quinta-feira, 16 de junho de 2016

11 Português sem nenhum campeão

Portugal 1 - Islândia 1

11 Português sem nenhum campeão! Nem em Portugal, nem em nenhum outro campeonato por este mundo fora.
É preciso ter pontaria para escolher um onze e não incluir nele nenhum jogador português que tenha sido campeão esta época, nem sequer na época anterior. O campeão mais recente é o André Gomes que foi campeão à 3 anos atrás.
E admirem-se que essa equipa não consiga vencer sequer uma Islândia!

Mas a selecção não devia ser o palco ideal para os melhores jogadores? Para os jogadores com o ADN de vencedores nacionais.
Os melhores jogadores não são aqueles que vencem hoje, ou que venceram a 1 ano atrás, ou a 2 anos atrás, quando muito a 3 anos atrás. Pelo menos é assim que pensam as selecções que tem mais sucesso desportivo, essas equipas seguramente são constituidos por jogadores vitoriosos.

Alguém imagina a Alemanha, a Espanha, a França ou a Italia a jogar sem nenhum jogador que tenha sido campeão numa das últimas 3 época? Impossível de acontecer!
Estas selecções de topo sempre fizeram questão de ter equipas constituidos por vencedores.
Nestas selecções com objectivo de conquista, o merito desportivo tem sido respeitado ao longo dos tempos.

Só em Portugal é que jogadores com um histórico de sucesso desportivo são desprezados em favor dos jogadores com melhor imprensa.
Quem viu este jogo não pode aceitar que o André Almeida (tricampeão) e o Pizzi (Bicampeão) não estejam neste momento a acrescentar espiritivo vencedor a nossa selecção.
E como estamos tão necessitados de jogadores campeões, habituados a lutar com sucesso para vencer.

É verdade que não temos nenhum português no campeão Espanhol (Barcelona), Alemão (Bayern), Inglês (Leicester), Italiano (Juventus), paises com os 4 primeiros campeonatos do Ranking UEFA, mas temos jogadores portugueses bastante utilizados no campeão Português (5º Campeonato do Ranking UEFA), Eliseu, Pizzi, André Almeida, Renato Sanches, Gonçalo Guedes, etc.


3 comentários:

LionClaw disse...

É verdade, sim senhor. O Eliseu merecia ser titular. Qual o critério? Ser-se campeão nas últimas 3 épocas - convenientemente (também serve para convocatórias: primeiro chamam-se todos os jogadores do campeão português e... bem, e depois vê-se se há lugar para "os outros", o rasquido).

Anónimo disse...

Só uma correção. André Gomes foi campeão pelo Benfica na época 2013/14 e foi titular contra a Islândia. Foi o unico titular campeão nas últimas 3 épocas.
Fernando

Influência Arbitral disse...

Tem razão Fernando, no onze titular português, o único jogador que foi campeão recentemente, foi o André Gomes e foi já a três anos atrás.