quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Rafa Silva no Benfica

No último minuto do fecho das inscrições, fez-se Luz ao desejo desportivo do Rafa Silva. Ficou consumada a transferência daquele que era o atleta português mais talentoso, de entre todos os clubes nacionais fora dos 3 grandes clubes. Após muita especulação se iria para o Benfica ou F. C. Porto e nos últimos dias também o Sporting tentou garantir inextremis esta contratação, o Benfica comunica a CMVM que:



Em princípio, esta época Rafa deverá ocupar no Benfica 2016/17 o lugar de extremo esquerdo, tal como fazia no Braga, é um jogador que com qualidade tecnica e velocidade com a bola controlada ataca predominantemente o espaço interior, mas seguramente também será o principal substituto do Jonas quando este não poder jogar. Nesta altura está melhor preparado que o Gonçalo Guedes ou qualquer outro elemento do elenco para essas funções. Aliás em toda a nossa Liga, Rafa Silva era o único jogador que apresentava claramente condições futebolisticas para ocupar o lugar normalmente ocupado no onze encarnado pelo Jonas (2º avançado, jogador que corredor central desempenhando também as funções de um nº10) sem que não seja notada uma grande diferença na qualidade geral do futebol praticado pela equipa.

Por tudo isto, Rafa Silva, jovem de 23 anos, atleta já com alguma experiência nas competicões nacionais e europeias com o Braga (na carreira marcou 37 golos em 185 jogos como senior, ou seja em média faz 0,20G/J, o que é já um desempenho muito bom para quem ainda só agora chegou a um dos 3 grandes).
Atenção, golos concretizados não é o que melhor caracteriza Rafa Silva, ele acresta muito mais a sua equipa, pois essencialmente é um desequibrador que cria muitas oportunidades de golo para a sua equipa. E além de criar muitos golos como fazia Nico Gaitan, é mais goleador que o Nico Gaitan, tem todas as condições para acrescentar qualidade ao plantel do Benfica 2016/17.

Em termos comparativos podemos ver que o Benfica já tem no seu actual plantel:
  • Pizzi de 26 anos, extremo que tal como Rafa também gosta de atacar o espaço interior (na carreira marcou 47 golos em 273 jogos como senior, ou seja em média faz 0,17G/J).
  • Eduardo Salvio de 26 anos, que é o extremo mais goleador do plantel actual do Benfica (na carreira marcou 61 golos em 287 jogos como senior, ou seja em média faz 0,22G/J).
  • André Carrillo de 25 anos, extremo que está a atingir a idade de maturação, tendo já alinhado 5 épocas no Sporting (na carreira marcou 22 golos em 215 jogos como senior, ou seja em média faz 0,10G/J).
  • Jonas de 32 anos, é o melhor avançado do plantel (na carreira marcou 222 golos em 472 jogos como senior, ou seja em média faz 0,47G/J).
  • Mitroglou de 28 anos, principal Ponta de Lança da equipa (na carreira marcou 155 golos em 363 jogos como senior, ou seja em média faz 0,43G/J).
  • Raúl Jiminez, avançado centro de 25 anos (marcou 61 golos em 222 jogos como senior, ou seja em média faz 0,27G/J )


O F. C. Porto apresenta no seu plantel:
  • Jesus Corona de 23 anos, que é o extremo mais goleador que pertence ao plantel actual do F. C. Porto (na carreira marcou 38 golos em 175 jogos como senior, ou seja em média faz 0,22G/J).
  • Brahimi, que aos 26 anos é o extremo com maior valor de mercado do plantel (na carreira marcou 47 golos em 263 jogos como senior, ou seja em média faz 0,18G/J).
  • Otávio, extremo desequilibrador que ataca preferencialmente o espaço interior ou médio ofensivo de 21 anos (marcou 16 golos em 113 jogos como senior, ou seja em média faz 0,14G/J).
  • Adrián Lopez, avancado móvel de 28 anos (na carreira marcou 62 golos em 394 jogos como senior, ou seja em média faz 0,16G/J).
  • André Silva de 20 anos, será esta época o principal avançado centro do clube (marcou 33 golos em 113 jogos como senior, ou seja em média faz 0,29G/J, sendo que a grande maioria desses jogos e golos foram na equipa B, apenas foram 6 golos marcados em 19 jogos oficiais pela equipa principal.
  • Laurent Depoitre de 27 anos, ponta de lança suplente da equipa que é essencialmente um homem de area, (marcou 111 golos em 318 jogos como senior, ou seja em média faz 0,35G/J). Atenção a grande maioria dos golos que marcou foi enquanto jogador das divisões secundárias do campeonato Belga, pois enquanto jogador da 1ª divisão só marcou 41 golos em 129 jogos, ou seja 0,32G/J).


O Sporting apresenta no seu plantel:
  • Bryan Ruiz aos 31 anos, que é o extremo mais goleador do plantel actual do Sporting (na carreira marcou 147 golos em 503 jogos como senior, ou seja em média faz 0,29G/J).
  • Lazar Markovic de 22 anos, o extremo com maior valor de mercado do plantel (na carreira marcou 29 golos em 190 jogos como senior, ou seja em média faz 0,15G/J).
  • Joel Campbel de 24 anos, que joga a extremo ou avançado centro (na carreira marcou 33 golos em 237 jogos como senior, ou seja em média faz 0,14G/J).
  • Gelson Martins, extremo desequilibrador de 21 anos (na carreira marcou 14 golos em 87 jogos como senior, ou seja em média faz 0,16G/J).
  • Alan Ruiz de 23 anos, avançado desequilibrador (na carreira marcou 16 golos em 140 jogos como senior, ou seja em média faz 0,11G/J).
  • André Souza, avançado centro de 25 anos (na carreira marcou 100 golos em 283 jogos como senior, ou seja em média faz 0,36G/J).
  • Bas Dost de 27 anos, será esta época o principal avançado centro do clube (na carreira marcou 124 golos em 275 jogos como senior, ou seja em média faz 0,45G/J).
  • Luc Castaignos de 23 anos, avançado centro que deverá ser a alternativa na posição de homem mais avançado no terreno (na carreira marcou 63 golos em 188 jogos como senior, ou seja em média faz 0,34G/J).


A negrito realça-se as 4 melhores soluções ofensivas de cada uma das equipas. Rafa Silva era o jogador mais pretendido pelos 3 grandes, o que se explica pelo facto de nenhuma destas equipas ter no seu elenco 2 médio ofensivos/extremos desequilibradores com uma melhor relação com o golo que o Rafa Silva. Como se pode constar comparativamente com os números do Rafa Silva, que mesmo tendo atuado numa equipa de valia inferior (Braga), tem um histórico que demonstram claramente que num clube como o Benfica, ele terá condições para terminar esta época discutindo o titulo do melhor medio ofensivo/extremo desequibrador da Liga Portuguesa.

Sem comentários: