domingo, 13 de novembro de 2016

Primeiras 10 jornadas da Liga 2016/17

Ao analisarmos as primeiras 10 jornadas da Liga 2016/17, constatamos que o Benfica, Sporting e F. C. Porto estão nas 3 primeiras posições da classificação por uma ordem condizente as nossas previsões publicadas em 25/09/2016 com a nossa avaliação dos plantéis do F. C. Porto, que se seguiu a avaliação do plantel do Sporting (publicado à 18/09/2016) e do Benfica (publicado a 08/09/2016).

Constatamos que o Benfica nestas 10 primeiras jornadas em virtude de uma anormal quantidade de lesões foi a equipa até o momento que menos conseguiu utilizar o seu teoricamente melhor onze quando se projectou a época 2016/17.
Nestas 10 jornadas de 2016/17 o onze mais utilizado do Benfica foi:

  1. Ederson (no campeonato jogou os mesmos 450 minutos que o Julio César jogou) 
  2. Nelson Semedo 
  3. Lisandro Lopez
  4. Lindelof                        *****
  5. Grimaldo                      *****
  6. Fejsa                              *****
  7. Sálvio                             *****
  8. André Horta
  9. Pizzi                               *****
  10. Gonçalo Guedes 
  11. Mitroglou.

A escassa utilização no campeonato do Jardel (apenas 90 minutos), Rafa Silva (apenas 62 minutos) e Jonas (apenas 89 minutos), são os exemplos mais flagrantes das contrariedades vividas pelo Benfica, pois esses 3 grandes jogadores na nossa avaliação se encontram no núcleo dos 8 melhores jogadores do plantel actual do Benfica e com os quais todos os indícios deixavam transparecer que o Rui Vitória construiria o seu núcleo base dos 8 jogadores imprescindíveis para obter sucesso desportivo durante esta temporada 2016/17. Os 8 jogados que identificamos no ínicio da época como aqueles que deveriam constituir o núcleo de sucesso do Benfica foram o Lindelof, Jardel, Grimaldo, Fejsa, Sálvio, Rafa Silva, Jonas e Mitroglou sendo que o Raúl Jimenez seria o suplente mais importante ao dispor, pois durante a época poderia perfeitamente ganhar o lugar de titular no Benfica. Nesta última jornada, o Benfica acabou apresentado em pleno Estádio do Dragão aquele que é o seu pior 11 utilizado até a data para um jogo da Liga Portuguesa, diríamos mais, provavelmente, jamais nas 34 jornadas se voltará a repetir um onze em campo sem o Jonas (contribuiu com 57 golos em 61 jogos dos últimos 2 campeonatos, conquistando 82% dos pontos possíveis), o Jardel (conquistou 84% dos pontos possíveis nos 61 jogos que disputou nos últimos 2 campeonatos), André Almeida (conquistou 83% dos pontos possíveis nos 46 jogos que disputou nos últimos 2 campeonatos), Fejsa (conquistou uns incríveis 89,5% dos pontos possíveis nos 19 jogos que disputou no último campeonato), Grimaldo (nesta época, apesar desta lesão ainda é o 5 elemento mais utilizado nesta temporada pelo treinador) e Rafa Silva (o melhor reforço contratado para está época 2016/17).

Nestas 10 jornadas de 2016/17 o onze mais utilizado do Sporting foi:

  1. Rui Patricio                     *****
  2. Scheletto 
  3. Coates                            
  4. Rúben Semedo
  5. Zeegelaar
  6. William Carvalho            *****
  7. Gelson Martins                *****
  8. Adrien                               *****
  9. Bruno César
  10. Bryan Ruiz 
  11. Bas Dost                             *****
Este onze é muito semelhante ao teoricamente melhor 11 do Sporting aqui publicado em Setembro (no início da temporada). Dos 8 jogadores que haviam sido definidos aqui como sendo aqueles que deveriam constituir o núcleo base a utilizar maioritariamnete pelo Jorge Jesus para atingir o sucesso desportivo na época, apenas os reforços Markovic (com 412 minutos é o 14º mais utilizado no elenco) e o Joel Campbel (com 331 minutos é o 15º mais utilizado no elenco), que se encontram ainda em periodo de adaptação, não estão incluídos no onze mais utilizado nas 10 primeiras jornadas desta temporada. Efectivamente comprova-se que o Rui Patricio, Coates, William Carvalho, Adrien, Bryan Ruiz e Bas Dost estão nos mais utilizados desta temporada como se esperava.

Nestas 10 jornadas de 2016/17 o onze mais utilizado do F. C. Porto foi:

  1. Casillas
  2. Layun
  3. Filipe
  4. Marcano                          *****
  5. Alex Telles
  6. Danilo                              *****
  7. Oliver Torres                   *****
  8. Herrera
  9. Otávio                               *****
  10. Corona (foi titular 5 vezes no campeonato e o Diogo Jota ainda só foi em 4 partidas)
  11. André Silva                      *****
Este onze é muito semelhante ao que aqui definimos como sendo teoricamente o melhor 11 do F. C. Porto, na analise do plantel que aqui fizemos no início da temporada. Dos 8 jogadores que haviam sido definidos neste blog como sendo aqueles que deveriam ser o núcleo base a utilizar maioritariamente pelo Nuno Espirito Santo de forma a poder atingir o sucesso desportivo nesta época, apenas não estão efectivamente neste 11 mais utilizado, o Brahimi (com 197 minutos é o 18º mais utilizado no elenco) que não está a ter o aproveitamento esperado com o Nuno Espirito Santo e o Maxi que em virtude de uma lesão cumpriu menos minutos que o Layun, mas como se viu neste clássico disputado na 10ª jornada já é a 1ª escolha do treinador, neste momento é o 13º mais utilizado no elenco portista. Já que quer o Casillas, Filipe, Layun, Danilo, Oliver Torres, André Silva e Octávio foram efectivamente elementos que têm vindo a fazer parte do núcleo base dos mais utlizados nesta temporada. 

Como se vê o F. C. Porto e o Sporting disputaram estas 10 jornadas iniciais com a equipa muito próxima do seu melhor onze e o Benfica em princípio nas próximas jornadas incorporará na sua equipa base alguns dos seus melhores jogadores que tem estado afastados por lesão.

Em seguida podemos ver no quadro que de entre os atletas menos utilizados pelo Benfica nesta temporada, ou seja daqueles que não pertencem ao 11 tilular mais utilizado até ao momento, podíamos contituir um onze quiça mais forte que qualquer um dos onzes mais utlizados pelos diversos clubes no campeonato até a 10ª jornada, pois Julio César, André Almeida, Luisão, Jardel, Eliseu, Samaris, Carrillo, Danilo Barbosa, Rafa Silva, Jonas e Raúl Jiménez, seria uma equipa capaz de vencer qualquer adversário da nossa Liga, restando ainda os 3 suplentes a utilizar em cada partida que seriam o Franco Cervi, o Zivcovic e o José Gomes. No quadro que se segue que coloca em confronto o Benfica com um misto de jogadores do Sporting e do F. C. Porto, composto pelos melhores jogadores que não constam dos seus 11 mais utilizados nestas 10 jornadas. Observando o quadro com atenção, qual destas equipas teriam melhores condições para conquistar mais pontos nas 24 jornadas que faltam disputar?

       __________________________________________________________________________


Como se vê, apesar do actual 11 mais utilizado pelo Benfica estar a registar um grande rendimento desportivo, seria possível o Benfica apresentar um outro 11 completamente renovado, que seria tão ou mesmo mais forte que esse. Qual seria o melhor onze do Benfica.
Qual destas equipas no quadro acima venceria num confronto directo ou teriam melhores condições para conquistar mais pontos nas 24 jornadas que faltam disputar?
Qual destes dois 11 apresentados no quadro acima reune melhores argumentos para fazer mais pontos que o actual 11 mais utilizado no Benfica?
Parece evidente que o Benfica é aquele que tem o melhor plantel 2016/17.
A grande duvida é saber se conseguirá usufruir dos seus melhores jogadores ou continuará a ter demasiados jogadores importantes de fora por lesão.

Legenda: ***** os 5 jogadores que tem tido o melhor desempenho nesta temporada por cada equipa.

Sem comentários: