sexta-feira, 24 de junho de 2016

3º JOGO RESULTOU NO 3º EMPATE DA NOSSA SELEÇÃO

Neste jogo estivemos 3 vezes fora do Europeu e conseguimos igualar a partida por 3 vezes, nem por um só minuto estivemos em 1º lugar, nos últimos minutos aparentemente até já nem demontravamos ambição em procurar o golo da vitória em busca do 1º lugar no grupo. Fernando Santos manteve o conservadorismo nas suas escolhas, fez apenas algumas pequenas alterações nos 3 jogos e os adeptos ainda não vislumbram uma melhoria significativa. Os resultados nem melhoraram nem pioraram significativamente, já que nos 3 jogos registamos sempre o empate como final da partida. Pela 1ª vez na história do Europeu, uma equipa se qualificou sem ter registado nenhuma vitória na fase de grupo.

Terminamos a 1ª fase em 3º lugar, a falta de habitos de vitórias do elenco selecionado pelo Fernando Santos se fizeram notar nestes 3 primeiros jogos.
  1. No onze inicial português do 1º jogo deste Europeu não havia nenhum jogador que tivesse sido campeão esta temporada! Nenhum! É preciso ter pontaria nessa selecção, Fernando Santos! No decorrer do jogo entraram 2 campeões 2015/16, o campeão português Renato Sanches (venceu  5º melhor campeonato do Ranking UEFA) e o Quaresma (campeão na Turquia pelo Besiktas). Em conjunto totalizaram 33 minutos em campo, ou seja, em 990 minutos possíveis nesse jogo (11*90 minutos), Fernando Santos achou que o melhor seria apenas contar durante 33 minutos com o contributo de um campeão 2015/16. 
  2. No 2º jogo, no onze incial já entrou 1 campeão 2015/16, Ricardo Quaresma que venceu Liga Turca (11º melhor campeonato do Ranking UEFA), mas foi substituido aos 71 minutos. Quaresma acabou sendo o único campeão 2015/16 utilizado neste 2º jogo. Após 2 jogos realizados ainda não havia nenhum campeão 2015/16 que tivesse estado em campo 90 minutos! E nós a precisar de vencer, logo de jogadores que vencedores, com confiança para vencer.
  3. Neste 3º jogo, finalmente no onze inicial entrou 1 campeão 2015/16 da Liga Portuguesa (5º melhor campeonato do Ranking UEFA), o Eliseu. Pela 1ª vez um campeão 2015/16 foi utilizado nos 90 minutos dum jogo deste Europeu na selecção portuguesa. Além do titular Eliseu ainda entraram o Renato Sanches e o Ricardo Quaresma. Em conjunto, Portugal contou com a utilização de campeões 2015/16 em 164 minutos no seu onze em campo. Assim, podemos dizer que a selecção tem vindo a aumentar a utilização dos campeões 2015/16 em campo, do 1º ao 3º jogo, a evoluçao no que toca ao tempo de utilização foi a seguinte, 33 minutos, 71 minutos e 164 minutos respectivamente. No 2º jogo mais que dobrou a utilização dos campeões 2015/16 comparativamente ao 1º jogo e no 3º jogo mais que dobrou essa utilização comparativamente ao 2º jogo. No acumulado dos 3 jogos foram apenas 268 minutos de utilização para Portugal! Não admira o franco rendimento desportivo da selecção Portuguesa tendo em conta a pouca utilização dos actuais campeões. Atenção que: 

    • A Alemanha nesta fase de grupo utilizou em 1.454 minutos, 7 dos 8 campeões 2015/16 que convocou. Só Ter Stegen ainda não jogou mas também esta temporada participou em apenas 7 jogos da liga espanhola pelo campeão Barcelona.
    • A Espanha nesta fase de grupo utilizou em 1.313 minutos, 6 dos 7 campeões 2015/16 que convocou. Só Bartra ainda não jogou mas também esta temporada participou em apenas 13 jogos da liga espanhola pelo campeão Barcelona.
    • A Italia nesta fase de grupo utilizou em 1.138 minutos os 7 campeões 2015/16 que convocou para este Europeu. 
    • A França nesta fase de grupo utilizou em 1.007 minutos os 5 campeões 2015/16 que convocou para este Europeu. 
    • A Croacia nesta fase de grupo utilizou em 813 minutos, 6 dos 7 campeões 2015/16 que convocou. Só o jovem de 19 anos, Ante Coric ainda não jogou mas também esta temporada participou em 28 jogos da liga croata pelo campeão Dinamo Zageb.


Uma vez que os adversários nesta fase inicial foram a Austria, a Hungria e Islândia, respectivamente o 11º, 18º e 35º do Ranking da FIFA e sendo actualmente Portugal, o 8º classificado do ranking FIFA, a partida a nossa selecção almejava uma melhor classificação neste grupo do que ser o 3º classificado.

O ranking UEFA permite-nos constatar qual tem sido o rendimento médio nas competições europeias dos clubes desse pais, o que nos permite ver qual é o nível médio do futebol nesses paises comparativamente aos outros europeus nas últimas 5 épocas e ver qual é o campo de recrutamento prioritário de cada selecionador. Infelizmente Portugal apenas convocou 8 jogadores da nossa liga e acabamos por convocar 7 jogadores que jogam em ligas inferiores a portuguesa. Sendo o actual campeão português, o 6º melhor clube do ranking da UEFA, o selecionador acabou por não convocar jogadores portugueses que foram titulares no Benfica 2015/16 mesmo tendo convocado 19 portugueses que jogaram em equipas pior classificadas que o campeão Benfica no ranking UEFA.  

Ultrapassada a fase de grupo, temos neste momento um quadro bastante favorável para obter sucesso desportivo neste Europeu. Este é o quadro de jogos para os 1/8 final e já acrescentamos os previsíveis alinhamentos para o 1/4 final e 1/2 final, nos jogos em que esta previsão é possível de se fazer, dada a diferença competiva entre essas selecções.
Com este quadro competitivo, temos uma grande oportunidade de obter sucesso desportivo neste Europeu. Os eleitos do Fernando Santos não podem desaproveitar esta oportunidade.


Tendo em conta o fraco desempenho dos eleitos por Fernando Santos até ao momento, temos que nos contentar com o facto de nos qualificarmos, nem que seja em 3º lugar. Felizmente, o sorteio foi muito bom para Portugal, neste momento temos escancaradas as portas de acesso a final, para tal não teremos que defrontar nenhuma das seleções candidatas ao titulo Europeu (França, Alemanha, Espanha, Inglaterra e Italia). Só precisamos de jogar o nosso normal para vencer adversários historicamente inferiores a nossa, quer atendendo ao ranking FIFA, quer ao ranking de paises da UEFA.

Todos já tomamos consciência que teremos que melhorar muito futebolisticamente, para podermos atingir o sucesso neste Europeu, mas nem tudo são más noticias, pois pelo alinhamento do sorteio, Portugal só na final poderá ter que enfrentar uma das selecções melhor colocadas no ranking e favoritas a vencer este Euro (França, Alemanha, Espanha, Inglaterra e Italia). Como sabemos o ranking FIFA é elaborada com base nos resultados das selecções A nas ultimas 8 épocas, através da atribuição de pontuação pelos jogos amistosos e oficiais, sendo que a ponderação dos pontos em cada jogo é maior nos jogos oficiais e mais ainda nos jogos das fases finais da prova continental e Mundial.

Sem comentários: