o Benfica não conseguiu vencer nesta 1ª volta, tenham sido jogos em que sofreu golos directamente resultantes de erros arbitrais decisivos. Esses 6 golos sofridos acima documentos pelas imagens apenas foram validados porque não houve a aplicação das leis do jogo pelos arbitros Luís Ferreira, Manuel Oliveira, Vasco Santos e Fábio Veríssimo. Curiosamente com estes árbitros ao contrário do Benfica, o F. C. Porto que é o adversário mais próximo pontualmente teve outro tipo de sorte com as decisões arbitrais desses mesmos árbitros, uma vez que, nos jogos do F. C. .Porto destes 4 arbitros apenas o Manuel Oliveira não assinalou nenhum penalti ou expulsão favorável ao clube, enquanto que com Fábio Veríssimo, o F. C. Porto beneficiou de 1 penalti favorável e jogou em superioridade numérica em ambos os 2 jogos arbitrados (no total o adversário jogou com 10 jogadores 78 minutos), com a arbitragem do Luís Ferreira, o F. C. Porto beneficiou de 1 penalti favorável e jogou 88 minutos em superioridade númerica (apitou 2 jogos), com Vasco Santos o adversário também viu um jogador expulso no único jogo do F. C. Porto que dirigiu esta temporada 2016/17, se bem que neste caso já foi aos 90 minutos do Porto 2 - Chaves 1 e assim o Chaves não jogou muitos minutos em inferioridade numérica.

Findo a 1ª volta, com alguma estranheza se constata dos dados oficiais que o F. C. Porto mesmo não tendo melhor ataque já beneficiou de mais penaltis favoráveis que o Benfica e já disputou diversos jogos em superioridade númerica, coisa que o Benfica ainda não teve oportunidade de usufruir esta temporada.
Mas esta semana já aconteceu uma novidade, foi expulso um adversário do Benfica, no caso o guarda-redes do Boavista foi expulso...depois de terminada a partida Benfica-Boavista! 
Ah bom!!!

Sem comentários: