quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

1ª volta do campeonato 2016/17 - Dados estatísticos (INFLUÊNCIA ARBITRAL)

Antes de consultar esta publicação sobre o resumo estatistico da influência arbitral na 1ª volta da época 2016/17 convêm esclarecer a todos aqueles que ainda não estão muito familiarizados com os critérios utilizados neste blog na definição do que são PONTOS COM INFLUÊNCIA ARBITRAL DIRECTA e o que são PONTOS SEM INFLUÊNCIA ARBITRAL DIRECTA.


Assim, informamos que neste blog só utilizamos dados estatísticos objectivos, não existe uma avaliação subjectiva se a decisão arbitral foi boa ou má. Apenas registamos todos os penaltis ou expulsões assinalados e determinanos o efeito directo que tiveram na repartição final dos pontos. 

  • Sempre que o penalti se transforma no último golo da equipa conseguimos de uma forma objectiva determinar qual é o efeito directo que essa decisão arbitral teve nos pontos conquistados (esses são PONTOS COM INFLUÊNCIA ARBITRAL DIRECTA), logo só os pontos sem o efeito directo de um último golo da equipa nessa partida obtido atráves de penalti são considerados PONTOS SEM INFLUÊNCIA ARBITRAL DIRECTA. 
  • Sempre que ocorre uma expulsão determina-se qual é a repartição de pontos nesse momento (aqui definidos como PONTOS SEM INFLUÊNCIA ARBITRAL DIRECTA) e qual é a alteração pontual que resulta dos golos posteriores a essa expulsão, estes pontos são aqui considerados como PONTOS COM INFLUÊNCIA ARBITRAL DIRECTA


Este é o critério objectivo utilizado neste blog para definir PONTOS COM INFLUÊNCIA ARBITRAL DIRECTA, que são pois, os pontos que resultam dos golos obtidos após uma expulsão ou através de último golo da equipa na partida obtido na sequência de uma grande penalidade. 

É bom que fique esclarecido que, PONTOS COM INFLUÊNCIA ARBITRAL DIRECTA não tem nada a ver com qualquer avaliação subjectiva sobre a decisão do arbitro, de a classificarmos como uma boa ou má decisão arbitral (penalti/expulsão bem ou mal decididos), mas sim somente com um critério objectivo se é favorável ou desfavorável, com o facto de podermos quantificar objectivamente se esse penalti ou expulsão teve um efeito directo na alteração da repartição dos pontos que se verificava antes dessa decisão arbitral relevante. E assim estatisticamente determinar quais foram os clubes que tiraram maiores dividendos das decisões arbitrais e conseguiram acrescentar mais pontos directamente com penaltis ou após expulsões.



Terminada a 1ª volta do campeonato, publicamos aqui os números referentes aos primeiros 17 jogos da época 2016/17. O quadro resumo da influência arbitral das primeiras 17 jornadas é o seguinte:




Algumas curiosidades da analise ao quadro acima apresentado:

  • Com 10 decisões arbitrais favoráveis o F. C. Porto foi a equipa que usufruiu de mais decisões arbitrais favoráveis nesta 1ª volta do campeonato 2016/17 (4 penaltis e 6 expulsões favoráveis), seguido pelo Braga que usufruiu de 6 decisões arbitrais favoráveis, sendo que o Sporting beneficiou de 4 decisões arbitrais favoráveis e o Benfica usufruiu de 3 decisões arbitrais favoráveis nestas 17 jornadas. Braga e Sporting ambas com 4 decisões arbitrais desfavoráveis foram as equipas mais castigadas pelos arbitros de entre os 4 candidatos ao titulo. 
  • Todos os clubes podem ter decisões arbitrais favoráveis e também outras decisões arbitrais desfavoráveis e o saldo entre estas é que determina que realmente usufruiu das melhores condições arbitrais na competição, em média cada um dos 4 candidatos ao titulo usufruiu de um saldo favorável de 3 decisões arbitrais nestas 17 jornadas. Com um saldo final favorável de 9 decisões arbitrais a seu favor, o F. C. Porto foi de longe o clube que jogou esta 1ª volta do campeonato nas melhores condições arbitrais, seguido do Braga e do Benfica que jogaram ambos com um saldo favorável de 2 decisões arbitrais. O sporting registou saldo nulo.
  • A equipa que acrescentou mais pontos com influência arbitral directa na 1ª volta foi o F. C. Porto, com 4 pontos acrescentados após uma expulsão, aproveitando o facto de estar a jogar em superioridade númerica nos jogos contra o Braga (para acrescentar +2 pontos) e contra o Feirense (para acrescentar + 2 pontos). A 2ª equipa com melhor aproveitamento directo das decisões arbitrais foi o Benfica, que acrescentou 3 pontos directamente com os penaltis favoráveis que usufruiu nos jogos contra o Setúbal (+1ponto) e contra o Estoril (+2pontos).
  • Se não houvesse nenhuma decisão arbitral relevante (penalti ou expulsão) que tivesse alterado directamente a repartição dos pontos, as equipas apenas conquistariam PONTOS SEM INFLUÊNCIA ARBITRAL DIRECTA, correcto! E nesse caso podemos ver que a equipa que conquistou mais PONTOS SEM INFLUÊNCIA ARBITRAL DIRECTA foi o Benfica, que nessas circunstâncias conquistou 39 pontos, seguido do Braga que conquistou 35 PONTOS SEM INFLUÊNCIA ARBITRAL DIRECTA, em 3º e 4º lugar seguem-se o F. C. Porto e o Sporting que conquistaram 34 pontos PONTOS SEM INFLUÊNCIA ARBITRAL DIRECTA. Por aqui se constata que neste momento tendo o F. C. Porto na tabela classificativa oficial 38 pontos, podemos dizer que só tem mais 4 pontos acumulados do que o Sporting pelo facto de ter tido a oportunidade de aproveitar os minutos em que jogou em superioridade numérica para transformar 2 jogos que estavam empatados em 2 vitórias (+2+2 pontos), uma vez que nenhuma delas acrescentou pontos directamente de um último golo obtido na sequência de uma grande penalidade.
  • O Sporting é a única das 4 equipas candidatas ao titulo aqui analisados que ainda não acrescentou nenhum ponto directamente com uma decisão arbitral nesta temporada 2016/17. O Sporting ser neste momento a pior das 4 equipas em aproveitamento das decisões arbitrais, contrasta com o que se passou na época passada em que era a equipa com melhor aproveitamento pontual directo das decisões arbitrais, pois no final da 1ª volta da época 2015/16, o Sporting tinha já conseguido acrescentar 8 pontos directamente com as decisões arbitrais relevantes (penaltis e expulsões). Ver aqui o que foi publicado em 03/01/2016.
  • Até à 17 jornada desta época, o F. C, Porto já usufruiu de 223 minutos em superioridade númerica, o que contraste com o que aconteceu ao clube na época 2015/16 em que não beneficiou de nenhuma situação de superioridade numérica em todo o campeonato. Em meia época, 223 são realmente muitos os minutos disputados com o adversário em inferioridade númerica, o que propícia a melhoria do desempenho médio da equipa, pois vemos que no geral a equipa fez em média 1 golo a cada 49 minutos e no tempo que jogou em superioridade númerica em média o F. .C. Porto fez, um golo a cada 32 minutos.   Na média geral da temporada o F. C. Porto sofreu em média um golo por cada 219 minutos e outro dado relevante é que nos 223 minutos em que esteve em superioridade numérica o F. C. Porto não sofreu nenhum golo. O Sporting também não sofreu qualquer golo nos 106 minutos que jogou em superioridade numérica. O Benfica e o Braga não tiveram nenhum adversário expulso antes dos 90 minutos de jogo e obviamente também não sofreram nenhum golo em superioridade numérica neste campeonato 2016/17.
  • Das 4 equipas aquela que jogou mais tempo em inferioridade númerica foi o Braga, que jogou 55 minutos em inferioridade numérica tendo sofrido nesse período 1 golo, quando na média geral  no campeonato o Braga até ao momento sofreu 1 golo por cada 118 minutos jogados. O Sporting no campeonato sofreu em média 1 golo por cada 96 minutos jogados, mas nos minutos que jogou em inferioridade numérica sofreu em média 1 golo por cada 22 minutos de jogo.
  • Os golos marcados que resultam directamente de um penalti ou que são obtidos após uma expulsão são aqui definidos como GOLOS COM INFLUÊNCIA ARBITRAL DIRECTA. A equipa com mais golos marcados aqui definidos com GOLOS COM INFLUÊNCIA ARBITRAL DIRECTA é o F. C. Porto, que marcou 10 golos nessa circunstância (3 na sequência de penaltis e 7 após a expulsão de um adversário). Sem considerarmos os golos directamente relacionados com os penaltis e as expulsões podemos ver que o melhor goal-average foi do Benfica, que teve um saldo positivo de 24 golos, seguido do Braga com saldo positivo de 16 golos, segue-se o F. C. Porto com um saldo positivo 14 golos e por fim o Sporting com um saldo positivo 10 golos.

4 comentários:

troza disse...

Boa noite.

Posso só perguntar também como estamos em termos de cartões por faltas? Lembro-me que há uns anos o Benfica tinha de fazer muito menos faltas que os adversários para ver cartões e gostaria de saber se a tendência ainda se mantém

Influência Arbitral disse...

Troza, infelismente a resposta a tua pergunta é não.
Não temos estatística do nº de cartões por faltas.

Unknown disse...

Permita-me um correcção, O Porto ainda não jogou qualquer minuto em inferioridade numérica esta época porque no único jogo em que um jogador seu foi expulso (Alex Telles aos 65 minutos na 1ª jornada frente ao Rio Ave) já antes tinha sido expulso um jogador do Rio Ave (Marcelo aos 58 minutos).

Influência Arbitral disse...

Sim Unknown, a única expulsão de um jogador do F. C. Porto neste campeonato aconteceu na abertura do campeonato, contra o Rio Ave, num momento em que estava a vencer por 3-1 e o Rio Ave já jogava em inferioridade numerica desde os 58 minutos, ou seja, o Rio Ave jogou 32 minutos com 10 jogadores e o F. C. Porto jogou 25 minutos com 10 jogadores. O F. C. Porto já teve a sorte de ver o adversário ficar em inferioridade numérica em 7 dos 19 jornadas, em 2 desses jogos a partida ainda estava em 0-0.