sábado, 25 de julho de 2020

JORGE SOUSA (ARBITRAGEM)

JORGE SOUSA - DADOS ESTATÍSTICOS DOS ÚLTIMOS 12 CAMPEONATOS
Jorge Sousa foi o 1º classificado da época passada (2018/19).
Não foram anunciadas publicamente as classificações dos árbitros da época 2017/18. Arbitro A.F. Porto, ostenta as insígnias de arbitro Internacional (Profissional), foi o 1º classificado da época 2016/17. Na época 2015/16 Jorge Sousa não teve classificação, pois realizou poucos jogos.
Jorge Sousa foi eleito o melhor arbitro da época 2014/15 e foi o 5º classificado da época 2013/14.

Última actualização inclui o Braga 2 - F. C. Porto 1, da 34ª jornada desta época 2019/20. Jorge Sousa nesta época apitou as 3 deslocações do F. C. Porto a casa dos outros 3 candidatos ao titulo, garantindo que só depois do titulo estar matematicamente atribuído, o F. C. Porto poderia perder pontos.

No Famalicão 1 - Benfica 1, da 31ª jornada, Jorge Sousa deu 3 minutos de desconto.
No Marítimo 1 - F. C. Porto 1, da 9ª jornada, Jorge Sousa anunciou 6 minutos de descontos, mas só conseguiu dar o último apito já perto do 97 minutos e meio, como se pode ver na imagem seguinte.
É isto que normalmente acontece com este arbitro, quando o F. C. Porto não está a vencer. O Benfica não conseguiu vencer 14 dos 28 jogos apitados pelo Jorge Sousa, mas alguém se lembra de 7 minutos de descontos em algum desses 14 jogos em que não conseguiu os 3 pontos?


QUERES CONHECER SE O TEU CLUBE TEM UMA % DE APROVEITAMENTO MELHOR OU PIOR COM O ARBITRO NOMEADO PARA ESTA JORNADA DO QUE O RENDIMENTO MÉDIO DO CLUBE COM TODOS OS RESTANTES ÁRBITROS? Neste blog terás essas respostas, com a indicação de todos os penaltis e expulsões assinalados.

PONTO ESSENCIAL: O ARBITRO NUNCA DEVERIA SER UM ELEMENTO DETERMINANTE NO PROCESSO DE REPARTIÇÃO DOS PONTOS EM DISPUTA NUMA PARTIDA DE FUTEBOL.  Comparando a % pontos conquistados com um determinado arbitro com a % média do clube com todos os restantes árbitros, conheceremos o posicionamento do arbitro perante esse clube. Diferenças maiores que 20% ou menos 20% em relação ao rendimento médio do clube indiciam que o arbitro beneficia(+) ou prejudica(-) o rendimento da equipa, ou seja este arbitro interfere tendencialmente no rendimento médio do clube e por isso não deve ser nomeado para arbitrar jogos desse clube.
Nos links que se seguem estão todos os jogos dos 4 grandes clubes com cada um dos seguintes árbitros nos últimos 12 campeonatos.
                                                                                      Link com os dados do Pedro Proença
                                                                                      Link com os dados do Artur Soares Dias
                                                                                      Link com os dados do Duarte Gomes
                                                                                      Link com os dados do João Capela
                                                                                      Link com os dados do Paulo Batista
                                                                                      Link com os dados do Hugo Miguel
                                                                                      Link com os dados do Olegário Benquerença
                                                                                      Link com os dados do Bruno Paixão
                                                                                      Link com os dados do Rui Costa
                                                                                      Link com os dados do Bruno Esteves
                                                                                      Link com os dados do Carlos Xistra

Analisando as % de aproveitamento dos clubes nos jogos arbitrados pelo Jorge Sousa, conclui-se que com a arbitragem deste arbitro a classificação destes últimos 12 anos seria:
1º F.C. Porto (conquista 69% dos pontos disputados com este arbitro). 
2º Sporting (conquista 63% dos pontos disputados com este arbitro). 
3º Braga (conquista 62% dos pontos disputados com este arbitro).  
4º Benfica (conquista 60% dos pontos disputados com este arbitro). 

Com Jorge Sousa a arbitrar nos últimos 12 campeonatos, o Benfica conquistou 50 pontos em 28 jogos, o F. C. Porto em apenas 27 jogos conquistou 56 pontos e o Sporting em apenas 21 jogos conquistou 40 pontos. Dos candidatos ao titulo, o Benfica é claramente  o clube que tem mais dificuldades em conquistar pontos nos jogos arbitrados pelo Jorge Sousa. Porque será Jorge Sousa?
Da vantagem geral do F.C. Porto com as decisões arbitrais em relação ao Benfica nas últimas 12 épocas, só o Jorge Sousa é responsável pela vantagem de 5 penaltis do F. C. Porto em relação ao Benfica.

F. C. PORTO! 72% dos pontos em disputa conquistados nos jogos arbitrados pelo Jorge Sousa é ligeiramente inferior aos 81% de aproveitamento dos pontos em disputa com os restantes árbitros nos últimos 12 anos, o que é expectável tendo em conta que 12 dos 27 jogos arbitrados foram confrontos directos com os outros 3 candidatos ao titulo (Benfica, Sporting e Braga). O F. C Porto conseguiu acrescentar 4 pontos diretamente com um último golo de penalti ou após uma expulsão assinalado por este arbitro nos 27 jogos do F. C. Porto dirigidos. Oficialmente nesses 27 jogos, o Jorge Sousa assinalou 12 decisões arbitrais favoráveis ao F.C. Porto (6 penaltis e 6  expulsões) e apenas 2 decisões arbitrais desfavoráveis ao F.C. Porto (1 penalti no Dragão para o Rio Ave e 1 expulsão do Otamendi aos 68min. no Sporting 1 - F.C. Porto 1 da 12ª jornada da época 2010/11).

BENFICA! Nos 28 jogos arbitrados pelo Jorge Sousa, o Benfica conquistou apenas 60% dos pontos em disputa, ou seja com esse arbitro conseguiu um rendimento pontual bastante inferior à sua percentagem média de pontos conquistados com todos os restantes árbitros (-22%), nestes últimos 12 campeonatos, que é de 82%. Este arbitro interfere de uma forma evidente no rendimento desportivo do Benfica, não reúne condições de equidade para dirigir jogos importantes do Benfica. Jorge Sousa nas ultimas 12 épocas assinalou 10 decisões arbitrais favoráveis ao Benfica (4 penaltis e 6 expulsões) e também assinalou 8 decisões arbitrais desfavoráveis ao Benfica (3 penaltis e 5 expulsões).
Por exemplo, ao ser nomeado para o Benfica-Porto, em vez de os adeptos assistirem um jogo entre as duas equipas com os rendimentos pontuais médios mais semelhantes na Liga, teremos um jogo entre duas equipas com mais de 9% de diferença no rendimento pontual nestas 12 épocas. Com este arbitro  é por demais evidente uma vantagem competitiva do F. C. Porto e uma desvantagem para o Benfica, mas com todos os outros árbitros em média os dois clubes conquistaram aproximadamente 81% dos pontos em disputa nos últimos 12 campeonatos. Inexplicavelmente, com Jorge Sousa o rendimento desportivo do Benfica é inferior a todos os outros 3 candidatos ao título. 

BRAGA! Com o Jorge Sousa, o Braga teve um % de aproveitamento dos pontos em disputa de 62%, que é ligeiramente superior a sua % média geral de pontos com todos os outros árbitros nestes últimos 12 anos, que é de 60%. Nos 29 jogos do Braga dirigidos, Jorge Sousa assinalou 11 decisões arbitrais favoráveis ao Braga (5 penaltis e 6 expulsões), também tomou 8 decisões arbitrais desfavoráveis ao Braga (5 penaltis e 3 expulsões).

SPORTING! O Sporting teve 63% de aproveitamento dos pontos em disputa nos 21 jogos arbitrados pelo Jorge Sousa, é ligeiramente inferior (-4%) que a sua % média com todos os restantes árbitros nestes últimos 12 anos, que é de 68%. Obter -4% é obra, porque se o rendimento médio do clube nestas 12 épocas é de conquistar 68% dos pontos, sabendo nós que cada campeonato de 34 jogos só contempla 6 jogos difíceis contra os rivais pelo titulo (Benfica, F. C. Porto e Braga), como conseguiu Jorge Sousa que o Sporting, em 21 jogos por si arbitrados obtenha um rendimento médio de 63%, isto sabendo que nesses 21 jogos estão incluídos 9 confrontos diretos contra os outros 3 candidatos ao titulo, logo o lógico seria que o rendimento nesses 20 jogos fosse inferior ao rendimento médio geral do clube.  Nestes 21 jogos dirigidos pelo Jorge Sousa, o Sporting beneficiou de 9 decisões arbitrais favoráveis (6 penalti e 3 expulsões) e sofreu 8 decisões desfavoráveis (2 penaltis e 6 expulsões). Realce ainda para o momento em que Sporting sofreu o golo do empate já nos descontos, o que não favorecia o clube do seu coração, logo foi um golo que deixou o Jorge Sousa muito mal disposto conforme pode ver aqui.
                                                                                                 Resultado de imagem para liga nos


O jogo arbitrado por este arbitro em que ficou evidente a dificuldade desde arbitro em ser um elemento neutro nos jogos em que intervêm o Benfica ou o F.C. Porto, foi a final da Taça da Liga em 2009/10, Benfica 3 - F.C. Porto 0, resultado final apesar dos diversos erros arbitrais em benefício do F.C. Porto. Clique no link para ver o resumo com a inacreditável sucessão de erros nesse jogo.



Aqui estão os dados estatísticos discriminados do F.C. Porto, nos jogos arbitrados pelo Jorge Sousa:



Aqui estão os dados estatísticos discriminados do Benfica, nos jogos arbitrados pelo Jorge Sousa:






Aqui estão os dados estatísticos discriminados do Braga nos jogos arbitrados pelo Jorge Sousa:



Aqui estão os dados estatísticos discriminados do Sporting nos jogos arbitrados pelo Jorge Sousa:





Em defesa do futebol é aconselhável que o Fontelas Gomes ou qualquer dos responsáveis pela arbitragem vejam os vídeos que se seguem no sentido de evitar que o mesmo tipo de atuações se repitam no futuro.
 http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=ZiYBV8O_DqE#t=0    (Link para analisar a arbitragem do Jorge Sousa na Final Taça da Liga de 2009/10)
http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=sd5v2WSaTIc (Link para analisar o um Porto-Benfica para o campeonato que Jorge Sousa arbitrou).


Seguindo um critério estabelecido aqui no Blog, quando um arbitro influência o rendimento de uma equipa em mais de 20% esse arbitro não reúne condições para dirigir jogos importantes desse clube. 
Os números demonstram que Jorge Sousa não deve ser nomeado para jogos importantes do Benfica, uma vez que, que ele diminuiu drasticamente a capacidade de conquistar pontos do Benfica. Nos 27 jogos arbitrados por este arbitro, o Benfica conquistou menos 22% dos pontos do que é o rendimento médio do clube com todos os restantes árbitros! O rendimento médio de um clube nunca deveria variar tanto só pela intervenção de um arbitro em concreto.
Pelos critério seguidos neste blog, Jorge Sousa não tem condições para apitar jogos do Benfica

Este arbitro revela condições de imparcialidade para apitar os 4 clubes analisados?
Qual ou quais são os clubes em que os números revelam uma tendência?
Agradecemos o teu comentário/análise aos números estatísticos desde arbitro nos jogos em que dirigiu o teu clube, ou algum dos 3 rivais ao teu.

Esta temporada 2019/20, o Jorge Sousa já arbitrou os seguintes jogos dos candidatos ao titulo:
  • Benfica 0 - F. C. Porto 2, da 3ª jornada
  • Boavista 1 - Sporting 1, da 5ª jornada 
  • Marítimo 1 - F. C. Porto 1, da 9ª jornada 
  • Braga 2 - Famalicão 2, da 10ª jornada 
  • Boavista 1 - Benfica 4, da 13ª jornada
  • Sporting 1 - F. C. Porto 2, da 15ª jornada
  • Braga 2 - Tondela 1, da 16ª jornada 
  • Braga 1 - Sporting 0, da 19ª jornada
  • Famalicão 1 - Benfica 1, da 31ª jornada


8 comentários:

71460_5/8 disse...

E ainda dizem que é coincidência!

E foram só dos últimos 6 anos, que por o Benfica estar mais forte tem sido menos permissivo a estes artistas. Em anos anteriores ainda era pior!

vafm67 disse...

.
http://aguia-real.blogspot.pt/2013/12/blog-post_11.html
.

ultraslb disse...

Sem palavras....
Erradicado do Futebol era pouco...

Anónimo disse...

Se existem essas discrepâncias porque não analisaram os jogos do Benfica para averiguar se houve arbitragem que influenciasse o resultado? Análise simplista e tendenciosa no sentido de encaminhar a um determinado pensamento.

Anónimo disse...

Este árbitro não é o amigo do Luisão no Dragão? Não foi também com este arbitro que se anulou um golo limpo ao FCP por fora de jogo inexistente contra o clube do Regime? Mais um site entoupeirado...

Anónimo disse...

o Benfica com esse árbitro nos 8 jogos que fez contra o Sporting e o Porto conseguiu conquistar 16 pontos
O Porto com esse árbitro nos 8 jogos que fez contra o Sporting e o Benfica conseguiu conquistar 8 pontos
o Sporting com esse árbitro em 4 jogos que fez contra o Benfica e o Porto conseguiu conquistar 4 pontos

O Benfica tem um beneficio de 50% na média de pontos conquistados por jogo em jogos contra o Porto ou Sporting... claramente o Benfica é beneficiado quando jogo com este árbitro

Anónimo disse...

Há determinadas pessoas, caso do sr. jorge de sousa, para que sejam falados seja por coisas positivas ou negativas, é um prazer serem falados, e,quando pela negativa ficam enraivecidos, fazem ainda coisas piores. que seja feliz e cada pessoa só pode pensar no dia seguinte, é o que a vida nos dá.

Anónimo disse...

Para não variar mais um tiro completamente fora do alvo.
Jorge Sousa apita jogos na 1ª Liga desde 2002/2003, tendo apitado até ao final da época 2018/2019 220 jogos neste liga.

Apitou 33 jogos envolvendo o Sporting, 29 envolvendo o Porto e 35 envolvendo o Benfica.

Se nos jogos envolvendo estas 3 equipas e em que ocorreram penalties e/ou expulsões os jogos tivessem terminado com os resultados existentes no momento dos penalties e/ou expulsões, o Sporting teria obtido menos 8 pontos dos que efectivamente obteve (-0.24 pontos por jogo), o Porto menos 5(-0.17 pontos por jogo) e o Benfica menos 8 (-0.23 pontos por jogo).

E esta, hem???