sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Grandes penalidades que valem pontos

Coincidências do campeonato 2016/17: O Braga nos 3 últimos jogos disputados em casa beneficiou sempre de uma grande penalidade favorável a sua equipa, quer na 4ª, 6ª ou 8ª jornada. Se na 4ª jornada o penalti permitiu ampliar a vantagem para duas bolas de diferença, já na 6ª jornada permitiu o golo da igualdade dando origem a cambalhota no marcador e nesta 8ª jornada, o penalti permitiu obter o único golo da partida. Quem será a próxima equipa penalizada com um penalti desfavorável na pedreira de Braga?
Na 8ª jornada no Braga 1 - Chaves 0, houve 1 penalti favorável ao Braga que permitiu ao clube marcar o único golo do jogo. Estes são os penaltis que valem pontos! Estatisticamente será que a longo prazo encontramos muitas diferenças entre os clubes no que toca a penaltis que valem diretamente pontos (designados aqui no blog por PONTOS COM INFLUÊNCIA ARBITRAL).

Nesta última jornada podemos verificar que pelos critérios definidos neste espaço, o Braga acrescentou 2 pontos com influência arbitral directa, pois aqui sempre que o último golo de uma equipa resultar da marcação de uma grande penalidade, vamos verificar qual é o efeito directo desse golo na repartição dos pontos nessa partida. Assim fica claro que, sem a grande penalidade convertida pelo Pedro Santos aos 56 minutos, os pontos a repartir seriam, 1 para o Braga e 1 ponto para o Chaves, logo objetivamente o Braga acrescentou 2 PONTOS COM INFLUÊNCIA ARBITRAL DIRETA.

Como se vê nem todos os penaltis são iguais, pois as grandes penalidades favoráveis assinaladas quando a equipa estava com o jogo empatado ou a perder por um golo de diferença, são aqueles que efectivamente podem potenciar os resultados desportivos de uma equipa.

A generalidade dos adeptos tem a ideia que o F. C. Porto e o Benfica são as equipas que nas últimas épocas mais beneficiaram de grandes penalidades favoráveis, pois foram as equipas mais vitoriosas nos anos recentes e normalmente existe uma correlação positiva entre os penaltis favoráveis e número de golos marcados ou pontos conquistados. Efectivamente nestas últimas 9 temporadas, o Benfica e F. C. Porto fizeram muitos mais golos que o Sporting ou o Braga. Mas na realdidade, analisando os penaltis potenciadores de mehorias pontuais (penaltis assinalados com o jogo empatado ou a perder por 1 golo de diferença) constatamos que não é bem assim. Quando analisamos todos as grandes penalidades assinaldas que diretamente poderiam influenciar os pontos nas últimas 9 temporadas, ou seja nos últimos 256 jogos, constatamos que:

  • O Braga usufruiu de 20 penaltis com o jogo empatado e 9 quando perdia por 1 golo de diferença, ou seja só teve 29 penaltis favoráveis assinalados com pontos em jogo diretamente. Atenção que o Braga nestes 256 jogos acumulou 451 pontos e marcou 412 golos!
  • O Sporting usufruiu de 21 penaltis com o jogo empatado e 9 quando perdia por 1 golo de diferença, ou seja só teve 30 penaltis favoráveis assinalados com em jogo diretamente. Atenção que o Sporting nestes 256 jogos acumulou 509 pontos e marcou 428 golos!
  • O Benfica usufruiu de 23 penaltis com o jogo empatado e 9 quando perdia por 1 golo de diferença, ou seja só teve 32 penaltis favoráveis assinalados com pontos diretamente em disputa. Atenção que o Benfica nestes 256 jogos acumulou 613 pontos e marcou 587 golos!
  • O F. C. Porto usufruiu de 35 penaltis com o jogo empatado e 10 quando perdia por 1 golo de diferença, ou seja teve 45 penaltis favoráveis assinalados com pontos em jogo diretamente. É na realidade uma grande vantagem competitiva que o F. C. Porto teve em relação aos seus concorrentes no que toca a penaltis favoráveis assinalados que podem influenciar diretamente a repartição final dos pontos a atribuir, pois são mais 13 grandes penalidades potencialmente geradores de pontos do que aqueles que o Benfica beneficiou nestas últimas 9 temporadas. Atenção que o F. C. Porto nestes 256 jogos acumulou 610 pontos e marcou 559 golos! Ou seja, teve um ataque que marcou menos 28 golos que o ataque do Benfica nesse mesmo período.


Quando vemos as grandes penalidades assinaladas que podem influenciar diretamente os pontos, vemos que, no agregado dos últimos 9 campeonatos não existem praticamente diferenças no número de decisões arbitrais favoráveis ao Braga, Sporting e Benfica no que toca a grandes penalidades assinaladas. Somente comparativamente ao F. C. Porto existe uma grande diferença para os seus rivais diretos. Para que fiquem cientes a maioria desta diferença favorável ao F. C. Porto não foi criada pela atual geração de arbitros, mas sim pelos árbitros já retirados como são os casos de Pedro Proença, Olegário Benquerença e Marco Ferreira. Por exemplo nas últimas 9 temporadas, nos jogos arbitrados pelo Pedro Proença, o F. C. Porto tem um saldo de 6 penaltis favoráveis, o Braga teve um saldo de 1 penalti favorável, o Benfica teve um saldo nulo de penaltis e o Sporting teve um saldo de 1 penalti desfavorável.

1 comentário:

Sarilhos Grandes disse...

A questão contabilîstica dos penaltis durarà sempre...; quanto a mim, IMPORTANTE é saber se foram BEM OU MAL ASSINALADOS. Mais grave é o caso dos jogadores, arruaceiros, ou não, que no calor da contenda merecem a expulsão e a respetiva suspenção, e não lhes acontece nada...Ou o àrbitro NÃO VIU e nesse caso deve ser informado por um dos QUATRO assistentes, ou então "HÂ GATO". Como Benfiquista, sou suspeito do que vou dizer...(quem é de outros clubes que fale de outros casos...): Com um Conselho de Disciplina NORMAL, no caso do Slimani eram TRÊS JOGOS e o suspense do Campeonato teria sido outro, pois o scp valia metade menos sem este arruaceiro( arruaceiro porque jà não era a 1a vez...); em alvalade,( outra vez...),no passado fim de semana, mesmo no fim da partida e com o resultado ainda em 0-1, desfavoràvel aos da casa, o WC AGREDIU REDONDAMENTE o Murillo com DOIS PONTAPÊS mesmo nas barbas do fiscal de linha: era EXPULSÃO IMEDIATA e dificuldades acrescidas para o scp poder empatar. Dessa expulsão, seriam DOIS JOGOS de castigo para WC e sabe-se que o Adrien està em convalescença...Eis aqui uma demonstração simples de que não são apenas os penalties que tramam "certos" clubes...!!! Evidentemente este cas não é exaustivo.