sábado, 30 de julho de 2016

Primeiros sinais para a época 2016/17

No final da Liga 2015/16 com base no rendimento pontual médio de cada jogador, determinamos estatisticamente aqueles que foram os 30 melhores jogadores da nossa liga. Pode consultar aqui o Link com essa listagem publicada em 15/05/2016.

Ao contrario do que aconteceu nos anos anteriores, neste defeso ainda não houve um grande número jogadores importantes da nossa Liga transferidos para outras ligas europeias mais poderosas.
Boa noticia para a nossa liga?
Ou esta falta de entrada de dinheiro não permitirá as equipas portuguesas ter meios financeiros para atrair novos jogadores interessantes para a nossa liga?

Da listagem dos 30 melhores jogadores da época passada, para já apenas foram transacionados para o estrangeiro 2 atletas, são os casos do Renato Sanches (nº1 da época 2015/16) e o Gaitan (o nº15 da época 2015/16). Podemos constatar que dos mais valiosos da época passada, até ao momento somente o Benfica perdeu atletas, pois quer o F. C. Porto, quer o Sporting ainda não transacionaram nenhum dos seus principais jogadores (entre Herrera, Brahimi, Aboubacar, William Carvalho, João Mario, Adrien, Slimani e Teo Gutiérrez veremos quem será transacionado até ao fecho da janela de transferências em 31/08/2016). O certo e que até à data, dos 30 melhores da época passada continuam na nossa liga 28 atletas (11 do Sporting, 10 do Benfica, 7 do F. C. Porto).

Neste defeso o Benfica alienou o passe de 2 dos jogadores titulares na época passada e com os milhões de € arrecadados, além de ter exercido a opcão de compra definitiva do Mitroglou, conseguiu atempadamente contrarar diversos atletas com potencial para discutir um lugar no onze titular nesta temporada, que são:

  1. Franco Cervi, Extremo esquerdo, nº10 de 22 anos, jogador bastante rapido e evoluido tecnicamente, com as caracteristicas que indiciam que foi contratado para desempenhar as funções na equipa que o Nico Gaitan desempenhou nas últimas 5 épocas no Benfica.
  2. André Carrilho, Extremo direito e esquerdo de 25 anos (Internacional A pelo Peru), veloz jogador, desequilibrador ofensivo com muita tecnica individual e já com bastantes provas dadas na nossa Liga depois de nas primeiras épocas demonstrar algumas intermitências fruto da sua juventude nessa altura.
  3. Andrija Zivcovic, jovem Extremo direito de 20 anos (Internacional A pela Sérvia), campeão mundial Sub-20 pela Sérvia e que apesar da tenra idade já conta com 2 titulos de campeão nacional conquistados ao serviço do Partizan, onde marcou 24 golos em 98 jogos oficiais na equipa sénior. É reconhecido por quem acompanha as competições internacionais das camadas jovens como uma das grandes promesas, de quem se espera vir a ser um dos grandes jogadores do futebol mundial nos próximos anos também na categoria principal. 
  4. André Horta, jovem médio de 19 anos, tipico nº8 que também pode jogar como nº10, jogador ainda a dar os primeiros passos na carreira (só conta com 44 jogos realizados como sénior e 2 golos marcados ao serviço do Vitória de Setúbal).
  5. Danilo Barbosa, multi-facetado médio centro, que vem substituir no plantel, o Renato Sanches. Dentro do campo, Danilo Barbosa aos 20 anos já revela um bom conhecimento do jogo, é um jogador agressivo e forte, que se impõe fisicamente no meio campo, bom no transporte de bola e com capacidade tecnica para ter bola dentro do bloco adversário, sendo capaz de jogar eficientemente como trinco (nº6) ou como médio box-to-box (nº8). Em 2015 foi finalista do mundial de Sub-20 (sendo eleito o 2º melhor jogador da competição), além disso no curriculo conta com um titulo Sudamericano Sub-15 conquistado em 2011 pelo Brasil. Apesar de ser bastante jovem, já conta com 70 jogos realizados como sénior, 28 deles no Braga e 33 jogos ao serviço do Valência, clubes europeus já com alguma projecção, por isso já tem alguma experiência competitiva, as suas capacidades já foram testadas em clubes de bom nível. A titulo de exemplo, na época passada teve como concorrentes ao lugar no onze do Valência, o André Gomes, o Enzo Perez, Dani Parejo, Javi Fuego e Rodrigo de Paul e mesmo assim, conseguiu a titularidade em 26 partidas. Em termos de caracteristicas este jogador que chega agora ao Benfica aos 20 anos faz lembrar o André Gomes (então com 21 anos) que saiu em 2014 do Benfica, com 51 jogos realizados pela equipa A, (26 deles como titular). Actualmente aos 23 anos já ninguém duvida das qualidades futebolisticas do Andre Gomes, o mesmo esperam os benfiquistas que aconteça com o Danilo Barbosa dentro de um par de anos, pois hoje aos 20 anos apresenta melhores números do que aqueles que o André Gomes apresentava aos 20 anos, apesar de já nessa altura lhe ser reconhecido enorme talento, como prova o facto de o Benfica o ter alienado por 15 M€ aos 21 anos.
  6. Guillermo Celis, medio centro de 23 anos (Internacional A pela Colombia), centrocampista de grande intensidade competitiva, com uma grande capacidade fisica, pode jogar como nº6 ou como nº8, se bem que não é um médio que possa desempenhar as funções de um nº10 e assumir as funções predominantemente ofensivas necessárias no meio campo para desmontar a postura super-defensiva que a maioria das equipas pequenas adopta contra o Benfica.


