sábado, 5 de novembro de 2016

Artur Soares Dias, os penaltis assinalados ou não

Esta semana muito se falou de arbitragem, de penaltis e do que um penalti pode dar a uma equipa.
Muita pressão se fez sobre a arbitragem na comunicação social.
Muito se discutiu em relação aos seguintes lances, se eram decisões arbitrais aceitáveis, daqueles que mesmo que discordando do arbitro toleramos a sua decisão ou se foram erros arbitrais inaceitáveis.


Imagens retiradas daqui.

Será que ao acontecer um lance semelhante a um destes dois no próximo classico de Domingo, Artur Soares Dias vai assinalar alguma grande penalidade?

Ponto assente: A decisão de assinalar uma grande penalidade é aquela com o qual o arbitro mais pode influênciar diretamente o marcador e o resultado final de uma partida. A longo prazo podemos verificar as tendências de um arbitro pela facilidade/dificuldade que tem em assinalar penaltis consoante é o clube em questão.

Artur Soares Dias é de longe o arbitro em actividade com mais penalti marcados em jogos envolvendo os candidatos ao titulo, sendo um arbitro internacional também é dos que já tem um historico maior de jogos desses clubes, por isso estatisticamente já se podem obter dados mais fiáveis. Nas últimas 9 épocas, Artur Soares Dias só para o campeonato nacional já assinalou:

  • 11 penaltis favoráveis ao Sporting em 27 jogos do clube dirigidos.
  • 5 penaltis favoráveis ao F. C. Porto em 15 jogos do clube dirigidos.
  • 4 penaltis favoráveis ao Benfica em 19 jogos do clube dirigidos.
  • 7 penaltis favoráveis ao Braga em 21 jogos do clube dirigidos.

É bem verdade que, mesmo sendo o arbitro que mais penaltis teve a coragem de assinalar nestes jogos envolvendo os grandes, também já houve alturas em que lhe faltou a capacidade ou coragem para assinalar infrações na grande área como nas imagens que se seguem documentam.

Uma vez que estarão presentes nesse jogo os 2 melhores ataques desta Liga 2016/17, na sua opinião haverá algum penalti assinalado no classico de Domingo? 

2 comentários:

willder disse...

Bom dia caríssimos.parabens pelo vosso trabalho.
Vocês são imparciais ou são adeptos de algum clube? É que basta analisar alguns posts do vosso blog para ver uma tendência claro o que vos torna parciais. Se apenas mostram estatística não deveriam manifestar opinião ou serem tendenciais.
Outra coisa, têm a estatística dos últimos anos em que uma equipa está a jogar em superioridade numérica ou em inferioridade.
Melhores cumprimentos e continuação de bom trabalho.
Jorge

Influência Arbitral disse...

Jorge,
Os números dos quadros são os dados objectivos e realmente neste blog são as informações mais relevantes.
Quando comentamos estamos obrigatóriamente a dar uma opinião, algo que é subjectivo como todos nós sabemos.
Por vezes com base nos dados estatísticos detectamos uma tendencia arbitral evidente, logo é natural que se faça comentários em relação a isso, independentemente de esse arbitro ter boa imprensa ou não, de ser considerado um bom ou mau arbitro pelos comentadores desportivos.

Sim, temos dados sobre as equipas que jogaram em superioridade ou inferioridade númerica, pois registamos na nossa base de dados todos penaltis e todas as expulsões ocorridas.