O F. C. Porto não perdeu ainda nenhum dos seus principais jogadores da época passada, mas a ausência de vendas também provoca uma maior dificuldade em ter recursos para novas contrações, dai que até ao momento apenas tenham entrado no plantel 3 novos jogadores, daqueles que os portistas esperam que possam apresentar desempenhos de qualidade para poder constar no final da época numa listagem dos 30 jogadores com melhor desempenho pontual médio, estamos a falar do:

  1. Filipe (defesa central - posição que o clube evidenciou maiores dificuldades na época anterior, este jogador virá para substituir no plantel o Maicon, o tempo dirá se com beneficios para o clube),
  2. Alex Telles (defesa esquerdo que substituirá com vantagem no plantel o José Ángel). o Titular defesa esquerdo na época passada foi o M. Layun, um dos jogadores portistas com melhor rendimento na época 2015/16 e que também pode alinhar como lateral direito. O Porto tem neste momento 3 defesas laterais com qualidades muito similares para esta época.
  3. João Teixeira (Medio Centro ofensivo - posição que o clube evidenciou enormes carências na época passada, só o tempo nos dirá se este jovem já reune as condições e competências necessárias para assumir a responsabilidade de um nº10 num candidato ao titulo.

O Sporting ainda não perdeu nenhum dos seus principais jogadores de 2015/16, especula-se que o Teo Gutiérrez já terá a saida do clube acordada, ele que particiou em 23 jogos para o campeonato da época passada (titular em 20 jogos), tal como o Aquilani e que o Sporting apresentará hoje aos sócios o Marcelo Meli, tipico médio nº8 para ser alternativa no plantel ao Adrien Silva caso este não seja vendido. Como o Spalvis teve a infelicidade de sofrer uma lesão grave, podemos constatar que até ao momento o único reforço já contratado pelo Sporting com capacidade para ter sucesso no clube é o:

  1. Alan Ruiz, nº10, extremo esquerdo ou 2º avançado de 22 anos, jogador tecnicista com um bom remate e forte na cobrança das bolas paradas, com alguma capacidade de fazer golos, como provam os 16 golos marcados em 138 jogos como senior (0,12 golos por jogo na carreira). Como o Teo Gutiérrez leva na carreira 164 golos em 376 jogos oficiais (0,44 golos por jogo), o clube deve ainda adquirir um avançado com um rendimento semelhante a este, caso o Teo seja transferido.
Em 25/06/2015 publicamos isto. Nos próximos dias vamos ter os plantéis mais próximos da sua versão final e ai será possível determinar as % de favoritivismo para esta nova temporada. 

Sem comentários: